Investigando notícias sobre o câncer: É Fake ou Fato?

por Mariana Magalhães Monteiro publicado 15/02/2022 10h43, última modificação 20/10/2023 16h34

Valéria de Souza Marcelino

Com o objetivo de criar um ambiente investigativo em sala de aula, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode trazer contribuições para a resolução de problemas, além de explorar o raciocínio lógico e a criatividade dos estudantes. Mas vale destacar que, o uso das TDIC na educação deve ser feito de maneira bem planejada e adequada à realidade dos alunos. Diante do que foi apresentado, realizou-se uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como uma SEI associada ao uso de tecnologias digitais, pode contribuir para o processo de Alfabetização Científica dos concluintes do Ensino Fundamental de uma escola privada, frente às fake news relacionadas ao câncer que são divulgadas. Desta pesquisa, surgiu a Sequência de Ensino Investigativa “Investigando notícias sobre o câncer: É Fake ou Fato?”. A qual foi elaborada com base no referencial teórico e metodologia adotados na pesquisa e que foi experimentada em uma turma do 9o ano fundamental no contexto das aulas de Ciências.

Link Educapes:

PDF document Mariana Magalhães.pdf — Documento PDF, 1.54 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.