Notícias
Formatura do Pronatec em Bom Jesus
Cerca de 112 alunos receberam certificado de qualificação profissional, após a conclusão dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Libras, Espanhol, Inglês, Auxiliar Administrativo, Viveirista de Plantas e Flores, Horticultor Orgânico, Ovinocultor, Produtor de Derivados de Leite, Produtor de Embutidos e Defumados, e Montagem e Manutenção de Computadores.
A formatura contou com a participação do diretor geral do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, da diretora de Pesquisa e Extensão, Thaís Romano, da prefeita de Bom Jesus do Itabapoana, Branca Motta, do vice-prefeito, Jarbas Borges, do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sávio Sabóia, de professores e demais membros da equipe gestora do Pronatec.
Durante a cerimônia, a aluna Alessandra Alves fez um discurso de agradecimento aos professores e falou sobre as oportunidades oferecidas pelo Programa. “Saí de uma vida improdutiva para uma vida mais ativa. Tenho mais confiança e autonomia. Continuo estudando e, futuramente, pretendo fazer um curso voltado para criação de programas específicos para educação inclusiva”, afirmou Alessandra, que além do curso FIC, participa do Programa Mulheres Mil e está cursando o Curso Técnico de Montagem e Manutenção em Informática do Pronatec.
O orientador pedagógico do Pronatec, Arthur Rezende, disse que o Programa é uma oportunidade de efetivar um dos objetivos dos Institutos Federais, que é a verticalização do ensino. “Assim como a Alessandra, temos vários exemplos de alunos que concluíram os cursos FIC e estão fazendo também o curso técnico”, conta Arthur, ressaltando que o campus Bom Jesus está estreitando o relacionamento com a Secretaria de Indústria e Comércio do município, visando proporcionar maiores oportunidades de emprego para os alunos.
O coordenador adjunto do Pronatec no campus Bom Jesus, Antonio Alonso Cecon, disse que o programa promove integração da comunidade com a instituição. “É gratificante ver a satisfação dos alunos e de suas famílias durante a formatura. Isso desperta o interesse de outras pessoas da comunidade para o acesso à educação e à instituição”, declara Alonso.
O evento contou, ainda, com a apresentação de uma música traduzida para a Linguagem Brasileira de Sinais, feita pela turma do Curso Básico de Libras. Ao final da formatura foi servido um jantar para os convidados.
(Publicada em 24/10/13)