Cultura e Diversidade

Informações sobre os Projetos de Cultura e Diversidade do IFF.

Grupo de Teatro Parada Artística 

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Itaperuna 

Coordenadoras: Gleiciane Lage Soares Poubel e Alessandra Tozatto (sub-coordenadora)

Demais membros da equipe: Miguel de Almeida Silva Manhães

Área de abrangência: Noroeste Fluminense

Resumo: O Grupo de Teatro Parada Artística busca promover por meio das apresentações e das oficinas de jogos teatrais, uma formação mais sensível, crítica e criativa. Os participantes são convidados a experimentar o próprio corpo e a sua linguagem. As temáticas são discutidas em grupo e ganham forma na criação dos espetáculos. As oficinas são os momentos práticos de um mergulho em si mesmo, visando potencializar esse corpo para atuar em cena. 

Público atendido pelo projeto: Adolescentes, jovens e adultos.

Resultados: Promover e motivar o contato  com a linguagem artística teatral.

Sarau do IFF

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Bom Jesus do Itabapoana

Coordenadora: Karina Hernandes Neves

Demais membros da equipe: Rychard Carlos Silva Santos

Área de abrangência: Nacional, uma vez que também é veiculado nas redes sociais.

Resumo: O projeto Sarau do IFF desenvolve ações que promovem a fruição da cultura, como rodas literárias, apresentações musicais, etc.

Público atendido pelo projeto: Público em geral.

Resultados: Ampliação do número de estudantes atendidos, aumento do número de participantes da comunidade.

Neabi IFF Itaboraí 

Modalidade: Neabi 

Unidade: Campus Itaboraí 

Coordenadora: Flavia Coutinho Ferreira Sampaio

Demais membros da equipe: Kevin Costa de Jesus e Emilly Christine Motta da Silva (bolsistas)

Área de abrangência: Municípios de Itaboraí, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, São Gonçalo.

Resumo: O projeto tem como objetivo o estudo das relações étnico-raciais por meio de diferentes ferramentas, entre elas: leituras dirigidas em grupo, filmes, debates, palestras, visitas técnicas e cursos relacionados ao tema. Todas as atividades pretendem tornar a temática mais acessível ao público geral, que  abrange  as comunidades interna e externa do campus.

Público atendido pelo projeto: População dos municípios de Itaboraí, Tanguá, Cachoeiras de Macacu e São Gonçalo.

Centro de Memória do Campus Bom Jesus do Itabapoana: um olhar sobre o patrimônio

Modalidade: Centro de Memória 

Unidade: Campus Bom Jesus do Itabapoana

Coordenadores: Fabrício Luiz Pereira e Erika Fonseca de Azevedo Vieira (sub-coordenadora)

Demais membros da equipe: Maria Luiza Moulin Teixeira (bolsista)

Área de abrangência: Bom Jesus do Itabapoana 

Resumo: O Centro de Memória do Campus Bom Jesus do Itabapoana, instituído em 2012, apresenta-se como espaço de múltiplas atividades culturais, com ênfase na preservação e conservação da memória institucional e local. Em 2023, pretende-se continuar a catalogação do acervo disponível, organizar e publicizar esse acervo, coletar novas fontes, incentivar a pesquisa histórica do Campus Bom Jesus e por fim, criar atividades que contemplem a preservação e conservação do patrimônio e história local. 

Público atendido pelo projeto: Pesquisadores e comunidade escolar.

Resultados: Publicação de artigo, organização do acervo e participação na organização de eventos do campus. 

Produção de conteúdo sobre tecnologia para aumento da presença digital do IFF-BJI

Modalidade: Projeto Cultural 

Unidade: Campus Bom Jesus do Itabapoana

Coordenador: Wesley Folly Volotão de Souza

Área de abrangência: O objetivo é produzir conteúdos para a Internet, que podem ser acessados de qualquer território.

Resumo: Este projeto trata-se da produção de conteúdo relacionado à tecnologia em redes sociais e plataformas de vídeo como o Instagram e Youtube, com o objetivo de aumentar a presença digital do IFF-BJI. Dessa forma, espera-se criar uma maior conexão do Instituto com os jovens da região aumentando a procura pelos cursos oferecidos pelo campus.

