Notícias
Câmpus Bom Jesus participa da Rio+20
A Femact reuniu trabalhos de estudantes de todo Estado, voltados para soluções de questões ambientais e de sustentabilidade. O câmpus Bom Jesus se destacou com a divulgação de projetos destinados à produção de água potável e tratamento de águas residuais, coordenados pelo professor da área de recursos hídricos, Daniel Coelho.
Os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Agroindústria, Walter Corrêa e Caíque Moraes, mostraram como as sementes de moringa oleífera podem ser utilizadas para purificação da água, substituindo o sulfato de alumínio, que deixa resíduos, e pode causar câncer. “A semente de moringa é natural, não deixa resíduos e faz a coagulação de impurezas da água. Depois da separação da sujeira da água, ela é tratada com radiação ultravioleta do sol para se tornar potável”, conta o professor Daniel Coelho.
O projeto de tratamento e reutilização de águas residuais em sistemas Wetlands foi apresentado aos participantes da feira pelas alunas Gabriela Bartolazzi, do 2º ano do curso técnico integrado de agroindústria, e Giovanna Montovaneli, do 2º ano do curso técnico integrado de agropecuária. ”O Sistema Wetlands utiliza um meio filtrante e vegetação para remoção de poluentes das águas residuárias, que podem ser reutilizadas na irrigação, lavagem de instalações e criação de peixes, entre outras”, afirma o professor.
A aluna Giovanna Montovaneli conta que a participação na feira foi muito positiva: “Foi uma experiência muito boa, levamos conhecimento às pessoas e aprendemos muito também”. O professor Daniel também avalia que a participação na feira foi enriquecedora para os alunos: “Os alunos foram muito elogiados e tiveram suas visões ampliadas para a iniciação científica e futuras participações em outras feiras e exposições”, conclui Daniel.