IFF realiza aula inaugural do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

por Juliana Marinho publicado 28/08/2017 12h25, última modificação 06/02/2024 15h47
Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT aconteceu na quarta-feira, dia 23, e contou com a participação de diretores, pró-reitores e reitor.
IMG_9453 (2).JPG

Aula inaugural do ProfEPT no miniauditório do Centro de Referência.

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 23 de agosto, no Centro de Referência do IFFluminense. O coordenador acadêmico, professor José Augusto Ferreira da Silva, abriu as atividades do dia, dando as boas-vindas ao menstrandos. Em seguida, O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Vicente de Paulo Santos de Oliveira, falou sobre a importância do desenvolvimento do ProfEPT e do apoio que o programa tem recebido para seu crescimento.

Também participou do evento o Reitor do IFF, professor Jefferson Manhães de Azevedo, que deu continuidade à abertura e ressaltou, em sua fala, o diferencial que o curso traz para o Instituto. "Temos a oportunidade de oferecer um mestrado com servidores que atuam diretamente na educação profissional e tecnológica e isso gera muitas expectativas a respeito do programa", comentou. Jefferson fez um agradecimento especial ao palestrante Marcelo Machado Feres, que deu início a sua apresentação.

Com o tema Educação Profissional e Tecnológica e a Reforma do Ensino Médio no Brasil, o professor abordou questões como políticas públicas de EPT no Brasil, a partir do histórico de momentos decisivos da área no país, desafios do Ensino Médio brasileiro, articulação entre Ensino Médio e EPT, dentre outras. "A ideia da palestra é trazer as dificuldades enfrentadas pela Educação Profissional e Tecnológica e, a partir disso, propôr uma reflexão sobre propostas para seu fortalecimento", explicou Marcelo. Concluiu desejando sucesso aos estudantes e deixando um questionamento: "quais alternativas vamos criar para nossos jovens?".

Para o coordenador, professor José Augusto, o programa será muito exitoso por promover intercâmbio de mais de 600 pesquisadores (200 docentes e 400 discentes) nas temáticas da EPT, somente neste ano, com as primeiras turmas, nas 18 instituições associadas em todo o Brasil. "Nossos mestrandos do ProfEPT terão excelentes condições de estudos e de pesquisas no desenvolvimento de habilidades, para solução de produtos educacionais voltados à melhoria da qualidade de ensino da educação profissional e tecnológica brasileira", afirmou.

Os mestrandos receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas quanto à estrutura e ao funcionamento do curso. As atividades continuaram na quinta-feira, dia 24, com as primeiras aulas durante os turnos da manhã e da tarde. Notícias e outras informações sobre o mestrado podem ser acessadas aqui.