MÚSICA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS COLABORATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

por Priscila Garcia de Sousa e Silva publicado 02/03/2020 15h59, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Suzana da Hora Macedo
Coorientadora: Dra. Silvia Cristina Freitas Batista

O uso de aplicativos móveis pode potencializar e viabilizar a construção de significados pela
música na infância em distintos espaços escolares, principalmente se esse uso for fundamentado
por pressupostos da psicologia sócio-histórica de Vygostky e articulado com competências para
a Educação Infantil elencadas nos documentos legais basilares. Nesse contexto, o presente
trabalho tem por objetivo geral investigar as contribuições da música para aprimoramento das
concepções infantis sobre diversidade por meio de atividades musicais colaborativas mediadas
por tecnologias digitais. A pesquisa, de natureza qualitativa, requereu, inicialmente, uma
categorização temática das competências sobre diversidade, a partir das competências gerais
apresentadas na Base Nacional Comum Curricular. A seguir, foi realizada uma pesquisa
exploratória por músicas infantis nacionais relacionadas ao tema diversidade, em repositórios
de áudio on-line. Foram identificadas poucas músicas infantis que tratassem do tema e, assim,
foram escritas oito composições, cujas letras são articuladas com as competências selecionadas
para a pesquisa. Uma segunda pesquisa exploratória possibilitou selecionar aplicativos para a
realização de atividades com música na Educação Infantil. Tendo em vista integrar diversos
recursos pedagógicos para atividades com música mediadas por tecnologia digital, foi
desenvolvido o aplicativo web Caixa de Música, produto educacional desta pesquisa. Trata-se
de uma ferramenta colaborativa, gratuita, para uso docente na prática pedagógica com alunos
da Educação Infantil, disponível para dispositivos móveis. No aplicativo Caixa de Música há
conteúdos autorais como áudios das composições, E-book com atividades integradas com
música e tecnologia digital, songbook para acompanhamento instrumental e mural com os
aplicativos selecionados e categorizados para musicalização na Educação Infantil. A
experimentação do aplicativo ocorreu por meio de uma pesquisa-ação educacional, realizada
em duas turmas de Educação Infantil de uma escola municipal, na cidade de Macaé-RJ,
totalizando 46 crianças e quatro professoras. Foram observadas as etapas cíclicas de
planejamento, implementação, monitoramento e avaliação, próprias da pesquisa-ação,
promovidas em quatro encontros, de 50 min cada, ministrados em 2018. A faixa etária dos
alunos participantes da experimentação era de 3 a 6 anos. Utilizou-se como instrumento de
coleta de dados a observação participante com registro em diário de campo e a técnica de
triangulação por combinação de métodos de coletas e análises dos dados. Referente à percepção
dos alunos, acrescentaram-se dados coletados por meio de textos ilustrados. Em relação aos
professores, incluíram-se dados coletados por meio de questionário semiestruturado e ficha de
avaliação. Os dados da observação foram analisados com base no aporte teórico e sinalizaram
que o aplicativo contribuiu para reflexão sobre a prática docente e aprimoramento das
concepções infantis. As produções dos alunos foram analisadas de acordo com a perspectiva da 
sociologia da infância, validando suas condições sociais de produção e de existência. Utilizou-
se a metodologia de Análise de Conteúdo para o questionário que delineou o perfil dos docentes
e para a ficha de avaliação que possibilitou destacar pontos positivos do aplicativo Caixa de
Música.

The use of mobile applications can enhance and enable the construction of meanings through music in childhood in different school spaces, especially if this use is based on assumptions of Vygostky's socio-historical psychology and articulated with competences for Early Childhood Education listed in the basic legal documents. In this context, the present work has the general objective of investigating the contributions of music to improve children's conceptions about diversity through collaborative musical activities mediated by digital technologies. The research, of qualitative nature, initially required a thematic categorization of competences on diversity, based on the general competences presented in the Common National Curricular Base. Next, an exploratory research was carried out for national children's songs related to the theme of diversity, in online audio repositories. Few children's songs that dealt with the theme were identified and, thus, eight compositions were written, whose lyrics are articulated with the competences selected for the research. A second exploratory research made it possible to select applications for carrying out activities with music in early childhood education. In order to integrate several pedagogical resources for activities with music mediated by digital technology, the Caixa de Música web application, an educational product of this research, was developed. It is a free, collaborative tool for teaching use in pedagogical practice with Early Childhood Education students, available for mobile devices. In the Caixa de Música application, there are authorial contents, such as compositions audios, an Ebook with integrated activities, and a board with applications that are selected and categorized for musicalization in Early Childhood Education. The experimentation of the application occurred through an educational research-action, carried out in two classes of Early Childhood Education of a municipal school, in the city of Macaé-RJ, for a total of 46 children and four teachers. The cyclical stages of planning, implementation, monitoring and evaluation, specific of action- research, were carried out in four meetings of 50 min each, held in 2018. The age range of students participating in the experiment was from 3 to 6 years old. Participant observation with field diary recording and the triangulation technique by combining data collection methods and data analysis were used as a data collection instrument.Regarding the students' perception, data collected through illustrated texts were added. Regarding teachers, data collected through a semi-structured questionnaire and an evaluation form were included. The observation data were analyzed based on the theoretical contribution and signaled that the application contributed to reflection on teaching practice and the improvement of children's conceptions. The students' productions were analyzed according to the perspective of childhood sociology, validating their social conditions of production and existence. The Content Analysis methodology was used for the questionnaire that outlined the teachers' profile and for the evaluation form that made it possible to highlight positive points of the Caixa de Música application.

PDF document PRISCILA GARCIA DE SOUSA E SILVA.pdf — Documento PDF, 5.03 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.