Análise da Evasão em Cursos de Ensino Superior do Instituto Federal Fluminense utilizando Mineração de Dados

por Deivison Lamonica Barreto publicado 20/02/2021 22h17, última modificação 20/10/2023 16h30

Aline Pires Vieira de Vasconcelos (Orientadora)

A evasão pode ser definida como a saída de um estudante de um determinado curso, sem que o mesmo tenha sido concluído. Este problema afeta tanto instituições de ensino públicas como privadas, além de afetar também ao aluno que evadiu. Nesse sentido, o presente trabalho busca identificar padrões nos dados de alunos evadidos de cursos superiores por meio da aplicação de técnicas de mineração de dados, utilizando como estudo de caso o campus Campos Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: definição dos objetivos da mineração de dados; seleção de dados do sistema acadêmico; extração de dados desse sistema; pré-processamento, quando foram realizadas todas as tarefas relativas à limpeza dos dados e demais procedimentos necessários para prepará-los para a etapa de mineração; mineração de dados, quando os dados foram submetidos a algoritmos a fim de encontrar padrões e, por fim, interpretação de resultados, quando foram analisadas as informações descobertas por meio da etapa de mineração de dados. De acordo com os resultados, a forma de ingresso de matrícula apareceu como raiz em seis de um total de dez cursos, demonstrando a relevância desse atributo na análise da evasão no contexto estudado. Entre os cursos com maiores taxas de evasão podem ser destacados o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, com 63,6% de evasão e o curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, com 90%. Em relação a esses cursos, os alunos que ingressaram pelas modalidades Vestibular Cota e Sisu Cota aparecem entre os perfis que mais evadiram, estando presentes nos dois cursos mencionados. Nesse sentido, as informações encontradas permitem diagnosticar características dos perfis dos alunos evadidos de acordo com atributos disponíveis no sistema acadêmico, como por exemplo, a forma de ingresso, turno, sexo, entre outros. Assim, essas informações podem ser utilizadas pelos gestores da instituição de ensino nos processos de tomada de decisão e na elaboração de políticas públicas visando aumentar taxas de permanência dos alunos. 

Palavras-chave: mineração de dados, evasão, ensino superior.

Dropout can be defined as a student leaving a course without having completed it. This problem affects both public and private educational institutions, as well as the student who has evaded. In this sense, the present work seeks to identify patterns in the data of students evaded from higher education through the application of data mining techniques, using as a case study the Campos Centro campus of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Therefore, the following steps were performed: definition of data mining objectives; data selection from the academic system; data extraction from this system; data pre-processing, when all tasks related to data cleaning and other procedures necessary to prepare the data for the data mining phase were performed; data mining, when data were submitted to algorithms to find patterns and, finally, interpretation of results, when the information discovered through the data mining step was analyzed. According to the results, the form of enrollment appeared as root in six out of ten courses, demonstrating the relevance of this attribute in the evasion analysis in the studied context. Among the courses with the highest dropout rates, it can be highlighted the Bachelor Degree in Information Systems course, with 63.6% of dropout rates and the Technology Degree in Telecommunications Systems course, with 90%. In relation to these courses, students who entered Vestibular Quota and Sisu Quota modalities appear among the most evaded profiles, being present in the two mentioned courses. In this sense, the information found allows us to diagnose the characteristics of the students' profiles that have been evaded according to attributes available in the academic system, such as the form of admission, shift, gender, among others. Thus, this information can be used by educational institution managers in decision-making processes and in the elaboration of public policies aiming at increasing students' permanence rates.

Keywords: data mining, evasion, higher education.

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