CAMPUS ITABORAI

Pesquisa

Informações sobre atividades de Pesquisa realizadas pelo IFF Campus Itaboraí.

Princípios e infraestrutura:

 No Campus Itaboraí, a pesquisa ocorre como atividade indissociável do ensino e da extensão, compreendendo as ações que visam ao desenvolvimento cultural, social, científico, tecnológico e à inovação dos estudantes e servidores do campus, a partir da geração e ampliação de conhecimentos científicos básicos, aplicados e tecnológicos, com envolvimento da comunidade e no atendimento das suas demandas. As atividades de pesquisa, além de envolver servidores e estudantes, são propostas com o envolvimento de pesquisadores (servidor ou estudante) de outros órgãos ou instituições parceiras.

 As atividades de pesquisa no Campus Itaboraí objetivam realizar e estimular o desenvolvimento da iniciação científica e tecnológica, a pesquisa aplicada, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade. Essas atividades buscam a integração entre os estudantes do campus, dos diferentes níveis de formação, na busca de respostas e soluções para as questões e problemas da sociedade, assim como contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional. Além disso, a pesquisa no campus promove a capacitação e qualificação de servidores, contribuindo para a melhoria da formação profissional, assim como para estimular iniciativas inovadoras e a formação e consolidação de núcleos de pesquisa que poderão ser criados.

 A pesquisa também promove intercâmbio de informações com profissionais, pesquisadores e estudantes externos, estimulando as atividades de inovação tecnológica em parceria, considerando o fato de que o Campus Itaboraí se encontra na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Tendo em vista a possibilidade de parceria e intercâmbio com outras instituições de pesquisa e pós-graduação na RMRJ, a gestão do Campus Itaboraí intensifica ações neste sentido, assim como a realização de eventos científicos e tecnológicos para estimular os debates e divulgação dos resultados da pesquisa da pós-graduação.

 O financiamento das atividades de pesquisa desenvolvidas no campus é custeado com recursos materiais e financeiros do próprio campus, do IFFluminense ou de outros órgãos (desde que possuam parcerias oficiais) ou, ainda, com financiamento proveniente de agências de fomento (FAPERJ, CNPq, CAPES e outros).

 No âmbito do IFFluminense, a concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica para estudantes e servidores vinculados aos programas e projetos de pesquisa está prevista no Programa de Bolsas Institucionais de Incentivo à Pesquisa, à Extensão e ao Empreendedorismo no IFFluminense (Anexo III da Resolução N.º 27), a partir de editais internos ou externos. Os estudantes do Curso Técnico de Eletrotécnica poderão ser bolsistas de pesquisa nas seguintes modalidades: Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ-CNPq); Bolsa Jovens Talentos (JT-FAPERJ); Bolsa de Pesquisa (PESQ-12) e Bolsa Fomento ao Empreendedorismo (EMP-IFF). Já os pesquisadores poderão ser bolsistas nas seguintes modalidades: Bolsa para Gestor de Programa (BGProg); Bolsa para Gestor de Projetos (BGProj); Bolsa para Coordenador de Projeto (BCProj) e Bolsa para Pesquisador (BPesq). Outras bolsas são previstas para pesquisadores internos e externos, este último a partir de parcerias: Bolsa para Colaborador Externo (BCExt); Bolsa para Estudante (BEstudante) e Bolsa para Intercambista (BInter).

 Considerando que o campus tem como tema central a ENERGIA e sua implantação e funcionamento nos princípios da sustentabilidade, a gestão entende ser estratégica a criação e/ou participação dos seus pesquisadores em núcleos de pesquisa (grupos de pesquisa) na instituição. Os núcleos de pesquisa são agrupamentos de pesquisadores (internos e externos) que atuam em torno de linhas comuns de pesquisa e compartilham, em algum grau, de equipamentos e instalações. Os grupos de pesquisa no IFFluminense, certificados junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, têm por objetivos, entre outros: estimular o envolvimento de estudantes em projetos de pesquisa; propiciar a criação de um ambiente de integração e compartilhamento de ideias e fortalecer a cultura de pesquisa e de produção acadêmico-científica e tecnológica.

 As atividades de Pesquisa no Campus Itaboraí ocorrem de forma inovadora, com foco na temática “Energias e sustentabilidade”, as quais são desenvolvidas no(s):

  • bloco da Inovação: um espaço privilegiado para implantação de laboratórios de excelência nas áreas de Química, Energias, Automação e Informática com 701,65 m2, o que possibilita o desenvolvimento de protótipos e o aprofundamento de pesquisas nas áreas centrais do campus;
  • Laboratórios de Eletrotécnica e Automação: espaço com 581,18 m2 (5 laboratórios) destinado às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com o envolvimento de pesquisadores (alunos e docentes);
  • Laboratórios de Química: os Laboratórios Específicos são laboratórios multiprofissionais, interdisciplinares destinados ao uso dos docentes e discentes, visitantes da área e afins. Apresentam-se como espaços de ensino e aprendizagem, utilizados nas atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa do Curso Técnico em Química, totalizando 4 laboratórios e 2 almoxarifados em um espaço total de de 280,7 m2;
  • Laboratórios de Informática: contém dois laboratórios de 60,6 m2, sendo um deles voltado para atividades avançadas de Ensino, Pesquisa e Extensão por possuir equipamentos mais atualizados e com melhores capacidades de processamento.

 

Projetos de Pesquisa em andamento

Regulamentos

Equipe e contatos

registrado em: Pesquisa