por Tadeu Teixeira publicado 18/05/2016 13h35, última modificação 05/03/2020 14h58

Prof. D. Sc.. Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Da monera ao homem, a água é vital no planeta. O Sudeste do Brasil vivencia estresse hídrico, com poucas chuvas nos últimos seis anos, especialmente na Região Hidrográfica IX do Estado do Rio de Janeiro, Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Esforços governamentais e privados têm sido lentos, insuficientes, ineficazes e não incidem com vigor sobre as causas da pressão intensa e veloz por mais água e de melhor qualidade no paradigma vigente de produção, consumo e dilapidação dos recursos no planeta, superando a velocidade das ações mitigadoras e dos processos naturais de depuração da água. A redução das chuvas, associada à pressão sobre a água foram investigadas neste trabalho, num primeiro momento quanto à pluviosidade na região, os índices pluviométricos, o balanço hídrico, as ações humanas sobre a água e o solo, o clima e tendência, bem como exploradas e discutidas amplamente a legislação sobre a captação e uso da água de chuva e reúso de água com o objetivo de; primeiro conhecer essas condições e, segundo, se ainda seria possível se fazer economia com a água de chuva numa simulação para uma indústria e a possibilidade de seu uso futuro no campus Rio Paraíba do Sul, Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA), do IF Fluminense. Neste, se desenvolveu o segundo momento deste trabalho, cujo objetivo foi planejar um sistema de captação e uso de água de chuva em bases sustentáveis, associado às variáveis estudadas naquele primeiro momento. Para tanto, identificou-se a fonte de abastecimento de água, poluída e frágil e analisou-se sua qualidade comparativamente à da chuva. A partir disso foram analisadas as pluviosidades críticas na região, as disponibilidades hídricas e efeitos da escassez graves em outras regiões do planeta. Quantificaram-se ainda as demandas por água na edificação, os insumos químicos usados no tratamento local da água; bem com o os materiais necessários a um sistema de captação e uso de água de chuva na UPEA. A relevância do conjunto dois momentos deste trabalho, primeiramente é a conservação desse recurso mais importante à vida, substituindo a água mais nobre ―, a água tratada com muitos insumos e dispendiosa na área urbana―, por outra menos nobre, onde a primeira não seja exigida; ação afinada com o Conselho Econômico e Social da ONU, Resolução nº 54/2005 do CNRH e a legislação citada neste trabalho, em níveis Mundial, Federal, Estadual e Municipal. Não menos importante, com o sistema em funcionamento no futuro, colocar o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes- IF Fluminense no aperfeiçoamento contínuo do uso hídrico, usá-lo como modelo e espaço à pesquisa e inovação na eficiência econômica, ambiental e social nas questões relacionadas à água.

Palavras chaves: Crise hídrica. Meio ambiente. Uso de água pluvial. Eficiência Hídrica

Since the monera until the man, water is vital on the planet. The southeastern Brasil experience water stress, with few rains in the last six years, especially in the Hydrographic Region IX of the State of Rio de Janeiro, Hydrographic Basin Paraíba do Sul River. Government and private efforts have been slow, insufficient, ineffective and not focus with force into the cause of the intense pressure and fast for more water and of better quality in the current paradigm of production, consumption and squandering of resources on the planet, surpassing the speed of mitigating actions and of the natural processes of water purification. The reduction of rains, associated to the pressure on the water were investigated in this work, at first to the rainfall in the region, the rainfall, the water balance, human actions on water and soil, and climate, as well as trend explored and discussed widely the legislation on the collection and use of rainwater and recycled water in order to; first meet those conditions and, secondly, if it would still be possible to make savings with rain water in a simulation to an industry and its future use in campus Rio Paraíba do Sul, Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA), the IF Fluminense. In this, the second time of this work, whose goal was to devise a system of collection and use of rain water on a sustainable basis, associated with the variables studied in that first moment. For both, the identified water supply source, polluted and fragile and analyzed its quality compared to the rain. From there were analyzed the critical rainfall in the region, the water availability and effects of severe shortage in other regions of the planet. If quantified yet demands for water in the building, the chemical inputs used in local treatment of the water; as well as the necessary materials to the collection and use of rain water on UPEA. The relevance of the set two moments of the work, primarily for the conservation of this most important resource for life, replacing the water more noble, the treated water with many inputs and costly in the urban area, for other less noble, where the first is not required; action in tune with the Economic and Social Council of the United Nations, resolution No.54/2005 the CNRH and the laws cited in this work, in World levels, Federal, State and local. Not less important, with the system in operation in the future, place the Pole of Innovation Campos dos Goytacazes- IF Fluminense in the continuous improvement of water use, use it as a model and space for research and innovation in economic, environmental and social efficiency on water related issues.

Key words: The water crisis. Environment. Use of rainwater. Water Efficiency

PDF document DISSERTAÇÃO TADEU TEIXEIRA.pdf — Documento PDF, 3.75 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.