UMA PROPOSTA DE UM MODELO PARA A PROGRESSÃO PARCIAL EM QUÍMICA COM ENSINO HÍBRIDO

por Fernanda Bastos do Amaral publicado 03/06/2020 16h00, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Valéria Marcelino

A Progressão Parcial, uma medida prevista na Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional de 1996, possibilita ao aluno a promoção para a série seguinte mesmo nãoalcançando resultados satisfatórios em algumas disciplinas da série anterior. Esta medida éadotada em vários estados e municípios do país, incluindo as escolas da rede pública estadualde ensino do Rio de Janeiro. Esta pesquisa foi desenvolvida numa escola da rede públicaestadual, situada no município de São João da Barra, interior do estado do Rio de Janeiro comalunos matriculados na Progressão Parcial em Química. Na escola contexto desta pesquisa, oaluno recebe no início do bimestre, uma ementa com os conteúdos, a serem estudados emcasa, estes buscam em materiais didáticos de sua escolha pelos conteúdos contemplados nestaementa, estudam, e numa data previamente agendada, comparecem à escola para realizaratividades e/ou avaliações referentes a estes conteúdos. Constatou-se que a Progressão Parcialnão tem apresentado resultados satisfatórios nesta unidade escolar. Nessa perspectiva, levandoem consideração os altos índices de reprovação e mediante a não exigência de frequência doaluno defende-se a proposta de realizar a Progressão Parcial em Química, com ensino híbrido,de forma a integrar presencial e on-line, com atividades contextualizadas e uso de recursostecnológicos digitais. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é investigar como o ensinohíbrido pode contribuir para melhorias na Progressão Parcial em Química de uma escola darede pública estadual de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo estudode caso. Foram realizadas pesquisas exploratórias, na unidade escolar na qual ocorreu oestudo, para verificar os índices de reprovação na Progressão Parcial em Química e selecionaros conteúdos a serem trabalhados com os alunos. A partir destas pesquisas exploratóriasforam elaborados os materiais utilizados nesta proposta, composto por dois blocos deatividades disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Schoology. O primeirobloco foi constituído por atividades comuns, e o segundo bloco por atividades atribuídasindividualmente, com o objetivo de trabalhar as principais dificuldades dos alunos quandocursaram e foram reprovados na referida disciplina. Todo o material elaborado foi analisadopelo coordenador pedagógico da unidade escolar, para identificação de possíveis ajustes epara sua validação. Posteriormente, ocorreu à implementação da proposta, com três alunosmatriculados na Progressão Parcial em Química desta unidade escolar, que constituíram oscasos estudados. O questionário inicial traçou o perfil dos alunos, maiores de idade e jáacostumados ao uso de recursos tecnológicos digitais. As atividades foram realizadas por elescom comprometimento e com respostas satisfatórias e pautadas na literatura. A partir dasobservações e das respostas ao questionário final, analisado mediante a Análise TextualDiscursiva, constatou-se a importância dos momentos presenciais e on-line, as atividadescontextualizadas, o uso de recursos tecnológicos digitais e o papel do professor comomotivadores a realização da Progressão Parcial. O produto educacional dessa pesquisacorresponde a uma proposta de um modelo para a Progressão Parcial em Química com ensinohíbrido, elaborada e experimentada com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual deensino do Rio de Janeiro. O referido produto foi disponibilizado em um caderno digital deapoio ao professor.

