UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) COM O APOIO DA REALIDADE AUMENTADA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA

por Soraya Castro de Lima Oliveira publicado 13/02/2020 15h50, última modificação 20/10/2023 16h34

Orientadora: Dra. Suzana da Hora Macedo
Coorientador: Dr. Adelson Siqueira Carvalho

A era digital tem pressionado os autores educacionais a repensarem as práticas estabelecidas,
de modo à ressignificarem os processos de ensino e aprendizagem e usufruir das
potencialidades das tecnologias para possibilitar aos alunos aprendizagens significativas,
criticidade e protagonismo. Neste contexto, a Geografia possui importante papel no currículo
escolar, no sentido da formação do aluno enquanto cidadão crítico e reflexivo, no entanto tal
disciplina tem enfrentado desafios no letramento científico destes, fato que se evidencia, por
exemplo, na abordagem dos conteúdos geológicos. Percebe-se que as abordagens tradicionais
não têm dado conta de proporcionar os benefícios do conhecimento geológico aos alunos,
diante das dificuldades de compreensão, abstração e visualização de tais fenômenos. No
entendimento de que novas práticas agregadas às tecnologias digitais podem beneficiar o
processo educacional, este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com o apoio da tecnologia de Realidade
Aumentada (RA), para aprendizagem significativa dos conteúdos de Geologia, na disciplina
de Geografia, no primeiro ano do Ensino Médio. Portanto, visto que uma UEPS privilegia
materiais e estratégias diversificadas, lançou-se mão da RA móvel, pois, atrelada aos
smartphones, permite a visualização e compreensão de fenômenos complexos. Para isso, após
o levantamento dos referenciais teóricos da pesquisa, procedeu-se a uma pesquisa
exploratória, no ano de 2018, com turmas do nono ano do Ensino Fundamental do colégio
estadual onde a proposta seria efetivada. Os estudantes de tais turmas consistiam em público
potencial para a pesquisa que se daria no ano seguinte e o objetivo da pesquisa exploratória
foi levantar dados sobre quantos possuíam smartphones, o sistema operacional dos aparelhos
e a disponibilidade para utilização dos dispositivos como recurso pedagógico, de modo a
averiguar as possibilidades e limitações para a realização da proposta. Constatadas as
condições necessárias, fez-se o levantamento na Google Play Store, de aplicativos de RA
móvel para Geografia, com destaque para os conteúdos geológicos, sendo selecionados dois
aplicativos com esta finalidade. No entanto, visando abranger mais o conteúdo, optou-se por
desenvolver um aplicativo de RA móvel que simulasse os movimentos das placas tectônicas.
Tais aplicativos de RA foram submetidos a testes de usabilidade e de potencial pedagógico
com licenciandos em Geografia, sendo avaliados como adequados para a proposta. Assim,
procedeu-se ao desenvolvimento da UEPS com suas atividades, que se constituíram nos
instrumentos de coleta de dados da pesquisa, sendo toda ela validada por dois professores de
Geografia e ajustada pela pesquisadora para sua efetivação, que ocorreu no ano letivo de
2019, em nove encontros de duas aulas cada, com uma turma de 1o ano do Ensino Médio de
um colégio estadual. De modo geral, os dados coletados foram analisados à luz dos
referenciais teóricos e revelaram que a UEPS demonstrou-se exitosa, pois houve indícios de
aprendizagem significativa pelos alunos, que mostraram desenvolvimento conceitual ao longo
da sequência de ensino. Os dados também revelaram que os aplicativos de RA móvel
contribuíram com a aprendizagem dos alunos, auxiliando na visualização e compreensão dos
fenômenos geológicos, além de os terem motivado e tornado as aulas mais dinâmicas. A
avaliação da UEPS pelos alunos indicou a satisfação destes com a proposta, sendo aquela
classificada, de modo geral, entre ótima e excelente. Como produtos educacionais da pesquisa
têm-se um Guia de Apoio para Professores de Geografia, que consiste na UEPS, e o aplicativo
de RA móvel sobre placas tectônicas.

The digital age has put pressure on educational actors to rethink established practices in order
to redefine teaching and learning processes and take advantage of the potential of
technologies to enable students to meaningful learning, criticality, and protagonism. In this
context, Geography has an important role in the school curriculum, in the sense of the
student's formation as a critical and reflective citizen, however this subject has faced
challenges in their scientific literacy, a fact that is evident, for example, in the geological
contents’ approach. It is clear that traditional approaches have not been able to provide the
benefits of geological knowledge to students, given the difficulties of understanding,
abstraction and visualization of such phenomena. Understanding that new practices added to
digital technologies can benefit the educational process, this work aimed to investigate the
contributions of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), supported by Augmented
Reality (AR) technology, to the meaningful learning of Geology contents in the subject of
Geography in the first year of high school. Therefore, since a PMTU favors diversified
materials and strategies, mobile AR has been used because, linked to smartphones, it allows
the visualization and understanding of complex phenomena. For this, after the survey of the
theoretical references of the research, an exploratory research was carried out, in 2018, with
classes of the ninth grade of Elementary School of a public school where the proposal would
be implemented. The students in these classes consisted of a potential audience for the
research that would take place the following year and the purpose of the exploratory research
was to collect data on how many had smartphones, the operating system of the devices and
the availability to use the devices as a pedagogical resource in order to investigate the
possibilities and limitations for the realization of the proposal. Once the necessary conditions
were found, it was made, at Google Play Store, a survey of mobile RA applications for
Geography, highlighting the geological contentes. Two applications were selected for this
purpose. However, in order to cover more content, it was decided to develop a mobile AR
application that simulated the movements of tectonic plates. These RA applications were
submitted to usability and pedagogical potential tests with undergraduate students in
Geography, being evaluated as suitable for the purpose. Thus, PMTU and the activities were
developed, such activities constituted the research data collection instruments, all of which
were validated by two Geography teachers and adjusted by the researcher for its
implementation, which took place in 2019 school year, in nine meetings of two classes each,
with a first year high school class from a public school. In general, the collected data were
analyzed acoording to the theoretical references and revealed that the PMTU was successful,
as there was evidence of meaningful learning by the students, which showed conceptual
development throughout the teaching sequence. The data also revealed that mobile AR
applications contributed to students' learning, assisting in the visualization and understanding
of geological phenomena, as well as motivated them and made classes more dynamic. The
evaluation of PMTU by the students indicated their satisfaction with the proposal, which was
generally classified as great and excellent. As educational products of the research, there is a
Support Guide for Geography Teachers, consisting of UEPS, and the AR mobile application
about tectonic plates.

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