Público atendido pelo projeto: Jovens da região que possuem interesse em tecnologia.

Nugedis em Bom Jesus do Itabapoana: em busca de maior integração entre escola e comunidade

Modalidade: Nugedis 

Unidade: Campus Bom Jesus do Itabapoana

Coordenadora: Sarah Vervloet Soares

Área de abrangência: Bom Jesus do Itabapoana 

Resumo: O Núcleo de Estudos Sobre Gênero, Diversidades e Sexualidades (Nugedis) do Campus Bom Jesus do Itabapoana compreende a necessidade que perpassa os anos escolares e ultrapassa as instituições, que é a abertura de diálogo com e entre os jovens. No (re)encontro após a pandemia de Covid-19, muitas demandas (re)ssurgiram no sentido de alertar para os novos desafios presentes no debate de gênero em contexto escolar. A partir do que já foi realizado, intenta-se aprimorar a atuação do núcleo para além da escola, visto que seu caráter extensionista ainda precisa ser potencializado. Pretendemos estabelecer, por meio do Nugedis, um ambiente de aprendizagem democrático, dialógico e formativo, capaz de elucidar temas e questões do mundo contemporâneo presentes na vida e o cotidiano da comunidade escolar do Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana.

Público atendido pelo projeto: Jovens e adultos da região de Bom Jesus do Itabapoana.

Resultados: Todo o trabalho realizado terá como objetivo fazer com que o Nugedis se torne um espaço de diálogo através de ações e discussões embasadas na produção científica, na democracia e na tolerância. Espera-se ainda que as ações propostas não fiquem restritas a um número limitado de atores, isto é, que as referidas ações possam impactar o maior número de indivíduos possível, através das diferentes estratégias expostas na descrição da metodologia do projeto.

Numa sociedade cada vez mais marcada pela ausência de embasamento nas discussões e pela intolerância, a constituição do Nugedis poderá gerar ganhos ao possibilitar a utilização de uma ferramenta de comunicação para fins educativos, além de promover a fruição de conteúdos que sejam fruto de interesse e das demandas que a comunidade possui.

Enlaces: Memória Afetiva, Identidade e Patrimônio Coletivo

Modalidade: Centro de Memória

Unidade: Campus Quissamã

Coordenadoras: Ana Letícia de Souza Candido da Silva e Márcia dos Santos Rezende (sub-coordenadora)

Demais membros da equipe: Livya de Souza e Souza (bolsista) e Quézia Trajano de Alvarenga (aluna egressa - voluntária)

Área de abrangência: Quissamã e entorno

Resumo: O projeto contará com ações virtuais e presenciais que possam estimular a comunidade a conhecer o acervo do Centro de Memória e o patrimônio cultural presente em todos os espaços da vida social do município; conectando memórias afetivas, cenários e personagens de Quissamã. 

Público atendido pelo projeto: Moradores do município de Quissamã e entorno.

Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFFluminense - Nugedis Campus Quissamã

Modalidade: Nugedis

Unidade: Campus Quissamã

Coordenadores: Anelise Tietz e Daniel Vasconcelos Correa da Silva (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Isaac de Souza Carvalho dos Santos (bolsista)

Área de abrangência: Municipal e microregião: Quissamã, Carapebus.

Resumo: O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFFluminense Campus Quissamã estimula ações de ensino, pesquisa e extensão sobre gênero e sexualidade dentro do ambiente escolar e  voltadas para a comunidade externa. O Nugedis propõe ser um espaço de discussão e de visibilidade de questões de gênero, sexualidade, identidade. São realizadas reuniões semanais abertas ao público interno e externo, onde são planejadas e executadas ações como palestras, exibição de filmes, debates e atividades de pesquisa. O principal objetivo é consolidar um ambiente igualitário, tanto na comunidade do campus e no município de Quissamã. 

Público atendido pelo projeto: Atualmente, o público atendido são participantes de eventos abertos à comunidade externa.

Resultados: O Nugedis é um projeto consolidado dentro da cultura do Campus Quissamã, servindo como espaço de acolhimento e de pesquisa para estudantes e servidores interessados em debater gênero e sexualidade. Participamos ativamente nos eventos acadêmicos, como Semana de Integração, Dissemina - IFF, suscitando o debate sobre gênero. 

EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA PARA A DIVERSIDADE: a atuação do Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade no IFFluminense, Campus Macaé, e adjacências

Modalidade: Nugedis

Unidade: Campus Macaé 

Coordenadora: Olívia de Melo Fonseca 

Área de abrangência: Macaé e região 

Resumo: Este projeto de extensão, que se integra às ações do ensino e da pesquisa, busca interação entre os participantes, a fim de estabelecer um processo ativo de ensino-aprendizagem ao promover encontros coletivos que despertem o interesse da comunidade escolar e adjacências pelas questões pertinentes aos estudos sobre (trans)gênero e sexualidades, voltando a atenção para as intersecções raciais/étnicas e de classe implicadas nas relações estabelecidas por esses temas. Por conseguinte, este projeto, em consonância com a proposta de Desenvolvimento Sustentável apresentada pela Agenda 2030 da ONU, procura assegurar uma educação inclusiva, equitativa, promovendo a igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades a todas, todos e todes, a fim de sanar a intolerância no espaço que é para ser do aprendizado da autonomia: aprendizagem crítica, aprendizagem da não-ingenuidade, como ainda ensina Paulo Freire.

Público atendido pelo projeto: Comunidade escolar, universitária ou de qualquer outra instituição de ensino da rede pública e privada de Macaé e região.

Resultados: Cultura (Expocit 2022), da qual o Nugedis ganhou o 2º lugar na categoria Ciências Humanas; Jornada Jovens Talentos da Faperj, com apresentação de três trabalhos vinculados ao Nugedis, dos quais dois deles ganharam 1º e 3º lugares na categoria Ciências Humanas; XIV Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF, UFRRJ; "Questão emergencial: por que, como e quem deve falar de gênero, raça e classe no espaço acadêmico?", palestra proferida durante a Semana de Engenharia (Secae) do IFFluminense Campus Macaé.

Organização e promoção de eventos para a comunidade iffiana e sua extensão, como: Festival de Poesia e Ilustração "Venha com pão e poesia para acabar com a LGBTfobia!", em homenagem ao Dia Internacional contra a LGBTfobia (17 de maio), parceria com os projetos Literatura em Expansão, Fanzinoteca e Nutrição, resultando no lançamento de um fanzine com ilustrações e poemas participantes do festival, com acesso gratuito através do link https://www.marcadefantasia.com/revistas/ifanzine/edicoes/venhacompao/venhacompao.pdf; oficina de stickers (figurinhas) com Gil da Hora, professor de Educação Artística da Rede Municipal de Macaé, para a campanha de combate à transfobia; roda de debate "A educação que queremos!", promovida em parceria com o Neabi para debater as implicações que a comunidade escolar terá com o Novo Ensino Médio; "É ano de Copa do mundo! As desigualdades de gêneros na prática futebolística" (palestra com egressos, estudantes, professor de Educação Física e equipe Nugedis) e "Pink is money? A cultura LGBTQIA+ pela lente da periferia" (exposição fotográfica proposta por bolsista do Nugedis), parceria direta com o projeto Literatura em Expansão, parte da programação da 7ª Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura (Expocit 2022); Festival de Talentos "Negrivivências", também em parceria com o projeto Literatura em Expansão, com a finalidade de homenagear o dia da Consciência Negra (20 de novembro); "Escrevivência em/na rede: oficina para bordar a educação básica com fios interseccionais de gênero, raça e classe", oficina ministrada em parceria o o projeto Literatura em Expansão e com a UERJ para estudantes e profissionais da educação.

LITERATURA EM EXPANSÃO: Estudantes do IFFluminense, Campus Macaé, enquanto protagonistas de ações que envolvem recepção, produção, publicação, edição e circulação de literatura

