Projetos de Extensão - Área de Saúde
IFFRun: Corrida de rua
Unidade: Campus Campos Guarus
Coordenador: Diego da Silva Sales
Demais membros da equipe: Matheus Soares Campos (bolsista)
Área de abrangência: Campos dos Goytacazes e região
Resumo: O sedentarismo está associado às doenças que mais causam morte no Brasil, entre elas estão infarto, acidente vascular cerebral, câncer colorretal e de mama. A renovação deste projeto tem como objetivo manter o grupo de corrida de rua IFFRun que visa motivar e auxiliar a prática desta modalidade esportiva, buscando reduzir o sedentarismo e promover o bem-estar e a qualidade de vida dos seus integrantes. O público-alvo deste projeto são servidores e estudantes dos campi do Instituto Federal Fluminense (IFF), além de qualquer pessoa que pratique ou tenha interesse em praticar esta modalidade. O projeto organizará treinos de corridas de rua em tipos de terreno distintos como asfalto e morro. Os atletas do IFFRun serão orientados a realizarem exercícios de fortalecimento muscular e mobilidade que auxiliam na prática desta modalidade e na prevenção de lesões. Pretende-se elaborar um calendário esportivo com os principais eventos de corrida de rua, além de organizar e/ou auxiliar viagens para estes eventos que tenham integrantes do projeto. As postagens periódicas nas mídias sociais do IFFRun serão mantidas com eventos esportivos e/ou acadêmicos, murais de treinos e provas, dia a dia dos atletas e dicas, além do calendário esportivo elaborado. Ao final, espera-se ter um grupo de pessoas com conhecimento sobre corrida de rua, praticando a modalidade, com bem-estar e qualidade de vida, e entendendo os verdadeiros riscos do sedentarismo.
Público atendido pelo projeto: Servidores e estudantes dos campi do Instituto Federal Fluminense (IFF), além de qualquer pessoa que pratique ou tenha interesse em praticar corrida de rua.
Resultados: O projeto auxiliou a organização de um evento esportivo de corrida no IFF Campus Campos Guarus, a 1ª Corrida Kids do IFF Guarus, direcionada para os filhos de servidores, alunos e terceirizados da Instituição.
Foram organizados treinos coletivos com os atletas do projeto, preparando-os para suas participações nas corridas: Goytacá Run em Campos/RJ; 3 etapas do Circuito Adventure Run em Campos/RJ; Desafio Espartano, em São João da Barra/RJ; Maratona do Rio no Rio de Janeiro/RJ; Meia Maratona das Praias em Guarapari/ES;16 milhas Garoto em Vitória/ES. Para ter a participação dos atletas do projeto nas provas descritas foi elaborado um calendário de corridas, a fim de possibilitar o planejamento dos atletas.
Neste período de transição para a volta à normalidade no que tange o pós Covid-19, tivemos os primeiros pódios da equipe na 1ª etapa do Circuito Adventure Run, além da nossa 1ª participação em uma corrida Internacional, a Carrera Bomberos de Madrid na Espanha.
Houve a manutenção das mídias sociais do projeto, através do grupo via Whatsapp e a página @_IFFRun no Instagram, com a divulgação dos eventos, dicas científicas e murais motivacionais e calendário de eventos esportivos regionais, sendo postados periodicamente.
