Transformações Territoriais e Socioambientais do Norte Fluminense: das Usinas de Açúcar ao Complexo Logístico Industrial do Porto do Açu

por Leonardo Pessanha publicado 17/05/2016 16h24, última modificação 05/03/2020 18h15

Prof. D.Sc. Luiz de Pinedo Quinto Junior

As mudanças econômicas ocorridas no Brasil a partir do ano de 2003, estimularam uma nova rodada de investimentos em infraestrutura portuária. A necessidade da exportação de commodities, principalmente de minério de ferro, para países em desenvolvimento criou a situação ideal para a implantação de um complexo logístico portuário no Norte Fluminense, sediado no município de São João da Barra. Apesar da construção ser iniciada somente no ano de 2007, a discussão sobre sua viabilidade já vinha ocorrendo desde o final da década de 1990, contando com a participação controversa de agentes públicos e privados. Vários foram os fatores que influenciaram na escolha dessa região, destacando-se entre eles a estrutura fundiária. Sabe-se também, que empreendimentos de tal porte acarretam em uma série de transformações nas dinâmicas existentes. Diante do exposto, propõe-se com este trabalho resgatar e avaliar as transformações territoriais e socioambientais ocorridas na região anteriormente à implantação do complexo portuário, e também aquelas observadas após a consolidação das obras. Para tanto, foram realizadas pesquisas sobre a (re)produção do espaço e as centralidades existentes na Baixada Campista, assim como o resgate do histórico da Barra do Açu e sua relação com a Usina Santo Amaro. Coube à aplicação dos questionários, avaliar as recentes mudanças no entorno do empreendimento. Ao fim da pesquisa verificou-se a importância do declínio do setor sucroalcooleiro para a escolha da região em sediar o novo
projeto portuário, assim como a percepção da população local frente às obras de construção do complexo logístico portuário.

Palavras chave: Porto do Açu, Transformações territoriais e socioambientais, Usina Santo Amaro, Barra do Açu.

The economic changes in Brazil from 2003, stimulated a new round of investment in port infrastructure. The need for export commodities, especially iron ore, to developing countries created the ideal situation for the implementation of a port logistics complex in the Norte Fluminense, headquartered in São João da Barra. Although the construction be started only in 2007, the discussion about its viability had been occurring since the late 1990s, with the controversial participation of public and private actors. Several factors influencing the choice  of this region, standing out among them, the land structure. It is also known that such scale enterprises carry on a series of changes in the existing dynamics. Given the above, it is proposed with this work to rescue and evaluate the territorial and socio-environmental changes occurring in the region prior to the implementation of the port complex, and also those observed after the consolidation of the works. Thus, we conducted research on the (re) production of space and existing centralities in the Baixada Campista, as well as the rescue of Barra do Açu history and the relationship with Plant Santo Amaro. It was left with the interview, evaluate recent changes around the venture. At the end of the study verified the importance of the sugarcane sector decline for choosing the region to host the new port project, as well as the perception of the local population compared the construction of the port logistics complex.
Key words: Açu Port, Territorial and socio-environmental changes, Plant Santo Amaro, Barra do Açu.

PDF document Leonardo Pessanha.pdf — Documento PDF, 4.05 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.