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Macaé

Coordenadora: Olívia de Melo Fonseca

Área de abrangência: Macaé e região 

Resumo: O intuito deste projeto é promover rodas de leituras, oficinas literárias e, na medida do possível, compilar e fazer circular, através do formato e-book, com o selo do projeto/editora, este material elaborado, mais o que for produzido pelos estudantes por conta própria e/ou como requisito de alguma disciplina escolar. A pretensão é destituir a literatura de sua torre de marfim. Com a participação ativa de bolsistas, será possível dar corporeidade e protagonismo à literatura que será recebida, produzida, editada e promovida, de forma gratuita, por e para estudantes. Além da atuação do Instituto, o intercâmbio com discentes de outras instituições públicas de Macaé e arredores é bem-vindo e proposto de forma extensionista. Espera-se, por conseguinte, contribuir para que o/a estudante perca o medo e se aproxime da literatura ao usá-la e compartilhá-la mais por direito do que por dever, apropriando-se dela como linguagem sua e de sua comunidade. Destarte, este projeto está em consonância com a proposta de Desenvolvimento Sustentável apresentada pela Agenda 2030 da ONU, ao procurar promover o letramento e a expansão do literário, com o intuito de agenciar meios de aprendizados diversos, a partir de competências multi/interdisciplinares voltadas para o aprendizado de habilidades sócio-culturais e humanísticas, pilares de uma educação técnica e profissional que visa à emancipação do estudante.

Público atendido pelo projeto: Comunidade escolar, universitária ou de qualquer outra instituição de ensino da rede pública e privada de Macaé e região.

Resultados: Dentre as ações implementadas por este projeto ao longo de 2022, constam:

Postagens no Instagram @literaturaemexpansao, com dicas literárias e culturais, divulgação do projeto, promoção de eventos, lançamentos e circulação de e-books e de outras produções culturais e artísticas organizadas, executadas e promovidas pelo projeto.

Implementação de ideias, com organização, edição, revisão, design gráfico, lançamento e divulgação do site oracular Como perlaborar a memória através da ficção? (2022), fruto de trabalho interdisciplinar desenvolvido com as turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação e Eletrônica do IFFluminense, Campus Macaé, com acesso gratuito através do link https://literaturaemexpansao.netlify.app/.

Em parceria com o Nugedis, a Fanzinoteca e a equipe de Nutrição do IFFluminense, Campus Macaé, organização, promoção e execução do Festival de Poesia e Ilustração Venha com pão e poesia para acabar com a LGBTfobia! (2022), em homenagem ao Dia Internacional contra a LGBTfobia (17 de maio), resultando no lançamento de um fanzine com ilustrações e poemas participantes do festival, com acesso gratuito através do link https://www.marcadefantasia.com/revistas/ifanzine/edicoes/venhacompao/venhacompao.pdf.
Implementação de ideias, com organização de exposição fotográfica, edição, revisão, design gráfico, lançamento e divulgação do e-book Afrofuturismo: O Futuro é Afro!: ensaios fotográficos produzidos por estudantes do IFFluminense, Campus Macaé (ISBN-9786500535563, 2022), fruto de trabalho interdisciplinar desenvolvido com as turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação e Eletrônica do IFFluminense, Campus Macaé, com acesso gratuito através de consulta e download no terminal virtual da Biblioteca do IFFluminense, por meio do link http://biblioteca.iff.edu.br/.
Implementação de projeto e orientação voltada para a diversidade religiosa e aprendizado da cultura Iorubá, com edição, revisão, design gráfico, lançamento e divulgação de jogos de tabuleiro, da série Um partida com os Orixás! (2022), fruto de trabalho interdisciplinar desenvolvido com as turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação e Eletrônica do IFFluminense, Campus Macaé, material disponível para consulta na Biblioteca do IFFluminense Campus Macaé.
Organização, promoção e execução do evento Afro-brasilidade sempre esteve em jogo: exposição conjunta de jogos de tabuleiro e de obras artísticas que dialogam com o contemporâneo, parte da programação da 7ª Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura (Expocit 2022).
Organização e promoção do evento A importância da diversidade religiosa no espaço escolar, palestra com estudantes egressos que fez parte da programação da 7ª Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura (Expocit 2022).
Organização e promoção do evento Afro Karma: apresentação musical do estudante do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrônica do IFFluminense, Campus Macaé, e rapper Kauã Romano, parte da programação da 7ª Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura (Expocit 2022).
Organização, promoção e execução do Festival de Poesia e Ilustração Moderne-se!?, parte da programação da 7ª Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura (Expocit 2022), resultando no lançamento do e-book Moderne-se!?: obras poéticas e imagéticas selecionadas para o festival de poesia e ilustração em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna (ISBN-9786500548075, 2022), com participação de estudantes do FFluminense, de outras escolas e universidades da região e com acesso gratuito através do link http://biblioteca.iff.edu.br/.
Organização, promoção e execução, em parceria com o projeto Literatura em Expansão, do Festival de Talentos Negrivivências (2022), com a finalidade de homenagear o dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Organização, promoção e execução da oficina "Escrevivência em/na rede: oficina para bordar a educação básica com fios interseccionais de gênero, raça e classe" (2022), em parceria com o Nugedis e a UERJ e voltada para estudantes e profissionais da educação.
Participação em eventos acadêmicos, como: comunicação oral durante o XVIII Congresso Internacional da Abralic (2022); apresentação de banner na Mostra Científica realizada durante a 7ª Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura (Expocit 2022); apresentação de banner durante a Jornada Jovens Talentos da Faperj (2022); participação com envio dos resultados obtidos com o projeto, através de cards, para a XIV Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF, UFRRJ (2022).

