Caracterização Geoquímica da Lagoa de Carapebus - RJ

por Larissa de Paula publicado 17/05/2016 15h41, última modificação 05/03/2020 17h45

Prof.ª D.SC. Luís Felipe Umbelino dos Santos

A Zona Costeira abriga um mosaico de ecossistemas de alta relevância  ambiental, pois possui uma grande diversidade, é marcada pela transição dos  ecossistemas terrestres e marinho, com interações que lhe conferem um caráter de  fragilidade. Além disso, a maior parte da população mundial vive nestas zonas, onde há  uma tendência permanente ao aumento da concentração demográfica. (MMA, 2003).  Corpos d’água costeiros incluem uma grande variedade de sistemas como  estuários, baías, fiords e lagunas, estas últimas cobrindo 13% das áreas costeiras em  todo mundo. (OLIVEIRA e KJERFVE, 1993). As lagoas costeiras são ecossistemas que  ocorrem ao longo de toda a costa brasileira, sendo que o maior número delas é  encontrado nos Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do sul. Podem-se considerar  as lagoas costeiras brasileiras como um dos ecossistemas aquáticos continentais mais  representativos do país. São ecossistemas cujo tamanho varia desde pequenas  depressões, preenchidas com água da chuva e/ou do mar, de caráter temporário, até  corpos d’água de grandes extensões como a lagoa dos Patos (RS) (ESTEVES, 1998).  O instrumento para a conservação e proteção a criação de Unidades de  Conservação (UC) no Brasil, regulamentada pelo Sistema Nacional de Unidades de  Conservação (SNUC), torna-se um mecanismo para minimizar os impactos sobre os  corpos d'água, em consequência dos usos e ocupação praticados pelo homem.  Neste contexto, a presente pesquisa inicialmente apresenta um panorama de  Lagoas costeiras que encontram-se sobre diferentes regimes de proteção e após por  meio de estudo técnico elaborou-se um panorama atual da Lagoa de Carapebus.
Palavras-chave: Unidades de Conservação. Lagoas Costeiras. Lagoa de Carapebus

The Coastal Zone has a mosaic of ecosystems of high environmental relevance,  because it has a great diversity, is marked by the transition of terrestrial and marine  ecosystems, with interactions that give it a character of weakness. Furthermore, most of  the world's population lives in these areas, where there is a permanent tendency to  increased population concentration. (MMA 2003).  Coastal bodies of water include a wide variety of systems such as estuaries, bays, fiords and lagoons, the latter covering 13% of coastal areas worldwide.  (OLIVEIRA and KJERFVE, 1993). Coastal lagoons are ecosystems that occur along the  entire Brazilian coast, with the largest number are found in the states of Rio de Janeiro  and Rio Grande do Sul. Coastal lagoons can be considered one of the most  representative aquatic ecosystems of the country. Are ecosystems whose size ranges  from small depressions filled with rain water and / or sea, temporary, to large bodies of  water such as extensions Patos Lagoon (RS) (ESTEVES, 1998).  The instrument for the conservation and protection the creation of Conservation  Units (UC) in Brazil, regulated by the National System of Conservation Units (SNUC)  becomes a mechanism to minimize the impact on bodies of water, in consequence of the  use and occupation practiced by man.  In this context, the present study initially presents an overview of coastal lagoons lying on different protection regimes and after through technical study prepared  an overview of the current lagoon Carapebus.
Keywords: Conservation Units. Coastal Lagoons. Lagoon Carapebus

PDF document Larissa de Paula.pdf — Documento PDF, 1.70 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.