Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC) no Município de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro

por Luciane Duarte publicado 23/11/2017 13h10, última modificação 06/03/2020 17h19

D. Sc. Elza Maria Senra de Oliveira.
Co-Orientação: Prof. D. Sc. Regina Coeli Martins Paes Aquino.

Tavares, Luciane Duarte. Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (RCC) no Município de Campos dos Goytacazes no Estado do Rio de Janeiro. 2010. 86f. Dissertação. (Mestrado em engenharia ambiental – linha de pesquisa Promoção da Sustentabilidade Regional) Programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental,
modalidade profissional, Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia Fluminense. Campos dos Goytacazes/RJ.

A evolução e crescimento das cidades historicamente estiveram vinculados ao poder do homem em transformar o meio em que vive. Desde o desmatamento indevido com o propósito a dar lugar a novos caminhos e cidades, até a instalação das primeiras fábricas e indústrias, o homem vem transformando o meio quer seja na qualidade visual, quer seja na qualidade de vida. Na luta pela transformação e crescimento das cidades num ritmo quase desenfreado a problemática criada pelo descarte dos resíduos gerados pela transformação local e regional, começa a ganhar destaque. Associado ao processo de crescimento há também uma troca dos valores da sociedade dita moderna, que necessita satisfazer suas novas necessidades, onde o consumo e os produtos passam a ser cada vez
mais descartáveis, invertendo o comportamento de toda a sociedade. O homem deixa de desejar produtos de longa vida útil e passa a necessitar de novas tecnologias, onde necessariamente passa por aquisição de novos modelos e descarte dos obsoletos.
A destinação final dos resíduos torna-se objeto de discussão inerente a sociedade bem como o seu manejo adequado. Neste contexto este trabalho realizou inicialmente uma análise acerca do caminho percorrido pelo resíduo de construção civil, desde a sua geração nos canteiros de obras do município, até seu descarte final, bem como seu transporte. Os resultados encontrados mostram a total falta de consciência da responsabilidade da gestão de RCC por parte dos seus geradores. Este trabalho discute ainda, a problemática do transporte de RCC e sua disposição ilegal em vias publicam e margens de canais. Desta forma na conclusão deste trabalho são apontados possibilidades de reinserção de RCC na cadeia produtiva da construção civil, bem como incentivos e orientação para a implantação de cooperativas capazes de trabalhar baseada na Resolução CONAMA 307, que dita às normas de gerenciamento destes resíduos.

Palavras-chave: Resíduos de Construção Civil. Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (RCC). Reutilização. Reciclagem. Campos dos Goytacazes.

Tavares, Luciane Duarte. Waste Management of Construction (RCC) in the Municipality of Goytacazes in Rio de Janeiro. 2010. 86f. Dissertation. (Master's degree in environmental engineering - online search Promoting Regional Sustainability) Program graduate in environmental engineering, professional mode, Federal Institute for Education, Science and Technology Fluminense. Campos dos Goytacazes/RJ.

The evolution and growth of cities were historically linked to the power of humanity in transforming the environment in where they live. Since unauthorized deforestation with purpose of making way for new roads and cities, to the installation of the first factories and industries, man has transformed the environment in either visual or life quality.
In the struggle for transforming and raise cities in an almost rampant pace, the problem created by the disposal of waste generated by local and regional transformation, begins to gain prominence. Associated with the process of growth there is Also an exchange of values of the modern society, constantly searching meeting its new needs, with increasingly disposable products, reversing the behavior of the whole society. Man stopped demanding for long-life products and started to require new technologies, which Involves the necessarily acquisition of new models and the disposal of the obsolete ones. The disposal of waste, and its proper management, is subject of passionate discussions in society. Therefore, this work initially conducted an analysis on the path taken by the construction waste from its generation in city construction sites, to its ultimate disposal, as well its shipping. The results show total lack of awareness of responsibility of CWM by its generators. Moreover, there is the problem of CWM transport and its illegal disposal on track and publish channels margins. Therefore, this work points towards reintegration possibilities on waste to construction production chain, as well as supplies guidance for the establishment of cooperatives capable of working based on the CONAMA Resolution 307, which dictates the management of waste.

Key words: Construction waste, Waste Management of Construction (RCC). Reuse. Recycling. Campos dos Goytacazes.

PDF document Dissertação Luciane Duarte Tavares - final.pdf — Documento PDF, 10.57 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.