Campus Bom Jesus do Itabapoana comemora 40 anos

por admin publicado 08/04/2010 15h15, última modificação 14/12/2017 14h51
O Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges comemora 40 anos nesta sexta. O CTAIBB foi vinculado ao IFF em 2008 e desde então passou a ser chamado de campus Bom Jesus.

Nesta sexta-feira, às 8h da manhã, vai acontecer hasteamento da Bandeira Nacional e logo depois uma fala da Direção e da Coordenação. Às 10h acontece de forma comemorativa a Reunião Quinzenal do Colégio de Dirigentes no campus, em seguida vai ser servido o almoço.

Na parte da tarde, às 14h, acontece um Passeio Ciclístico pela cidade. Alunos, servidores, professores e pais estão convidados. Às 16h vai ter uma apresentação dos Grupos de Dança formados por alunos do campus e apresentação do Coral formado por Professores, alunos e outros convidados. Às 18h acontece apresentação de DJ, entrega das premiações do passeio ciclístico e encerramento com fogos de artifícios. A festa vai contar ainda com um bolo comemorativo.

O CTAIBB iniciou as atividades em abril de 1970, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Na época foi mantido pela Fundação Educacional de Bom Jesus, entidade que pertencia a Prefeitura. Os primeiros cursos a serem oferecidos eram: Curso Técnico em Agropecuária e Curso Técnico em Economia Doméstica Rural. Em 1974 a Prefeitura firmou um convênio com a Universidade Federal Fluminense e junto com Colégio foi instalada a Unidade Avançada Duque de Caxias e o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária, com a finalidade de interiorizar as atividades de extensão da Universidade. A partir daí foi uma longa caminhada até que o CTAIBB se transformasse em Campus Bom Jesus em Itabapoana.

Com o objetivo de reestruturar a Rede Federal de Educação Tecnológica foi publicado um decreto que estabelecia diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no âmbito da referida rede.

Os Institutos Federais, entidades educacionais compostos de uma estrutura de campi, ofereceriam a todo este conjunto autonomia financeira, pedagógica e administrativa, no mesmo formato das universidades. Outro grande avanço estaria no fato de poder haver uma maior interação com a comunidade, através de suas lideranças, podendo e devendo influir na escolha dos novos cursos que realmente viessem atender às necessidades regionais.

Após amplo debate, foi aprovada, através de consulta à comunidade interna (Técnico-Administrativos e Docentes), o interesse de se desvincular da UFF e se vincular ao Instituto Federal Fluminense. Foi então encaminhada ao MEC uma proposta conjunta do CEFET Campos e do CTAIBB de constituição do Instituto Federal Fluminense.

Para o diretor do campus, Fernando Ferrara, uma conquista. “Hoje, a nossa instituição de Ensino tem maior amplitude, uma vez que implementou novos Cursos Técnicos, além de poder oportunizar a oferta de Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação lato sensu , tudo isso por meio de Programa de Ampliação da Rede Federal de Ensino Tecnológico, que nos permitiu ampliar o quadro docente e de técnico-administrativos de diversas áreas e investimentos em melhoria e ampliação de infra-estrutura”afirmou Fernando.