Metodologia sala de aula invertida nas aulas de matemática financeira básica: uma proposta para o ensino médio

por Rosivar Marra Leite Sanches publicado 29/10/2019 11h48, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Silvia Cristina Freitas Batista
Coorientadora: Valéria de Souza Marcelino

Matemática Financeira Básica é um tema que tem especial relevância para a formação dos indivíduos, pois permite trabalhar diferentes problemas relacionados a contextos reais, assim como possibilita a discussão de conceitos relacionados à Educação Financeira. O estudo desse tema pode contribuir para que, no futuro, jovens tenham um comportamento financeiro baseado numa gestão eficiente de suas finanças. Nesse cenário, metodologias de ensino que favoreçam o estudo de Matemática Financeira Básica, no Ensino Médio, possibilitando entender melhor sua importância, são fundamentais. A Sala de Aula Invertida é uma metodologia que pode trazer contribuições nesse sentido. Nessa metodologia, a lógica do ensino tradicional é invertida, sendo o tempo de sala de aula destinado a discussões e à realização de atividades diferenciadas, ficando o estudo dos conteúdos como atividade extraclasse. Nessa concepção, as tecnologias digitais têm um papel importante, uma vez que as atividades extraclasse são essencialmente baseadas em recursos on-line. Considerando o exposto, a pesquisa descrita teve por objetivo investigar a contribuição de uma proposta pedagógica apoiada na metodologia Sala de Aula Invertida, desenvolvida a partir dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e destinada ao ensino de Matemática Financeira Básica, no Ensino Médio. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi do tipo intervenção pedagógica, abordando os temas porcentagem, juros simples e compostos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, questionários, pré-teste e pós-teste. Todo o material elaborado/selecionado para o desenvolvimento da proposta pedagógica e os instrumentos de coleta de dados produzidos foram submetidos a um teste exploratório com professores de Matemática, para identificação de possíveis ajustes. O referido teste indicou a adequação do material, com sugestões de poucas alterações. Posteriormente, ocorreu a implementação da proposta pedagógica, que foi experimentada com estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual do Rio de Janeiro. O ambiente virtual Schoology, em sua versão gratuita, foi utilizado para alocação dos materiais on-line. Os dados coletados por observação e por meio dos questionários foram analisados com base no aporte teórico adotado e sinalizaram que a proposta foi bem aceita pelos estudantes e trouxe contribuições significativas para estudo de conceitos de Matemática Financeira Básica e também de Educação Financeira. Os dados levantados no pré-teste e no pós-teste foram analisados com base na metodologia Análise de Erros e a comparação dos resultados obtidos nesses testes permitiu observar indícios de ocorrência de aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática Financeira Básica. De forma geral, a Sala de Aula Invertida foi considerada uma metodologia que pode ser implementada no Ensino Médio, nas aulas de Matemática Financeira Básica. O produto educacional dessa pesquisa é a proposta pedagógica elaborada, que foi experimentada com alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O referido produto é destinado a professores e licenciandos e para sua disponibilização foi organizado um Caderno de Orientações Pedagógicas que contém, além da descrição da proposta pedagógica em si, a fundamentação teórica essencial para compreendê- la, o relato de sua implementação, os problemas detectados e os procedimentos adotados para minimizá-los.

Basic Financial Mathematics is a theme that has special relevance to the development of individuals, as it allows  working on different problems related to real contexts, as well as the discussion of concepts related to Financial Education. Studying this topic can help young people to show financial behavior based on efficient management of their finances in the future. In this scenario, teaching methodologies that favor the study of Basic Financial Mathematics in High School, allowing a better understanding of its importance, are fundamental. The Inverted Classroom is a methodology that can make contributions in this regard. In this methodology, the logic of traditional teaching is reversed, with classroom time for discussions and performing different activities, leaving the study of content as an extracurricular activity. In this conception, digital technologies play an important role, since extracurricular activities are essentially based on online resources. Considering the above, the research described aimed to investigate the contribution of a pedagogical proposal supported by the Flipped Classroom methodology, developed from the principles of Meaningful Learning Theory and aimed at teaching Basic Financial Mathematics in High School. The research had a qualitative character and was of the pedagogical intervention type, addressing the themes of percentage, simple and compound interest. The data collection instruments were observation, questionnaires, pretest and post-test. All the material prepared / selected for the development of the pedagogical proposal and the data collection instruments produced were submitted to an exploratory test with mathematics teachers, to identify possible adjustments. This test indicated the adequacy of the material, with suggestions of few changes. Subsequently, the pedagogical proposal was implemented, which was experimented with high school students from a state school in Rio de Janeiro. The virtual environment Schoology, in its free version, was used to allocate materials online. The data collected by observation and through the questionnaires were analyzed based on the theoretical framework adopted, and signaled that the proposal was well accepted by students and brought significant contributions to the study of concepts of Basic Financial Mathematics and also Financial Education. The data obtained in the pretest and post-test were analyzed based on the Error Analysis methodology, and the comparison of the results obtained in these tests allowed us to observe evidence of significant learning of the contents of Basic Financial Mathematics. In general, the Flipped Classroom was considered a methodology that can be implemented in High School, Basic Financial Mathematics classes. The educational product of this research is the elaborated pedagogical proposal, which was experimented with high school students of the state school system of Rio de Janeiro. This product is intended for teachers and undergraduates and for its availability was organized a Pedagogical Guidance Book that contains, in addition to the description of the pedagogical proposal itself, the essential theoretical foundation to understand it, the report of its implementation, the problems detected and the procedures adopted to minimize them.

PDF document Dissertação MPET - Rosivar Sanches.pdf — Documento PDF, 6.66 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.