UMA PARTIDA PELA DIVERSIDADE: Da teoria à prática na produção de jogos de tabuleiro promotores da literatura enquanto campo de expressividade linguística e estilística

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Macaé

Coordenadora: Olívia de Melo Fonseca

Área de abrangência: Macaé e região 

Resumo: É sabido que a Cultura Maker, mais conhecida como DIY – Do It Yourself (“faça você mesmo”), insere-se na educação de forma intensa nos últimos anos. Isso se justifica pelo fato de a mesma colaborar com o desenvolvimento discente, ao auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades diversas e multi/interdisciplinares, como também aproximando o conteúdo teórico à prática. Por meio de Metodologias Ativas, este projeto pretende aproximar os estudantes do IFFluminense Campus Macaé, bem como de outras escolas da região, da cultura decolonial, de outras perspectivas para além da pauta eurocêntrica pela qual a maioria dos livros didáticos e das práticas pedagógicas se norteia, a fim de apontar caminhos alternativos de ensino da Língua Portuguesa, da Literatura e de áreas próximas, a estudantes que necessitem de algum atendimento específico. Ao buscar um diálogo que alie a ementa disciplinar à prática (in)disciplinada de jogos de tabuleiro, o objetivo central deste projeto é levar o estudante, excluído pelo sistema colonial e capitalista em que está inserido, ao levante do aprendizado multi/interdisciplinar, unindo discentes de corpos, necessidades e habilidades diversas em prol do jogo, da fruição e da inclusão de outros conteúdos e de outras formas de aprendizagem da Língua Portuguesa, da Literatura e de áreas afins.

Público atendido pelo projeto: Comunidade escolar, universitária ou de qualquer outra instituição de ensino da rede pública e privada de Macaé e região.

Ateliê Criativo: Formação Cultural 

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Campos Centro

Coordenadores: Bianca Isabela Acampora e Silva Ferriera e Jonas Defante Terra (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Bruno Feitosa Mesquita (bolsista)

Área de abrangência: Região Norte e Noroeste Fluminense

Resumo: Este projeto cultural consiste na produção de arte e cultura, por meio da elaboração e execução de um curso FIC - Formação Inicial e Continuada - denominado “Recreação Cultural”, dentro do eixo tecnológico produção cultural na modalidade online. A proposta é ampliar e fortalecer os espaços educativos, sociais e coletivos que integrem arte, criatividade e cultura, ofertando um curso profissionalizante para a comunidade interna e externa. 

Público atendido pelo projeto: Jovens a partir de 16 anos e adultos com ensino médio completo que desejem exercer profissionalmente o trabalho de Recreador Cultural na região.

ReMOS IFF - Registro Audiovisual Oral dos Servidores do IFF Macaé

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Macaé

Coordenadores: Leonardo Saleh Fonseca de Mendonça e Miguel Gustavo Batista Gomes (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Franklin Igor dos Santos Pereira, Nathalia Almeida da Silva Aragão e Roger Nascimento Freire (voluntários)

Área de abrangência: Campus Macaé

Resumo: ReMOS IFF pretende recolher em audiovisual e publicar memórias em depoimentos dos servidores sobre sua história com o IFF Campus Macaé 

Público atendido pelo projeto: Público interessando em ingressar no Campus Macaé e público interessando pela história do IFF Campus Macaé.

