A era digital tem pressionado os autores educacionais a repensarem as práticas estabelecidas,
de modo à ressignificarem os processos de ensino e aprendizagem e usufruir das
potencialidades das tecnologias para possibilitar aos alunos aprendizagens significativas,
criticidade e protagonismo. Neste contexto, a Geografia possui importante papel no currículo
escolar, no sentido da formação do aluno enquanto cidadão crítico e reflexivo, no entanto tal
disciplina tem enfrentado desafios no letramento científico destes, fato que se evidencia, por
exemplo, na abordagem dos conteúdos geológicos. Percebe-se que as abordagens tradicionais
não têm dado conta de proporcionar os benefícios do conhecimento geológico aos alunos,
diante das dificuldades de compreensão, abstração e visualização de tais fenômenos. No
entendimento de que novas práticas agregadas às tecnologias digitais podem beneficiar o
processo educacional, este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com o apoio da tecnologia de Realidade
Aumentada (RA), para aprendizagem significativa dos conteúdos de Geologia, na disciplina
de Geografia, no primeiro ano do Ensino Médio. Portanto, visto que uma UEPS privilegia
materiais e estratégias diversificadas, lançou-se mão da RA móvel, pois, atrelada aos
smartphones, permite a visualização e compreensão de fenômenos complexos. Para isso, após
o levantamento dos referenciais teóricos da pesquisa, procedeu-se a uma pesquisa
exploratória, no ano de 2018, com turmas do nono ano do Ensino Fundamental do colégio
estadual onde a proposta seria efetivada. Os estudantes de tais turmas consistiam em público
potencial para a pesquisa que se daria no ano seguinte e o objetivo da pesquisa exploratória
foi levantar dados sobre quantos possuíam smartphones, o sistema operacional dos aparelhos
e a disponibilidade para utilização dos dispositivos como recurso pedagógico, de modo a
averiguar as possibilidades e limitações para a realização da proposta. Constatadas as
condições necessárias, fez-se o levantamento na Google Play Store, de aplicativos de RA
móvel para Geografia, com destaque para os conteúdos geológicos, sendo selecionados dois
aplicativos com esta finalidade. No entanto, visando abranger mais o conteúdo, optou-se por
desenvolver um aplicativo de RA móvel que simulasse os movimentos das placas tectônicas.
Tais aplicativos de RA foram submetidos a testes de usabilidade e de potencial pedagógico
com licenciandos em Geografia, sendo avaliados como adequados para a proposta. Assim,
procedeu-se ao desenvolvimento da UEPS com suas atividades, que se constituíram nos
instrumentos de coleta de dados da pesquisa, sendo toda ela validada por dois professores de
Geografia e ajustada pela pesquisadora para sua efetivação, que ocorreu no ano letivo de
2019, em nove encontros de duas aulas cada, com uma turma de 1o ano do Ensino Médio de
um colégio estadual. De modo geral, os dados coletados foram analisados à luz dos
referenciais teóricos e revelaram que a UEPS demonstrou-se exitosa, pois houve indícios de
aprendizagem significativa pelos alunos, que mostraram desenvolvimento conceitual ao longo
da sequência de ensino. Os dados também revelaram que os aplicativos de RA móvel
contribuíram com a aprendizagem dos alunos, auxiliando na visualização e compreensão dos
fenômenos geológicos, além de os terem motivado e tornado as aulas mais dinâmicas. A
avaliação da UEPS pelos alunos indicou a satisfação destes com a proposta, sendo aquela
classificada, de modo geral, entre ótima e excelente. Como produtos educacionais da pesquisa
têm-se um Guia de Apoio para Professores de Geografia, que consiste na UEPS, e o aplicativo
de RA móvel sobre placas tectônicas.