Início da Oficina de Libras no câmpus

por admin publicado 11/05/2012 10h10, última modificação 14/12/2017 14h53
Presença de servidores e alunos surpreende coordenadores do projeto, que aumentam as expectativas sobre a Oficina. São previstas mais atividades no Noroeste Fluminense.

A Oficina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) começou no câmpus Bom Jesus. Realizadas no Auditório Amanda Celeste Pimentel, as aulas são oferecidas a servidores e alunos e terão a duração de oito semanas. A carga horária é de 1h30min por semana.

O Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) e o Projeto de Extensão “Aprendendo uma nova língua através dos sinais”, desenvolvido pela servidora Márcia Ribeiro Hipólito de Almeida, orgazinaram a Oficina. Eles contam com o trabalho de bolsistas e das intérpretes Fabiana Ferreira de Oliveira Bezerra e Vivia Mery de Souza para conduzir as aulas. O objetivo da Oficina é apresentar a LIBRAS aos interessados, bem como indicar as estratégias iniciais de comunicação com o Deficiente Auditivo.

Segundo a Coordenadora do NAPNEE, Saionara Rosa da Cruz, este objetivo está sendo alcançado.

“A expectativa neste início é a melhor possível, todos os inscritos compareceram e a participação durante as atividades tem sido efetiva. Esta é a primeira meta proposta em 2012 pelo NAPNEE de ações relacionadas ao deficiente auditivo. Durante o ano, teremos outras atividades como encontros e seminários”, revelou Saionara.

Orientadora do Projeto “Aprendendo uma nova língua através dos sinais”, Márcia Almeida lembra que o próximo passo será atingir a comunidade local.

"A oficina de libras nos surpreendeu nas primeiras aulas. É visível o entusiasmo tanto dos alunos quanto servidores para aprender a língua de sinas.  Acredito que o câmpus Bom Jesus ganhou uma grande ação na área de educação inclusiva. A intenção do Projeto de Extensão também é visitar as escolas de Bom Jesus e região, assim como entidades e instituições públicas para que, realmente, alunos com necessidades específicas possam ser socializados em toda a comunidade”, concluiu a servidora Márcia Almeida.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.