Educação Profissional e Tecnológica e novos desafios das relações de trabalho: considerações sobre o currículo integrado à educação jurídica voltada para as relações de trabalho e a cidadania

por Juliana Gomes da Rocha Barreiros Alves. publicado 31/01/2024 16h36, última modificação 31/01/2024 16h36

Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.
Coorientador: José Augusto Ferreira da Silva

  • Autora: Juliana Gomes da Rocha Barreiros Alves

As profundas transformações pelas quais as relações de trabalho vêm passando nas últimas décadas evidenciam os limites dos currículos tradicionais da Educação Profissional e
Tecnológica em relação a compreensão das novas formas de acumulação capitalista e as relações de trabalho, impactando na formação educacional para a cidadania e dificultando a
compreensão por boa parte dos alunos, por exemplo, sobre as relações e direitos trabalhistas. A ausência de um conteúdo crítico e jurídico acerca dessa realidade reforça a ideia de uma
educação mercantilizada e o esvaziamento do sentido social do trabalho, alçando o empreendedorismo, muitas vezes, à única, ou melhor, saída para a crise do trabalho, o que
provoca a acentuação da precarização do trabalho e a alienação. Considerando que os Institutos Federais foram criados com o compromisso de promover uma educação
comprometida com a compreensão do mundo que cerca os seus alunos, a formação jurídica transversal no Ensino Médio Integrado, voltada para a compreensão das relações de trabalho,
faz-se importante para a formação omnilateral. Diante disso, buscou-se identificar como é realizada a preparação para o mundo do trabalho durante o curso técnico em Automação
Industrial integrado ao Ensino Médio no campus Macaé, partindo-se da ideia de trabalho enquanto Tema Contemporâneo Transversal disposto na Base Nacional Comum Curricular,
identificando se existem ações no sentido de um ensino jurídico, e também histórico e social, para o mundo do trabalho na EPT, a partir da leitura de documentos como o Projeto
Pedagógico do Curso e a BNCC. Realizou avaliação sobre reflexos da ausência da formação jurídica pode ter sobre a formação dos alunos da EPT no desenvolvimento de uma formação
integral e cidadã, reforçando a importância da historicização desses processos para o desenvolvimento da criticidade. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental,
levantamento prévio dos conhecimentos e experiências dos participantes, sobre trabalho, direitos e educação jurídica através de questionário seguida da elaboração de uma sequência
didática que, junto aos demais instrumentos, contribuiu para a elaboração de ebook educativo e informativo sobre o mundo do trabalho, aplicado com a utilização da Metodologia da Sala
de Aula Invertida. A pesquisa foi aplicada a estudantes de uma turma da terceira série do curso de EMI ao curso técnico em Automação Industrial do campus Macaé do Instituto Federal Fluminense - RJ. Constatou-se que a abordagem jurídica do mundo do trabalho durante na EPT, como instrumento para o exercício de uma cidadania ativa ainda, apesar de importante para a formação cidadã e omnilateral, é incipiente e insuficiente, trazendo prejuízos à formação dos estudantes durante o Ensino Médio Integrado à EPT e jogando luz à necessidade de propostas curriculares que considerem a importância da proposta para uma educação profissional emancipatória e, assim, para o exercício da cidadania. 

Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica; Educação jurídica; Trabalho;

Cidadania; Currículo.

The profound transformations that labor relations have been undergoing in recent decades highlight the limits of traditional Professional and Technological Education curricula in
relation to understanding new forms of capitalist accumulation and labor relations, impacting educational training for citizenship and making it difficult the understanding of most students,
for example, about labor relations and rights. The absence of a critical and legal content regarding this reality reinforces the idea of a commodified education and the emptying of the
social meaning of work, elevating entrepreneurship, often, to the only, or rather, way out of the labor crisis, which causes the accentuation of precarious work and alienation.
Considering that the Federal Institutes were created with the commitment to promote an education committed to understanding the world that surrounds their students, transversal
legal training in Integrated High School, aimed at understanding work relations, is important for the omnilateral training. In view of this, we sought to identify how preparation for the
world of work is carried out during the technical course in Industrial Automation integrated into High School on the Macaé campus, based on the idea of work as a Transversal
Contemporary Theme laid out in the National Common Curricular Base, identifying whether there are actions towards legal education, as well as historical and social education, for the
world of work at EPT, based on reading documents such as the Course Pedagogical Project and the BNCC. It carried out an assessment of the impact the absence of legal training may
have on the training of EPT students in the development of an integral and civic education, reinforcing the importance of historicizing these processes for the development of criticality.
To this end, bibliographical and documentary research was carried out, a prior survey of the participants' knowledge and experiences about work, rights and legal education through a
questionnaire followed by the elaboration of a didactic sequence that, together with the other instruments, contributed to the elaboration of E- educational and informative book about the
world of work, applied using the Flipped Classroom Methodology. The research was applied to students from a third-grade class of the EMI course to the technical course in Industrial
Automation at the Institute's Macaé campus. Federal Fluminense - RJ. It was found that the legal approach to the world of work during the EPT, as an instrument for the exercise of active citizenship, despite being important for citizenship and omnilateral training, is incipient and insufficient, bringing harm to the training of students during Education Medium Integrated into EPT and highlighting the need for curricular proposals that consider the importance of the proposal for an emancipatory professional education and, thus, for the exercise of citizenship.

Keywords: Professional and technological education; Legal education; Work. Citizenship; Curriculum.

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