Câmpus na abertura do Fórum Mundial

por admin publicado 29/05/2012 11h35, última modificação 14/12/2017 14h52
Alunos e servidores do câmpus Bom Jesus comentam sobre viagem e as expectativas para o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Florianópolis (SC).

Começou nesta segunda-feira, 28 de maio, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Florianópolis (SC). O Fórum se estende até o dia 1 de junho, com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. São esperadas mais de 20.000 pessoas para integrar os debates, conferências, observatórios e outras atividades oferecidas durante os cinco dias.

O câmpus Bom Jesus está representado no Fórum por 11 servidores (dentre professores e técnico-administrativos) e 28 alunos. Na noite de abertura, a empolgação de participar de um evento desta magnitude tomou conta dos estudantes. É o que conta a aluna Krystal de Paula, do 3° ano de Agropecuária. Para ela, nem as trinta horas de viagem de ônibus de Bom Jesus à capital catarinense foram suficientes para desanimar os componentes.

“A viagem até que foi um pouco cansativa, mas transcorreu de forma tranquila. Não tivemos acidentes, todo mundo se comportou bem. Gostamos também da abertura, com apresentações artísticas. Já no primeiro dia pudemos entrar em contato com outros alunos da Rede Profissional e Tecnológica de outras localidades, o que é muito interessante”, disse Krystal.

O professor Cidllan Faial, de Educação Física, acompanhou os alunos em um dos ônibus do IFF. Foram quatro ônibus no total com estudantes de todos os câmpus.

“A viagem foi agradável, pois conseguiu promover uma integração entre os câmpus. No nosso ônibus, por exemplo, temos alunos de Bom Jesus, Campos Centro, Cabo Frio e Macaé, e todos estão unidos, tomando decisões em conjunto neste Fórum. Viajamos com música, conversa. O clima está muito bom”, salientou o professor de Educação Física do câmpus Bom Jesus.

Provando que o momento é de troca de cultura e integração, alguns alunos do câmpus Bom Jesus, os alunos Carlos Filipe Gomes e Uiliam Poubel Santiago, conheceram estudantes e professores do IF-Sul-Rio Grandense, cãmpus Pelotas, e compartilharam o famoso chimarrão, bebida típica gaúcha.

“A viagem foi cansativa, mas esse tipo de experiência é sem comparação. Não tem o que falar, vale a pena. O que importa , neste primeiro momento, é a interação para a futura troca de ideias e conhecimento, não só com os outros alunos do IFF, mas como de outros lugares do Brasil”, disse Carlos Filipe.

O Técnico em Assuntos Educacionais, Arthur Rezende da Silva, foi o primeiro servidor do câmpus Bom Jesus a chegar em Florianópolis. Para ele, as expectativa quanto à parte de extensão são as melhores.

“Estou na expectativa para as questões de extensão. Viemos para nos instruir da melhor maneira possível sobre os programas do Governo Federal, como o Pronatec, Certific, Mulheres Mil, que são as grandes demandas do Instituto Federal como um todo. Desta forma, pretendemos implementar da melhor maneira as ações no câmpus Bom Jesus”, revelou Arthur.

O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi oficializado com a Reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider. O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também esteve presente e falou para o público. Após a oficialização da abertura do evento, apresentações culturais e outros pronunciamentos foram as principais atrações no Palco Master, montado na Passarela do Samba Negro Quirido. Segundo a organização do Fórum, cerca de 8 mil pessoas compareceram à cerimônia de abertura.

Confira a programação do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em http://2sitefmept.ifsc.edu.br/

Confira mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.