Mapeamento da Qualidade da Água de Poços Rasos em São Francisco de Itabapoana - RJ

por Renato Aguiar publicado 17/05/2016 13h58, última modificação 06/03/2020 15h42

Professor D. Sc. Vicente de Paulo Santos de Oliveira

A água é um recurso finito e de fundamental importância para a vida de todas as espécies, e seu monitoramento constante é importante para uma vida saudável, uma vez que sua qualidade é essencial à manutenção da vida. Porém, nem sempre os padrões de potabilidade para o consumo humano são atendidos, estabelecendo uma questão de suma importância e relevância na saúde publica. Na cidade de São Francisco de Itabapoana – RJ, assim como em outras regiões do País, a falta de abastecimento de água na zona urbana e rural tem sido solucionada muito mais através da perfuração de poços que da adoção de medidas gerenciais capazes de reduzir as perdas e aperfeiçoar os sistemas existentes. O objetivo deste trabalho é analisar e mapear a qualidade da água de poços rasos consumida pelos moradores das localidades de São Francisco de Itabapoana - RJ e verificar se está em conformidade com alguns padrões de potabilidade para água de consumo humano. Para isso, foram estudadas vinte e uma localidades e analisados os parâmetros físico-químicos: pH, turbidez, cloro total, salinidade e os parâmetros microbiológicos: coliformes totais e coliformes termotolerantes. Os resultados das análises foram plotadas em mapas, gerados pelo método de interpolação da média ponderada pelo inverso da distância aos pontos (Inverse Distance Weighted – IDW), utilizando o software ArcGis 10. Para melhor entender e apoiar a análise laboratorial dos resultados da água foi aplicado um questionário socioambiental em todos os 157 domicílios visitados. Assim, os resultados revelaram uma grande contaminação por coliformes totais e termotolerantes em grande parte do município e que os parâmetros físico-químicos em muitas localidades estão fora do padrão de qualidade da água de consumo humano. Com os resultados obtidos, pôde-se concluir que existe uma precariedade no saneamento urbano e rural do município.
Palavras Chave: Agua subterrânea, Contaminação da água, Geoprocessamento, Mapeamento.

Water is a finite resource and of fundamental importance for the life of all species, and its constant monitoring is important for a healthy life, since their quality is essential to the maintenance of life. However, not always the potability standards for human consumption are met by establishing an issue of paramount importance and relevance in public health. In the city of São Francisco de Itabapoana - RJ as well as in other regions of the country, the lack of water supply in urban and rural areas has been solved much more by drilling wells than the adoption of management measures able to reduce the loss and improve existing systems. The objective of this study is to analyze and map the groundwater quality consumed by the residents of the localities of São Francisco de Itabapoana - RJ and check whether it complies with the standards for potable water for human consumption. For this, we studied twenty-one localities and analyzed the physico-chemical parameters: pH, turbidity, total chlorine, salinity and microbiological parameters: total coliforms and fecal coliforms. The analysis results were plotted on maps, generated by the method of the Inverse Distance Weighted – IDW, using ArcGis 10. To better understand and support the results of laboratory analysis of water, a socioenvironmental questionnaire was applied to all 157 households visited. Thus, the results revealed a large contamination with total and thermotolerant coliforms largely on the municipal district and that the physicochemical parameters in many localities are outside of the standard of water quality for human consumption. With the obtained results, it was concluded that there is a precarious sanitation in urban and rural municipal district.
Keywords: Underground water, water contamination, GIS, Mapping.

PDF document Renato Aguiar da Silva.pdf — Documento PDF, 7.64 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.