Exame de português para estrangeiros

Os estrangeiros que pretendem obter certificação em língua portuguesa podem fazê-lo pela internet (prova do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros: Celpe-Bras).

 O Celpe-Bras é outorgado pelo Ministério da Educação com base no resultado de exame efetuado em instituições credenciadas - postos aplicadores - pelo MEC. Podem se candidatar estrangeiros, brasileiros com dupla nacionalidade e brasileiros cuja língua materna não seja a portuguesa. O participante deve ter, no ato da inscrição, a idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. 

 A participação no exame só será efetivada com a apresentação da cópia de documento de identificação e do recibo de pagamento da taxa de inscrição no posto aplicador da prova - o local do exame será escolhido pelo participante ao preencher o cadastro de inscrição. As orientações sobre o local e os horários das provas serão obtidas pelo participante no posto aplicador. 

 Como estabelece o edital do exame, os resultados serão divulgados no Diário Oficial da União e pela internet em 27 dezembro. Os certificados serão expedidos 90 dias após a publicação dos resultados. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Celpe-Bras. 

(Fonte: MEC)