UMA PROPOSTA DE MELHORIA DE PROCESSOS PARA OS INSTITUTOS FEDERAIS

por Amanda Gomes de Moura publicado 20/02/2021 21h46, última modificação 20/10/2023 16h30

Aline Pires V. de Vasconcelos (orientadora)
Simone Vasconcelos Silva (co-orientadora)

Atualmente há um forte incentivo do governo federal para melhorar processos, buscando alcançar a qualidade dos serviços prestados, no setor público. O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) e o Programa de Qualidade do Governo Federal (PQGF) são exemplos substanciais desse esforço. Os Institutos Federais (IF), instituições que oportunizam educação pública e gratuita desde a qualificação até a pós-graduação, representam uma parcela significativa da Rede Federal de Ensino no Brasil, estando atualmente 38 Institutos em funcionamento. Uma abordagem incentivada pelos programas do governo é o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). Essa propõe tratar os processos ponta a ponta, atendendo à necessidade dos clientes e integrando a estratégia organizacional com os objetivos. Junto a essa abordagem, as ferramentas da qualidade também se propõem a melhorar continuamente os processos, já que possibilitam antecipar falhas. Diante desses fatores, o objetivo deste trabalho é propor um modelo para priorizar e melhorar processos de negócio dos IF, com foco no discente, utilizando um hibridismo de abordagens e técnicas relacionadas ao BPM e à gestão da qualidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma revisão sistemática sobre os temas Instituições de Ensino, Ferramentas/Abordagens da Qualidade e BPM. Outro resultado foi a proposição de um modelo, o MOMPIF (Modelo para Melhoria de Processos dos Institutos Federais), que é composto por etapas pautadas na utilização do BPM e das ferramentas da qualidade, baseadas na literatura e em contribuições de especialista. As etapas do modelo foram fundamentadas em aplicação de questionário, pesquisas documentais e em entrevistas com stakeholders envolvidos no processo, resultando em mapeamento, modelagem atual e futura, detecção de falhas e busca de soluções por meio de ferramentas da qualidade, além de proposição de indicadores chaves de desempenho. O MOMPIF foi aplicado no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Conclui-se que o modelo identificou os processos que mais agregam valor para o discente, além de priorizar os problemas contidos nos mesmos e tratá-los na fonte. As melhorias e indicadores propõem-se a agir na redução de custos com pessoal e tempo. Uma contribuição importante desta pesquisa corresponde ao fato do modelo poder ser replicado em qualquer IF, constituindo-se como um importante instrumento de melhoria de processos, com foco no público alvo principal, o discente.

Palavras-chave: Gerenciamento de Processos de Negócio; Melhoria de Processos; Ferramentas da Qualidade; Institutos Federais.

There has been recently a great investment from the federal government in order to improve and reach the standard of the services offered by the public sector. The National Program of Public Management and Debureaucratization (Gespública) and the Federal Government Program of Quality (PQGF) are substantial examples of this investment. The Federal Institutes (IF), institutions that provide public and free education from the technical
qualification to the post-graduation, represent a significant part of the Federal Educational System, with 38 institutes working actively lately. An approach encouraged by the programs of the government is the Business Process Management (BPM). The program aims to understand the entire processes, considering the costumer’s needs gathering the organizational strategy and their main goals. With this approach, the quality tools also aim to improve
continually the processes, as they foresee the supposed failures. Considering these factors, this research aims to offer a model to prioritize and improve the Federal Institution’s business processes, focusing on the student and using a hybridity of approaches and techniques related to the BPM and the quality management. In order to achieve this goal, a systemic review about the themes Educational Institutions, Tools/ Quality Approaches and BPM was made. Another result was the proposition of a model MOMPIF (Model for Processes Improvement of Federal Institute) which is composed by steps based on literature, related to BPM and quality tools, besides the interview with a specialist. The steps of this model were grounded on the questionnaire application, documental researches and interviews with stakeholders involved in the process, enabling mapping, recent and future modeling, failure detection and the search for solutions through quality tools and the key performance indicators key. The MOMPIF was applied at the Fluminense Federal Institute campus Campos centro. According to the propositions exposed we can conclude that the model identified the processes that most help the students, besides prioritizing the problems in them and analyze from their source. The improvements and indicators aim to act in the reduction of costs with personnel and time. An important contribution of this research regards the fact of the model being reapplied at any
of the IF as an important instrument of processes improvement, concentrated on the target public, the students.

Key-words: Business Process Management; Process Improvement; Quality Tools; Federal Institutes

PDF document AMANDA GOMES DE MOURA.pdf — Documento PDF, 3.10 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.