Currículo e formação humana integral por meio da psicomotricidade relacional na EPCT: um olhar sobre o curso técnico em hospedagem do IFFluminense

por Raysa Soares Moi publicado 19/02/2025 14h52, última modificação 19/02/2025 14h52

Profa. Dra. Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira

 

  • Autora: Raysa Soares Moi

A dualidade mente-corpo prioriza a dimensão intelectual, sendo uma herança oriunda do século XVI e que ainda perdura na sociedade contemporânea. Tal dualidade, entretanto, vem perdendo força na atualidade, uma vez que a psicomotricidade em interface com a educação traz em seu bojo uma visão do ser humano biopsicossocial, completo, em que mente e corpo funcionam em harmonia para uma formação humana integral. Dessa maneira, este estudo tem por objetivo desenvolver subsídios teórico-metodológicos que potencializem as práticas interdisciplinares, embasadas na Psicomotricidade Relacional, proporcionando a formação humana integral no Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio. A Psicomotricidade, por ser uma ciência que visa à formação humana integral, revela-se como uma importante prática a ser desenvolvida de forma interdisciplinar nas aulas do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio do IFFluminense - Campus Cabo Frio. Para tanto, foi elaborado um produto educacional, em formato de Guia de Apoio à Atividade Pedagógica, atrelado aos resultados da pesquisa, com propostas de atividades psicomotoras relacionais que possam ser aplicadas em sala de aula pelos docentes, de forma interdisciplinar. O cerne da pesquisa advém do questionamento de que a matriz curricular do curso, assim como a divisão dos componentes curriculares, tendem para uma certa priorização do desenvolvimento das competências cognitivas em detrimento das competências psicomotoras e socioemocionais, sendo um curso que requer uma formação humana integral para o bom desenvolvimento do profissional no mundo do trabalho, principalmente nas relações interpessoais, que é uma das maiores responsabilidades do profissional do ramo da hotelaria. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa e tem como base uma pesquisa de natureza aplicada. Quanto ao objetivo, foi classificada como exploratória-descritiva. No que concerne aos procedimentos técnicos, foi realizado um estudo de campo, e a amostra da pesquisa foi composta por docentes e pelo coordenador do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio. Os dados do estudo foram coletados por meio de observações e questionários com questões fechadas e abertas. Como fruto da pesquisa, foi elaborado um produto educacional (guia de apoio) direcionado aos docentes, com objetivo de conscientizar e demonstrar a importância da formação humana integral, a partir da Psicomotricidade Relacional. Os resultados indicaram que a maioria dos docentes (58%) possui conhecimento "mínimo" sobre Psicomotricidade Relacional, enquanto 34% declararam ter conhecimento "insuficiente". Esses resultados reforçam a necessidade de ações formativas que promovam a capacitação dos docentes diante da temática e a integração da Psicomotricidade Relacional no currículo para a formação humana integral dos estudantes da EPCT, como o produto educacional desenvolvido. Espera-se que o corrente trabalho suscite um movimento de reflexão acerca da organização curricular e que novos estudos relacionados à Psicomotricidade Relacional no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) surjam, trazendo diferentes contribuições para a área.
Palavras-chave: Currículo. Formação Humana Integral. Psicomotricidade Relacional. Interdisciplinaridade. Hospedagem. EPCT.

The mind-body duality prioritizes the intellectual dimension, being a legacy from the 16th century that still persists in contemporary society. This duality, however, has been losing strength today, since psychomotricity in interface with education brings with it a vision of the biopsychosocial human being, complete, in which mind and body work in harmony for a comprehensive human formation. Thus, this study aims to develop theoretical and methodological subsidies that enhance interdisciplinary practices, based on Relational Psychomotricity, providing comprehensive human formation in the Technical Course in Lodging Integrated to High School. Psychomotricity, as a science that aims at comprehensive human formation, reveals itself as an important practice to be developed in an interdisciplinary way in the classes of the Technical Course in Lodging Integrated to High School of IFFluminense - Campus Cabo Frio. To this end, an educational product was developed in the form of a Guide to Support Pedagogical Activities, linked to the results of the research, with proposals for relational psychomotor activities that can be applied in the classroom by teachers, in an interdisciplinary manner. The core of the research comes from the question that the course's curricular matrix, as well as the division of the curricular components, tend to prioritize the development of cognitive skills to the detriment of psychomotor and socio-emotional skills, being a course that requires comprehensive human training for the good development of the professional in the world of work, especially in interpersonal relationships, which is one of the greatest responsibilities of professionals in the hotel industry. Methodologically, this is a qualitative research approach and is based on applied research. Regarding the objective, it was classified as exploratory-descriptive. Regarding the technical procedures, a field study was carried out, and the research sample was composed of teachers and the coordinator of the Technical Course in Hospitality Integrated with High School. The study data were collected through observations and questionnaires with closed and open questions. As a result of the research, an educational product (support guide) was developed for teachers, with the aim of raising awareness and demonstrating the importance of comprehensive human development based on Relational Psychomotricity. The results indicated that most teachers (58%) had "minimal" knowledge of Relational Psychomotricity, while 34% stated that they had "insufficient" knowledge. These results reinforce the need for training actions that promote teacher training on the subject and the integration of Relational Psychomotricity into the curriculum for the comprehensive human development of EPCT students, such as the educational product developed. It is expected that the current work will spark a movement of reflection on the organization of the curriculum and that new studies related to Relational Psychomotricity in the context of Professional, Scientific and Technological Education (EPCT) will emerge, bringing different contributions to the area.
Keywords: Curriculum. Comprehensive Human Development. Relational Psychomotricity. Interdisciplinarity. Accommodation. EPCT.

PDF document DISSERTAÇÃO RAYSA PÓS BANCA - 30-01-25.pdf — Documento PDF, 3.10 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.