A Problematização no Ensino da Radioatividade em Nível Médio | Autor: Davson José da Silva

por Simone Vasconcelos publicado 16/08/2019 15h11, última modificação 20/10/2023 16h24

Orientadora: Dra. Renata Lacerda Caldas
Co-orientadora: Dra. Cristine Nunes Ferreira

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565123

Na presente dissertação defende-se a ideia de que sequências didáticas com atividades diferenciadas como experimentos, simulações computacionais, teatro, jogos, mapas conceituais, etc., propiciam ao aluno um repertório de meios que podem contribuir para a Aprendizagem Significativa (AS). Neste contexto, foi escolhido para esse trabalho como ferramenta de ensino o método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), onde o professor assume a função de mediador da aprendizagem e o aluno é desafiado a desenvolver a habilidade de pensamento crítico, de análise e de usar recursos de aprendizagem para solucionar os problemas de forma integrada e organizada. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e visa aplicar e avaliar a ABP como facilitadora da aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em nível médio, em particular o tema Radioatividade, segundo os princípios da visão construtivista de Piaget e Ausubel. Utilizou-se também neste trabalho a Teoria dos Modelos Mentais (TMM) proposta por Johnson-Laird com o objetivo de verificar e avaliação a evolução dos modelos mentais dos alunos e assim buscar evidências de AS. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um Produto Educacional constituído de uma apostila do conteúdo de Radioatividade e Física Nuclear. A ideia é que este material sirva de base para o ensino do tema, podendo ser reproduzido integralmente ou adaptado pelo docente. Este material foi aplicado em uma turma do 2ª série do Ensino Médio da rede pública no município de Campos dos Goytacazes – RJ. Os resultados da aplicação mostraram que os alunos avaliaram positivamente as aulas e o método utilizado.
Palavras-chave: Ensino de Física, ABP, Aprendizagem Significativa, Modelos Mentais.

In this dissertation the idea defended is that didactic sequences with differentiated activities like experiments, computational simulations, theater, games conceptual maps, etc., provide the student a repertoire of activities that can contribute to Significant Learning. In this context, this work uses the method of Problem-Based Learning (PBL), in which the teacher is the mediator of learning and the student develops critical thinking skills, analysis and problem solving in an integrated and organized way. This research is qualitative and aims to apply and evaluate the PBL as a facilitator of the learning of Modern and Contemporary Physics in high school level, in particular the theme Radioactivity, according to the constructivist principles of Piaget and Ausubel. In this work, the Theory of Mental Models (TMM) proposed by Johnson-Laird was used to verify and evaluate the evolution of students' mental models and thus to seek evidence of significant learning. This research resulted in the development of an Educational Product consisting of a handout of the contents of Radioactivity and Nuclear Physics. We hope that this material will help the teaching of radioactivity, and can be reproduced in full or adapted by the teacher. This material was applied in a high school classroom of the public school in Campos dos Goytacazes - RJ. The results of the application showed that the students positively evaluated the classes and the method used.
Palavras-chave: Physics teaching, PBL, Significant Learning, Mental Models.

PDF document Davson_Dissertação.pdf — Documento PDF, 6.92 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.