Saúde do trabalhador: ações de promoção da saúde em instituições de ensino
Unidade: Campus Macaé
Coordenadora: Luciana Valadão Vasconcelos Alves
Demais membros da equipe: Agnes de Lima Laurindo (bolsista)
Área de abrangência: Cidade de Macaé
Resumo: Estudos apontam prevalência de transtornos comportamentais e psíquicos, adoecimento da voz, alterações no sono, sedentarismo entre outras fragilidades de saúde entre trabalhadores da educação. Deste modo, é inegável a necessidade de realização de atividades que possam promover a saúde destes indivíduos. O objetivo geral deste projeto é realizar ações de promoção da saúde a trabalhadores docentes e técnico-administrativos do ensino médio, técnico e superior, atuantes no Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé e em outra instituição pública de ensino da cidade de Macaé. Os objetivos específicos são: Desenvolver ações de vigilância em saúde do trabalhador, sob a perspectiva teórica das Universidades Promotoras da Saúde; Divulgar serviços/estratégias de saúde do trabalhador, em especial promoção da saúde, aos trabalhadores da educação; Proporcionar mudanças no estilo de vida e na qualidade de vida de trabalhadores da educação. O público-alvo são trabalhadores docentes e técnico-administrativos do ensino médio, técnico e superior, atuantes no Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé e em outra instituição pública de ensino da cidade de Macaé. Serão realizadas ações educativas abordando temáticas de promoção da saúde, em especial atividade física, nutrição, sono e introspecção. Para isso, serão utilizadas técnicas como palestras, debates, exposições e o world café. Espera-se ampliar as ações de promoção da saúde dentro do ambiente escolar e com isso, provocar mudanças no estilo de vida, diminuição de doenças e agravos e incremento na qualidade de vida no trabalho, construindo desta forma, um novo paradigma de saúde laboral.
Público atendido pelo projeto: Trabalhadores docentes e técnico-administrativos do ensino médio, técnico e superior, atuantes no Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé e em outra instituição pública de ensino da cidade de Macaé.
Projeto Vitalidade
Unidade: Campus Campos Guarus
Coordenadoras: Betina Ivana Terra Azevedo Arenari
Área de abrangência: O projeto é realizado no IFF Campus Campos Guarus com o acolhimento de idosos residentes no município de Campos dos Goytacazes (RJ).
Resumo: O Projeto Vitalidade é realizado desde 2010 no IFF Campus Campos Guarus, promovendo a qualidade de vida dos idosos participantes e a integração entre o campus e a comunidade. Atendendo cerca de 95 pessoas acima de 60 anos, as ações desenvolvidas pelo projeto visam melhorar a capacidade funcional, a autonomia e a inserção social dos idosos, utilizando como meios as atividades físicas, palestras sobre diversos temas relacionados a saúde, direito, cultura geral, meio ambiente e outros, além de visitas culturais e atividades de lazer. O grupo se reúne semanalmente no IFF Campus Campos Guarus às terças-feiras à tarde, onde são realizadas as seguintes ações: aferição de pressão arterial dos participantes, realizada por alunos do Curso Técnico em Enfermagem; palestra (ou oficina) ministrada por servidores ou profissionais convidados; e atividades físico-recreativas orientadas pela professora de Educação Física do campus, com foco em trabalho postural e mobilidade, em clima favorável à integração. Eventualmente, são realizados bingos recreativos, piqueniques, visitas culturais e passeios. Os participantes também participam de eventos realizados pelo campus, fomentando a integração escola-comunidade e viabilizando muita troca de informações. Além disso, o grupo tem a oportunidade de participar de outros projetos, possibilitando integração do Ensino, Pesquisa e Extensão.
Resultados: O Projeto Vitalidade se mostra como excelente ambiente de interação social, aprendizagem e descontração, contribuindo para a qualidade de vida dos idosos. Várias parcerias vêm sendo realizadas para ampliar as ações do projeto, como a parceria com a Coordenação do Curso Técnico em Enfermagem (IFF Guarus), a Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem (IFF Guarus), a Coordenação do Curso de Licenciatura em Música (IFF Guarus), a Coordenação do Projeto Zaara (IFF Guarus), a Coordenação do Projeto Capivara (IFF Guarus), o Programa Saúde na Escola (Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes), a Enel, dentre outras. Essas parcerias ajudam na divulgação do Projeto, na ampliação de outras ações extensionistas e na diversidade das ações promovidas pelo Projeto Vitalidade.
Além dos benefícios para a vida dos participantes, o projeto proporciona também ambiente para aprendizagem prática de alunos do Curso Técnico em Enfermagem e da Graduação em Enfermagem. Durante os encontros do Projeto Vitalidade, os alunos podem aprimorar conhecimentos referentes à saúde do idoso e desenvolver habilidades, como a empatia e o cuidado. Além disso, vários projetos de pesquisa vêm sendo desenvolvidos no âmbito do Projeto Vitalidade. Desse modo, além da promoção da qualidade de vida aos idosos participantes e do caráter extensionista, o projeto também se apresenta como ambiente propício para atividades de ensino e pesquisa.