EFICIÊNCIA, DIGITALIZAÇÃO E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DO PORTO DO AÇU

por Ariele Lorena Barbosa da Hora publicado 24/04/2024 10h01, última modificação 24/04/2024 10h01

Prof. Dr. Milton Erthal Junior (Orientador)

Contexto: Localizado na região norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil, o Porto do Açu é administrado em parceria com o Porto Antuérpia-Bruges, Bélgica. Ele se estende por uma área de 130 quilômetros quadrados e compreende 10 terminais privados de classe mundial. O Porto do Açu entrou em operação em 2014 e, em 2022, movimentou aproximadamente 60 megatoneladas de carga. Como os portos são grandes consumidores de energia e geradores de emissões, a transição para fontes de energia renováveis é considerada a principal alternativa para aliviar seus impactos em mudanças climáticas. Por este motivo, há expectativas de priorização de investimentos em estratégias de transição energética, bem como em soluções. Objetivo: Esta pesquisa busca avaliar o empreendimento do Porto do Açu em seu processo de transição energética, por meio de planejamento estratégico e avaliação de eficiência. Metodologia: Em primeiro lugar, a Análise Envoltória de Dados (DEA) foi aplicada para medir a eficiência dentre 161 terminais portuários no Brasil. Em segundo lugar, dados organizacionais internos e externos foram coletados por meio de enquete com especialistas e os resultados foram plotados em uma Matriz SWOT. Em terceiro lugar, um software de processamento de texto usando Quadratic Assignment Procedures (QAP) foi aplicado aos relatórios de sustentabilidade mais recentes do Porto do Açu e do Porto de Antuérpia-Bruges, para analisar a questão da transição energética a partir da perspectiva de uma avaliação de contrastes. Resultados: Os resultados encontrados sugeriram que número de berços seria a variável mais significativa para impulsionar a eficiência portuária, revelando os portos mais eficientes, e apontaram a proposta de oito estratégias de negócios comprometidas com a digitalização. Por último, os resultados apontaram para uma consonância geral entre a narrativa das autoridades portuárias e as suas publicações sobre sustentabilidade e iniciativas de alívio de impactos ecológicos. Conclusão: Por fim, conclui-se que o Porto do Açu, enquanto terminal portuário está a caminho da eficiência, que passa pela digitalização portuária, e que as ações de transição energética estão em curso e alinhadas com as práticas de portos em países economicamente mais desenvolvidos.

Palavras-chaves: Eficiência, Estratégia, Transição Energética, Porto do Açu.

Context: Located in the northern region of Rio de Janeiro state, Brazil, Port of Açu is administered in partnership with the Belgian Port of Antwerp-Bruges. It extends for 130 square kilometers in area and comprises 10 world-class private terminals. It has been in operations since 2014 and it moved almost 60 megatons of cargo in 2022. As ports are major consumers of energy and generators of emissions, switching to renewable energy sources is reckoned to be the leading alternative to alleviate their impacts on climate change. Thus, there have been expectations for investing in strategies towards energy transition, as well as innovative solutions for enhancing efficiency in port logistics, infrastructure, and operations. Objective: This research seeks to evaluate the enterprise of Port of Açu on its process towards energy transition, via strategic planning and efficiency assessment. Methodology: First Data Envelopment Analysis (DEA) was applied to measure efficiency among 161 port terminals in Brazil. Secondly, internal and external organizational data were collected via survey with specialists and the findings were plotted to a SWOT Matrix. Thirdly, a text processor software using Quadratic Assignment Procedures (QAP) was applied to the latest sustainability reports from both Port of Açu and Port of Antwerp-Bruges were used to analyze the issue of energy transition from the perspective of a contrasting assessment. Results: Results suggested the number of berths variable as a significant driver of port efficiency, and it revealed the most efficient ports, and a the proposal of eight business strategies committed to digitalization and the fomentation of changes within the organization and to its context. At last, results pointed to an overall consonance between the narrative from port authorities and their publications on sustainability and green alleviation initiatives. Conclusion: Finally, it was concluded that Port of Açu, as a port terminal, is on a steady path to increased efficiency through port digitalization, and that actions towards energy transition are ongoing and aligned with the practices of ports located in more economically-developed countries.

Keywords: Efficiency, Strategy, Energy Transition, Port of Acu

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