Resultados: Até o momento, construímos um questionário base, montamos o cenário do projeto para as gravações, fizemos nosso primeiro registro de depoimento e estamos pré-produzindo a execução da próxima entrevista.

Só se ama o que se conhece

Modalidade: Centro de Memória 

Unidade: Campus Avançado São João da Barra

Coordenadora: Maria Lúcia Ravela Nogueira da Silva Nunes

Demais membros da equipe: Daniel Idalgo Pereira Alves (bolsista), Anna Karollyne Aguiar Moreira, Allyce Leal Santos, Laura Santos Bastos Cruz e Mariana Aparecida Rangel da Silva (voluntárias).

Área de abrangência: Município de São João da Barra

Resumo: O patrimônio cultural é um campo abrangente, formado a partir de valores e simbolismos que constituem a identidade do homem. Nesse sentido, o presente projeto procura se debruçar no patrimônio cultural material e imaterial do município de São João da Barra e entender como os sanjoanenses veem e se apropriam desse patrimônio cultural e de que maneira a população local assimila o sentimento de pertencimento para com os seus bens culturais. O projeto visa a promover um conjunto de ações ligadas à educação patrimonial e à divulgação do patrimônio local e de suas histórias aos estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de São João da Barra, que constituem o público-alvo do projeto. 

Público atendido pelo projeto: Estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de São João da Barra.

Resultados: Oficinas de História de São João da Barra no período colonial realizadas com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II e visita guiada ao patrimônio material do município com os alunos do IFF e reunião com os professores de História da rede municipal.

Projeto Incubadora Cultural

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Campos Guarus 

Coordenadores: Pedro Henrique de Azevedo Cesário Silva e André Codeço (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Thaís Curvello dos Santos - Regente Assistente do Coral IFF Guarus, Yasmin Leporace Ramos - Regente Assistente do Coral IFF Guarus, Raphael Teixeira Fuly - Coralista, Naeli Silva Henrique - Coralista, Rosissara de Sousa Pinheiro - Coralista, Lais dos Santos Silva - Coralista, Marcos André da Silva - Coralista, Jocilene de Azeredo Lobo - Coralista, Paula Braga Herculano - Regente do Coral do C. E. Benta Pereira (voluntários)

Área de abrangência: IFF Guarus, Colégio Estadual Benta Pereira, Assessoria Cultural da UENF

Resumo: A Incubadora Cultural visa preencher uma lacuna na formação dos graduandos em Licenciatura em Música enquanto produtores, artistas, animadores, mediadores, pesquisadores, educadores, professores, agentes culturais e outros profissionais que atuam na área da cultura, prioritariamente em territórios periféricos, e que queiram adquirir formação inicial sobre teorias e práticas no campo da produção cultural. O Projeto de Extensão busca proporcionar aos alunos contato inicial com as diversas etapas de um projeto cultural e tem como principais objetivos promover apresentações do Coral do IFF Guarus em eventos acadêmicos e culturais, além de recuperar o Coral do Colégio Estadual Benta Pereira em Guarus, atualmente inativo.

Público atendido pelo projeto: Alunos do Colégio Estadual Benta Pereira e da comunidade do IFF Guarus.

Resultados: Intercâmbio com os Cursos Técnicos de Rio das Ostras e Macaé, com apresentação no Festival da Onda em Rio das Ostras, eventos em diferentes campi do IFF Fluminense (Pádua, Guarus e Itaboraí) e reestabelecimento das atividades do Coral do Colégio Estadual Benta Pereira.

Práticas Coletivas Musicais

Modalidade: Cultura

Unidade: Campus Campos Guarus

Coordenadores: Luiz Felipe de Oliveira Gomes e Pedro Henrique de Azevedo Cesario Silva (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Antonio Carlos Vangarges dos Santos Fonseca (bolsista), Everton Luis Nascimento da Silva, Cleyson Ramos Henrique Azevedo, João Marcos Teixeira dos Santos, Jonas Ferreira de Melo Jorge, Paula Braga Herculano e Carlos Eduardo Moraes Ribeiro (voluntários)

Área de abrangência: IFF  Campus Campos Guarus; Colégio Estadual Benta Pereira; e Colégio Estadual Alcebíades Schwarz, em Conselheiro Josino.

