Política de Gestão de Riscos

img_gestao_risco.png

A Política de Gestão de Riscos visa a prevenir e gerir eventos que podem comprometer o alcance da missão e dos objetivos institucionais. Os objetivos da gestão de riscos são assegurar o acesso tempestivo a informações suficientes relacionadas aos riscos aos quais a instituição está exposta, aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos da organização e agregar valor por meio da melhoria dos processos de tomada de decisão e do tratamento adequado dos riscos e impactos negativos. O Instituto Federal Fluminense estabeleceu sua Política de Gestão de Riscos, com base na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU N.º 01/2016, no Decreto N.º 9.203, de 22 de novembro de 2017, na Norma ABNT NBR ISO 31000:2018 (que estabelece princípios e diretrizes para a gestão de riscos) e nas necessidades institucionais.

Acesse AQUI a Política de Gestão de Riscos do IFF.

Implementação de Gestão de Riscos

Com o objetivo de apoiar a implantação da Política de Gestão de Riscos e Controle Internos, em especial às atividades de mapeamento de riscos, foi instituído, por meio da  Portaria N.º 899, de 10 de dezembro de 2021, o Núcleo de Gestão de Riscos (NUGER), composto por Representantes da Reitoria do IFFluminense.

Para conhecer a composição atual do NUGER clique aqui.

Mapeamento de Riscos do IFFluminense

Após a identificação e priorização dos processos do IFFluminense realizadas pelo Escritório de Processos e Projetos Estratégicos (EPPE), o Núcleo de Gestão de Riscos (NUGER) em trabalho conjunto com os responsáveis pelas atividades vinculadas, realiza o mapeamento dos riscos dos processos categorizados como críticos.

metodologia de mapeamento de riscos definida na Política de Gestão de Riscos compreende o estabelecimento do contexto, identificação de eventos, avaliação de riscos, resposta a riscos, comunicação e consulta e, por último, o monitoramento. A avaliação dos riscos leva em consideração a pontuação obtida ao multiplicar o Impacto pela Probabilidade gerando o Nível de Risco, conforme imagem abaixo. O IFFluminense adota como resposta ao risco: Aceitar, para aqueles considerados de nível Pequeno ou Moderado; e Mitigar, para aqueles de nível Alto ou Crítico.

Escala Nível de Risco

Assim, após a elaboração da planilha com a definição dos responsáveis e dos prazos para a implementação das ações propostas em reunião, é feito o acompanhamento dessas para os controles internos aos riscos de modo a garantir que as respostas adotadas resultem na manutenção dos riscos em níveis adequados, de acordo com a Política de Gestão de Riscos.

Para conhecer o fluxo detalhado do Mapeamento de Riscos do IFFluminense clique AQUI.

Matriz de Riscos

Após a etapa de mapeamento é criada a Matriz de Riscos, que possibilita uma visão mais compreensiva das probabilidades de ocorrência e impactos dos riscos mapeados. A matriz facilita também a comunicação interna do Instituto, explicitando as relações de dependência de um setor para o outro e como o risco deve ser trabalhado de acordo com a funcionalidade de cada um.

Matriz de Riscos v1.2 NOVA.png

Referencial Básico de Gestão de Riscos

Com o intuito de documentar e disponibilizar de forma didática e informativa a metodologia de Gestão de Riscos, o NUGER elaborou o Referencial Básico de Gestão de Riscos do IFFluminense com todos os conceitos, etapas e instrumentos utilizados durante a realização dos trabalhos.

Para acessar o Referencial Básico de Gestão de Riscos do IFFluminense clique aqui!