A Progressão Parcial, uma medida prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional de 1996, possibilita ao aluno a promoção para a série seguinte mesmo não
alcançando resultados satisfatórios em algumas disciplinas da série anterior. Esta medida é
adotada em vários estados e municípios do país, incluindo as escolas da rede pública estadual
de ensino do Rio de Janeiro. Esta pesquisa foi desenvolvida numa escola da rede pública
estadual, situada no município de São João da Barra, interior do estado do Rio de Janeiro com
alunos matriculados na Progressão Parcial em Química. Na escola contexto desta pesquisa, o
aluno recebe no início do bimestre, uma ementa com os conteúdos, a serem estudados em
casa, estes buscam em materiais didáticos de sua escolha pelos conteúdos contemplados nesta
ementa, estudam, e numa data previamente agendada, comparecem à escola para realizar
atividades e/ou avaliações referentes a estes conteúdos. Constatou-se que a Progressão Parcial
não tem apresentado resultados satisfatórios nesta unidade escolar. Nessa perspectiva, levando
em consideração os altos índices de reprovação e mediante a não exigência de frequência do
aluno defende-se a proposta de realizar a Progressão Parcial em Química, com ensino híbrido,
de forma a integrar presencial e on-line, com atividades contextualizadas e uso de recursos
tecnológicos digitais. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é investigar como o ensino
híbrido pode contribuir para melhorias na Progressão Parcial em Química de uma escola da
rede pública estadual de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo estudo
de caso. Foram realizadas pesquisas exploratórias, na unidade escolar na qual ocorreu o
estudo, para verificar os índices de reprovação na Progressão Parcial em Química e selecionar
os conteúdos a serem trabalhados com os alunos. A partir destas pesquisas exploratórias
foram elaborados os materiais utilizados nesta proposta, composto por dois blocos de
atividades disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Schoology. O primeiro
bloco foi constituído por atividades comuns, e o segundo bloco por atividades atribuídas
individualmente, com o objetivo de trabalhar as principais dificuldades dos alunos quando
cursaram e foram reprovados na referida disciplina. Todo o material elaborado foi analisado
pelo coordenador pedagógico da unidade escolar, para identificação de possíveis ajustes e
para sua validação. Posteriormente, ocorreu à implementação da proposta, com três alunos
matriculados na Progressão Parcial em Química desta unidade escolar, que constituíram os
casos estudados. O questionário inicial traçou o perfil dos alunos, maiores de idade e já
acostumados ao uso de recursos tecnológicos digitais. As atividades foram realizadas por eles
com comprometimento e com respostas satisfatórias e pautadas na literatura. A partir das
observações e das respostas ao questionário final, analisado mediante a Análise Textual
Discursiva, constatou-se a importância dos momentos presenciais e on-line, as atividades
contextualizadas, o uso de recursos tecnológicos digitais e o papel do professor como
motivadores a realização da Progressão Parcial. O produto educacional dessa pesquisa
corresponde a uma proposta de um modelo para a Progressão Parcial em Química com ensino
híbrido, elaborada e experimentada com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de
ensino do Rio de Janeiro. O referido produto foi disponibilizado em um caderno digital de
apoio ao professor.

Partial Progression, a measure provided for in the National Education Guidelines and Bases
Act of 1996, allows students to promote to the next series even if they do not achieve
satisfactory results in some subjects in the previous series. This measure is adopted in several
states and municipalities in the country, including schools in the State Public Schools of Rio
de Janeiro. This research was developed in a school of the State Public Network, located in
the city of São João da Barra, interior of the State of Rio de Janeiro with students enrolled in
Partial Progression in Chemistry. In the school context of this research, the student receives at
the beginning of the bimonth, a menu with the contents, to be studied at home, they search in
didactic materials of their choice for the contents contemplated in this menu, study, and on a
previously scheduled date, attend the school to carry out activities and / or evaluations
regarding these contents. It was found that Partial Progression has not shown satisfactory
results in this school unit. In this perspective, taking into account the high failure rates and by
not requiring the student to attend, the proposal is made to carry out Partial Progression in
Chemistry, with hybrid teaching, in order to integrate in-person and online, with
contextualized activities and use of digital technological resources. Thus, the general
objective of this work is to investigate whether hybrid teaching can contribute to
improvements in Partial Progression in Chemistry at a school in the State Public Education
Network. The research had a qualitative approach, such as a case study. Exploratory research
was carried out in the school unit where the study took place, to verify the failure rates in
Partial Progression in Chemistry and to select the contents to be worked with the students.
From these exploratory researches, the materials used in this proposal were elaborated,
composed of two blocks of activities, available in the Schoology Virtual Learning
Environment. The first block consisted of activities common to students, and the second block
consisted of individualized activities, in order to address the main difficulties faced by
students when they attended and failed the course. All the material elaborated was analyzed
by the pedagogical coordinator of the school unit, in order to identify possible adjustments
and for their validation. Subsequently, the proposal was implemented, with three students
enrolled in the Partial Progression in Chemistry of this school unit, who constituted the cases
studied. The initial questionnaire outlined the profile of students, of legal age and already
accustomed to the use of digital technological resources. The activities were carried out by
them with commitment and with satisfactory answers and based on the literature. From the
observations and responses to the final questionnaire, analyzed through the Discursive
Textual Analysis, it was found the importance of face-to-face and online moments,
contextualized activities, the use of digital technological resources and the teacher's role as
motivators for the realization Partial Progression. The educational product of this research
corresponds to a proposal for a model for Partial Progression in Chemistry with hybrid
teaching, elaborated and experimented with high school students from the State Public
Education Network of Rio de Janeiro. That product was made available in a Teacher Support
Notebook.

PDF document DISSERTAÇÃO PP QUIMICA.pdf — Documento PDF, 4.01 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.