Resumo: O projeto Práticas Coletivas Musicais tem como principal foco o estabelecimento de um espaço para a promoção de aulas de música de forma ampla para a comunidade do Campus Guarus e do Colégio Estadual Benta Pereira, entre licenciandos em música, estudantes da rede pública estadual, alunos do Ensino Técnico Regular, alunos do Proeja, servidores e comunidade externa. As aulas serão ministradas por professores da Licenciatura em Música do IFF Guarus e um bolsista em espaços já existentes na instituição que contam com vários instrumentos disponíveis para o ensino, dentre o naipe de Sopros (Trompetes, Trombones, Flautas Transversais, Clarinete e Saxofones) e aulas de teoria musical, atendendo uma demanda da Fanfarra e Coral do Colégio Estadual Benta Pereira. As aulas Instrumentais serão distribuídas por nivelamento entre iniciantes e intermediários, com aulas auxiliares de teoria e percepção musical. O ensino-aprendizagem instrumental em música é parte da formação do graduando na área, além de permitir de forma gratuita a difusão de um conhecimento específico para toda a comunidade no entorno do IFF Guarus. A troca de conhecimento entre professor-aluno envoltas no ensino instrumental permite a ampliação do repertório cultural do ouvinte, a especialização do graduando em música e proporciona aos participantes do projeto uma prática artística que reúne conhecimentos adquiridos durante o curso em diversas disciplinas e, ao público em geral, a democratização de um patrimônio cultural musical, dentre instrumentos, acessórios, métodos e arranjos, que se encontram ociosos nas dependências do Instituto Federal Fluminense.

Público atendido pelo projeto: Estudantes do IFF  Campus Campos Guarus; Fanfarra e Coral do Colégio Estadual Benta Pereira; e comunidade externa.

SPA-Escola: Arte e Saúde mental 

Modalidade: Projeto Cultural

Unidade: Campus Avançado São João da Barra

Coordenadora: Amanda Cristina Figueira Bastos de Melo

Demais membros da equipe: Luiz Henrique da Cruz (bolsista)

Área de abrangência: São João da Barra

Resumo: Projeto que propõe a utilização da Sala de Práticas Artísticas (SPA) para a implementação de ações e inovações em Arte e Cultura no Campus São João da Barra, visando atenuar os impactos negativos da Pandemia de Covid-19 à Educação, bem como à saúde mental e ao bem-estar de estudantes, professores, pais e/ou responsáveis. Essas ações e inovações pretendem a curto prazo contribuir para o acolhimento e aclimatação de toda a comunidade escolar, estimulando o despertar do corpo para a experiência estética da aprendizagem, reintegrando-o ao ambiente escolar, inclusive por meio de experiências que também favoreçam o afloramento do sentimento de pertencimento.

Público atendido pelo projeto: Artistas e Artesãos locais.

Música no Interior: mapeamento sonoro de expressões culturais do Norte e Noroeste Fluminense

Modalidade: Projeto ultural

Unidade: Campus Guarus 

Coordenadora: Fernanda Morales dos Santos Rios

Demais membros da equipe: Paula Braga Herculano (bolsista)

Área de abrangência: Norte e Noroeste Fluminense 

Resumo: O projeto é resultante do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Curso de Licenciatura em Música do Campus Campos Guarus, em parceria com o Grupo de Estudos e Práticas Musicais (GEPMU) da Uenf, reunindo pesquisadores cujo foco de investigação são as sonoridades do interior do estado do Rio de Janeiro. 

Público atendido pelo projeto: Mestres e grupos da cultura popular; alunos da licenciatura em música; comunidade em geral. 

Resultados: O projeto realizou o mapeamento sonoro de duas expressões culturais do interior do Norte Fluminense, a saber: O Fado de Quissamã e a Folia de Reis Estrela do Oriente de Macaé. Os resultados foram disseminados  por meio de transcrições musicais (partituras) e, compartilhados no Grupo de Estudos e Práticas Musicais (GEPMU) da UENF, e, na XIV Mostra de Extensão (apresentação oral).