Projetos de Extensão - Área de Tecnologia e Produção

Avaliação do Desempenho de Coelhos do Nascimento ao Abate

Unidade: Campus Bom Jesus do Itabapoana 

Coordenadores: Edineia Alves Moreira Baião e Columbino Teixeira de Oliveira (sub-coordenador) 

Área de abrangência: Bom Jesus do Itabapoana-RJ

Resumo: Este projeto de extensão visa o estudo das principais técnicas da produção de coelhos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, localizado no estado do Rio de Janeiro que mantém o ensino agrícola/pecuária como bandeira e cuja fundamentação, em sua ação educativa, baseia-se na valorização do homem rurícola e da terra e na preservação e expansão do patrimônio cultural próprio do meio rural. A preocupação com atividades produtivas sustentáveis, no âmbito do agronegócio, é emergente, onde se busca por atividades que simultaneamente melhorem a condição de vida das populações e conservem o meio ambiente. Dentro de uma perspectiva de diversificação em propriedades rurais, a atividade cunícula se evidencia com grande potencial, visto seus benefícios relacionados à baixa necessidade de espaço, ao aproveitamento de resíduos, impacto ambiental reduzido, fonte rica em proteína e a complementaridade com outras atividades. Assim o coelho pode ser considerado como animal estratégico e a cunicultura como atividade produtiva sustentável. Os ensinamentos e orientações teóricas e práticas serão diários sobre manejo reprodutivo, sanitário e nutricional. A alimentação dos animais será constituída de ração comercial e forragem. O objetivo do estudo proposto é avaliar o desempenho da desmama ao abate de coelhos desmamados aos 30 dias de idade com a proposta de atingir 2 Kg de peso vivo aos 60-75 dias. A avaliação do consumo de ração será feito nas diferentes fases de crescimento dos animais e a pesagem dos animais uma vez na semana Os animais serão avaliados estatisticamente pelo método de amostragem simples. 

Público atendido pelo projeto: Pequenos produtores e assentados.

MentoBótica: Mentoria em Computação e Robótica para Estudantes da Educação Básica

Unidade: Campus Bom Jesus do Itabapoana 

Coordenadores: Ianne Lima Nogueira e Fabrício Barros Gonçalves (sub-coordenador)

Área de abrangência: Bom Jesus do Itabapoana

Resumo: Este projeto apresenta a proposta de um programa de extensão para difundir, socializar e democratizar o conhecimento de computação e robótica para estudantes da educação básica do município de Bom Jesus do Itabapoana e seu entorno. O programa será executado por mentores, que serão estudantes dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Bacharelado em Engenharia de Computação do IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Os mentores realizarão oficinas de computação e robótica, bem como apoiarão a participação dos estudantes da educação básica em competições nacionais de computação e robótica. De forma ampla, espera-se que este projeto assegure a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Público atendido pelo projeto: Alunos de escolas públicas de Bom Jesus.

Resultados: Desenvolvimento de atividades extensionistas no âmbito dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Bacharelado em Engenharia de Computação; Desenvolvimento de competências relacionadas à: resolução de problemas complexos; pensamento crítico; criatividade, trabalho em equipes; inteligência emocional; tomada de decisões; negociação; e flexibilidade cognitiva; Divulgação do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; Divulgação do curso Bacharelado em Engenharia de Computação; Contribuição para assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades.

Vitrine de forrageiras: ferramenta pedagógica e instrumento para difusão de tecnologia

Unidade: Campus Bom Jesus do Itabapoana 

Coordenadores: Rosana Cristina Pereira e  Columbino Teixeira de Oliveira (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Felipe de Oliveira dos Santos (bolsista) 

Área de abrangência: Regional

Resumo: A vitrine de plantas forrageiras consiste em uma coleção de gramíneas, leguminosas e palmas forrageiras permitindo que os alunos do Curso Técnico em Agropecuária, futuros profissionais da área, tenham maior nível de conhecimento sobre as diferenças vegetativas, morfológicas e de produção entre as espécies e cultivares indicadas para a região, sobre a formação e manejo de pastagens e sejam conhecedores das técnicas de avaliação e amostragens de pasto.

A difusão dos conhecimentos acerca dos novos recursos genéticos em forragens, permitirá uma atualização nos sistemas de produção a pasto. Existe um grande número de espécies forrageiras com capacidade de adaptação a diferentes locais e formas de uso, e muitos produtores e técnicos não conhecem as novas cultivares de gramíneas e leguminosas existentes, fazendo necessária a transferência de conhecimentos teóricos e práticos sobre esses materiais. A escolha correta da forrageira representa uma forma de aumentar a eficiência de uso da terra, com aumento da produtividade e melhor conservação do solo, atendendo aos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Objetiva-se a manutenção e ampliação de uma vitrine de plantas forrageiras para divulgar diferentes opções de plantas para uso na alimentação animal e capacitar estudantes, produtores rurais e técnicos para identificar e escolher as espécies mais indicadas para os diferentes sistemas de produção pecuário. Será implantada também, uma Unidade Demonstrativa com genótipos de cana-de-açúcar destinados à alimentação animal, à produção de cachaça, açúcar mascavo e caldo de cana.

Público atendido pelo projeto: A vitrine de forrageiras poderá atender diversas ações de capacitação e transferência de tecnologia, atendendo não só os estudantes, mas também técnicos e produtores rurais, fortalecendo a assistência técnica e extensão rural, com ênfase na adoção de sistemas de produção sustentáveis, onde a adaptação da forrageira às condições edafoclimáticas locais e ao uso, é fator primordial.