Notícias

Primeira desova de pirarucu em Bom Jesus

por admin publicado 31/03/2011 19h05, última modificação 14/12/2017 14h52
Peixe típico do rio Amazonas, criado no campus Bom Jesus, teve sua primeira desova nesta semana com mais de 2 mil filhotes.


            A desova aconteceu esta semana em um dos tanques de criação de peixes do campus Bom Jesus. De acordo com o professor da área de piscicultura, Augusto Carlos de Abreu Neto, há quatro anos eles aguardam pela desova do pirarucu.

            “Trouxemos o casal dessa espécie para o campus em 2002 e estamos satisfeitos, pois não sabíamos se iriam se adaptar ao clima da região”, conta o professor.

            Augusto explica que é o macho que cuida dos filhotes e que estes nadam por cima do dorso do pai até aprenderem a vir à superfície para respirar. Eles serão criados no campus Bom Jesus e devem também ser fornecidos para produtores locais, entretanto, apenas 30% dos 2500 filhotes devem sobreviver.

            O pirarucu é o maior peixe de escama de água doce do mundo. Este do campus tem 1,63 metros e pesa 62kg.

Piscicultura no campus Bom Jesus

            O projeto de piscicultura desenvolvido em Bom Jesus tem como objetivo agregar o ensino teórico à prática dos alunos do curso técnico em agropecuária, além de fornecer alevinos para os produtores locais, incentivando a piscicultura na região.

            Atualmente o projeto conta com 19 tanques e 2,2 hectares de lâmina de água. Entre as espécies cultivadas estão: carpa comum, carpa colorida, carpa cabeça grande, carpa capim, curimatã, tambaqui, pacu, lambari, entre outros.