Atualização

Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação reúne centenas de participantes

por Juliana Lima Gomes Cardoso publicado 15/06/2016 16h11, última modificação 15/06/2016 18h01
O evento, promovido pelo IFFluminense e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), foi aberto oficialmente na noite dessa terça-feira, 14 de junho, com a palestra do professor Cipriano Luckesi.
Cipriano Luckesi em palestra

O evento envolve diversas instituições públicas de Ensino Superior, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo serão três dias de programação com palestras e mesas temáticas que discutirão o Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e a interface entre a licenciatura e a Educação Básica. A abertura do evento contou com uma apresentação cultural realizado pela Animação Cultural da SMECE e alunos da E.M. Sebastiana Machado Silva (Grupo GOTTA).

Presente na composição da mesa de abertura, o Reitor do IFFluminense Jefferson Azevedo, falou sobre as possibilidades ofertadas pela instituição na formação continuada dos professores. "Em 2017, teremos o Mestrado em Ensino e suas Tecnologias, além disso temos um novo espaço que é a Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-estar do Servidor, voltado para a formação daqueles que trabalham com a Educação", anunciou Jefferson.

Também na mesa de abertura, o Secretário de Educação Frederico Rangel, elogiou o chamamento que o Seminário fez às instituições de ensino. "Esse diálogo entre as instituições é muito importante para conseguirmos garantir uma educação pública de qualidade e com continuidade", disse o Secretário.

Palestrante da noite,  o professor Cipriano Luckesi, um dos maiores nomes da educação brasileira, discutiu sobre a Educação Básica Pública e a Formação Docente. "Um seminário como esse funciona como um oásis para nós educadores! Um ponto de parada, de descanso, de reflexão, de escolher caminhos e tomar decisões. Somos no Brasil 2,5 milhões de professores, por isso, hoje, minha fala tem a ver com o lado pedagógico, que é um campo fundamental e devemos estar atentos a isso. Falar do pedagógico é falar dessa força imensa que nós temos nas mãos e não podemos desperdiçá-la.

Confira AQUI a programação completa do evento.

Comunicação Social da Reitoria