Ensino por Investigação para o Estudo das Leis de Newton no Ensino Fundamental | Autor: Fabio Togneri Telles

por Simone Vasconcelos publicado 10/02/2021 11h47, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof.ª. Drª. Cassiana Barreto Hygino Machado
Prof. Dr. Vantelfo Nunes Garcia

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586891


Os documentos oficiais da educação defendem que o Ensino de Ciências deve se rela- cionar com a investigação e a compreensão dos fenômenos físicos, para que se tenha uma visão dinâmica do mundo. A literatura científica também aponta para a necessidade de alfabetizar cientificamente os sujeitos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) pautadas nas Três Leis de Newton podem potencializar o desen- volvimento do processo de Alfabetização Científica (AC) dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para se trabalhar de forma investigativa, foram elaboradas três SEIs, correspon- dentes a cada uma das Leis de Newton. As SEIs percorreram quatro etapas: problema, sistema- tização do conhecimento, contextualização social e avaliação. Foram aplicadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, no município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), de forma re- mota, mediada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Classroom. Os dados foram coletados por meio de questionários, roteiros experimentais e produção de histórias em qua- drinhos, e estes foram analisados por meio da análise de conteúdo, através da qual se buscou identificar os indicadores da AC presentes nas produções dos estudantes. A partir da análise dos dados, foi possível perceber evidências sobre o desenvolvimento dos processos de AC nos estudantes, levando em consideração os indicadores da AC e o uso dos conhecimentos científi- cos e seus desdobramentos nas diferentes esferas de sua vida. A partir dos resultados satisfató- rios, acredita-se que as SEIs elaboradas potencializam o processo de AC. Espera-se que o Produto Educacional criado, a partir destas SEIs, possam ser utilizadas por outros docentes em diferentes contextos.
Palavras-chave: Ensino por Investigação. Sequência de Ensino. Leis de Newton.

The official documents of education argue that science teaching must be related to the investigation and understanding of physical phenomena, in so that a dynamic view of the world is obtained. The scientific literature also points to the need to scientifically literacy the subjects. This research aims to analyze how the Investigative Teaching Sequences (SEIs) based on newton's three laws can enhance the development of the Scientific Literacy (CA) process of students in the final years of elementary school. To work in an investigative man- ner, three SEIs were elaborated, corresponding to each of Newton's Laws. The SEIs went through four stages: problem, systematization of knowledge, social contextualization and evaluation. They were applied with students of the 9th grade of elementary school, in the mu- nicipality of Cachoeiro de Itapemirim (ES), remotely mediated by the Virtual Learning Envi- ronment Google Classroom. Data were collected through questionnaires, experimental scripts and production of comics, and these were analyzed through content analysis, which sought to identify the INDICATORS of CA present in the students' productions. From the data analysis, it was possible to perceive evidence about the development of CA processes in students, tak- ing into account the indicators of CA and the use of scientific knowledge and its consequenc- es in the different spheres of their life. From the satisfactory results it is believed that the SEIs elaborated enhance the process of CA, it is expected that the Educational Product created, from these SEIs can be used by other teachers in different contexts.
Keywords: Teaching by research. Teaching Sequence. Newton's Laws.

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