Graduação: Intercâmbio Interinstitucional
Normalmente esta modalidade acontece dentro de um convênio acadêmico mantido entre a instituição brasileira e a estrangeira parceira. Entretanto, existe a possibilidade de intercâmbio acadêmico mesmo que o convênio entre as instituições ainda não esteja firmado.
Procedimentos para admissão como aluno de intercâmbio:
a) A instituição de origem do aluno estrangeiro deverá encaminhar a seguinte documentação para a Comissão de Relações Internacionais da Instituição em que ele irá estudar:
- Carta demonstrando o interesse institucional no intercâmbio e indicando o aluno para a mobilidade;
- Formulário de inscrição para alunos estrangeiros preenchido pelo aluno, a ser solicitado através do e-mail institucional;
- Uma carta de recomendação elaborada por um docente da instituição de origem (em português);
- Plano de estudos do qual constem as disciplinas que o aluno deseja cursar na Instituição;
- Histórico escolar do nível superior com tradução simples para o português e reconhecido pela instituição de origem;
- Cópia das folhas preenchidas do passaporte;
- Duas fotos 3x4 – uma no formulário e uma digitalizada em formato JPG.
No caso do aluno ser aceito, após a análise formal da solicitação, será emitida carta de aceitação. A partir do recebimento desta carta, o aluno estará habilitado a cursar as disciplinas escolhidas para o período de intercâmbio na instituição. Ela também irá compor a documentação necessária para a solicitação do visto de estudante junto à Embaixada ou Consulado Brasileiro presente no seu país de origem.
b) Prazos: A candidatura para vagas de intercâmbio na graduação pode ser feita até dia 31/09 para as disciplinas do primeiro semestre e até 10/04 para as do segundo semestre. As disciplinas oferecidas nos 9º. e 10º. semestres do curso são disciplinas de estágio. Cada estágio tem a duração aproximada de 10 semanas e sua programação é anual. Como o ano é dividido em 4 períodos, são realizados 2 estágios por semestre. Neste caso, para que o cronograma possa ser estabelecido de forma adequada, a candidatura do aluno estrangeiro deverá ser apresentada até o mês de setembro de cada ano.
c) Matrícula: quando o aluno chegar à instituição deverá efetivar a matrícula nas disciplinas escolhidas, apresentando os seguintes documentos obrigatórios:
- Cópia do seguro de vida / cópia do seguro saúde;
- Cópia do Passaporte, com Visto de Estudante (Temporário Tipo IV);
- Protocolo+Ficha SINCRE (RNE);