Sistema de Gestão de Segurança de Processo Baseado em Riscos e Proteção Ambiental

por Felipe Gomides publicado 20/05/2016 08h46, última modificação 05/03/2020 15h01

Prof. Romeu e Silva Neto, D.Sc.
Co-Orientador: Prof. Bruno Silvestre, D.Sc.

Recentemente, novas dinâmicas de processamento de produtos potencialmente perigosos aumentaram fluxos, pressões, temperaturas e outras variáveis usadas nas indústrias de processo. Com estas novas dinâmicas de processamento, o risco de acidentes maiores em todo o mundo também aumentou. Devido às ocorrências de acidentes maiores, leis e regulamentos foram criados para tentar evitar este tipo de evento, com o objetivo de proteger as pessoas, patrimônio, meio ambiente e imagem das companhias. Sistemas de gestão de segurança de processos são usados para inserir uma série de medidas de bloqueio para impedir o desenvolvimento de acidentes maiores. Para a indústria de petróleo, existem algumas práticas recomendadas por vários institutos e agências governamentais. Essas práticas são Sistemas de Gestão de Segurança de Processos. Com o emprego de estudo descritivo, análise documental e estudo de caso, o presente trabalho tem como objetivo comparar os Sistemas de Gestão de Segurança de Processo existentes com o Sistema de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde de uma grande companhia de energia e principal operadora de petróleo da Bacia de Campos e do Brasil. Operadoras de petróleo, juntamente com os seus sistemas de gestão de segurança de processo, usam técnicas de identificação de perigos e análise de risco, a fim de gerenciar seus riscos operacionais no intuito de prevenir a ocorrência ou mitigar consequências de acidentes maiores. Entre as técnicas, podem ser destacas APR (Análise Preliminar de Riscos), What-if? e HAZOP (Hazard and Operability Study). Através de uma pesquisa exploratória e um estudo de caso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar como o principal operador de petróleo offshore na Bacia de Campos identifica e gerencia seus riscos operacionais, que técnicas são utilizadas e como esta operadora aplica ferramentas de identificação de perigos e avaliação de riscos relativos à segurança de processos. APR e HAZOP são as duas técnicas mais utilizadas na Bacia de Campos e sua aplicação requer um grupo multidisciplinar. A metodologia proposta é a de utilização de ambas as técnicas em conjunto para a identificação e avaliação de riscos de processo nas plataformas offshore.

Palavras-chave: Sistema de Gestão de Segurança de Processo; Acidentes Maiores; Prevenção
de Perdas; Proteção Ambiental; Segurança de Processos Baseada em Risco.

Recently, new processing dynamics of potentially dangerous products has increased flows, pressures, temperatures and other variables used in the process industries. With these new processing dynamics, the risk of major accidents around the world also increased. Due to the occurrence of major accidents, laws and regulations have been created to try to prevent this type of events, aiming to protect people, assets, the environment and corporate image. Process Safety Management Systems (PSMS) are used as a series of blocking barriers to prevent the development of major accidents. For the oil industry, there are some recommended PSMS from multiples institutes and government agencies. By employing a descriptive case study and documental analysis, the present study aims to compare the existing Process Safety Management Systems with the Health, Safety and Environment management system of a world leader energy company which is the main oil operator of Campos Basin and Brazil.. Oil operators, together with its process safety management systems, use hazard identification and risk analysis techniques in order to manage its operational risks aiming to prevent the occurrence or mitigate consequences of major accidents. Among the techniques, we can highlight PreHA (Preliminary Hazard Analysis), What-if? and HAZOP (Hazard and Operability Study). Through an exploratory research and a case study this study also aims to evaluate how the main offshore oil operator in the Campos Basin identifies and manages its operational risks, concerning process accident, which techniques are used and how this operator applies hazard identification and risk assessment tools. PreHA and HAZOP are the two most commonly used in the Campos Basin and their applications require multidisciplinary teams. The proposed methodology is the use of both techniques together for the identification and evaluation of process risks on offshore platforms.

Keywords: Process Safety Management; Major Accidents; Loss Prevention; Environment
Protection; Risk Based Process Safety.

PDF document Felipe Gomides.pdf — Documento PDF, 10.56 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.