Mapeamento da Qualidade da Água Subterrânea como Estratégia de Avaliação Sanitária em Comunidades Rurais: Estudo de Caso do Município de Cardoso Moreira/RJ

por Kamila Rocha Bernardino publicado 08/07/2021 11h34, última modificação 08/07/2021 11h34

Orientador: Dr. Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Coorientador: Dr. David de Andrade Costa

Os recursos hídricos são imprescindíveis para todas as formas de vida, sendo indispensáveis para a sobrevivência da espécie humana, as interações entre os seres vivos e os ambientes naturais. No que diz respeito à qualidade e quantidade da água, diversos problemas podem ser observados em áreas rurais, visto que o acesso à água nessas localidades ocorre principalmente por meio de fontes alternativas de abastecimento. A distribuição de água dentro dos padrões de potabilidade e em quantidades adequadas para suprir às necessidades da população é um procedimento essencial de saneamento básico, logo, é importante a realização de um monitoramento adequado da qualidade da água para consumo humano, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas. Objetivou-se com o presente trabalho caracterizar e mapear, frente aos parâmetros analisados, a qualidade da água subterrânea consumida pelas comunidades rurais do município de Cardoso Moreira/RJ, tendo em vista a significativa importância desta como fonte de abastecimento local. Na realização da pesquisa bibliográfica e documental foram abordados os assuntos relevantes para a condução da pesquisa experimental. O monitoramento da qualidade da água foi conduzido em treze localidades rurais, considerando em média três pontos de coleta. As análises foram realizadas no Laboratório de Análise e Monitoramento das Águas (LabFoz) do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (PICG/IFF), e os métodos de análise seguiram as normas técnicas estabelecidas pelo Standard Methods for the examination of water and wastewater 23rd; foram elaborados mapas temáticos com a representação das análises por meio do software QGIS 3.6.0, pela técnica Inverse Distance Weighted (IDW). Os resultados da pesquisa foram relacionados com o preconizado pela Portaria de Consolidação n° 5/2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde, a Resolução CONAMA n° 396/2008 e alguns trabalhos científicos. A partir de análises físico-químicas e microbiológicas das amostras de água, pode-se observar que dos parâmetros estudados, a maioria deles estavam desconformes com o estabelecido pelas legislações empregadas como referência; visto que, três deles não se encontram nas legislações utilizadas, e apenas um se mostrou dentro do preconizado, na totalidade dos pontos. Os parâmetros microbiológicos, coliformes totais e Escherichia coli se mostraram em desconformidade com as legislações na maioria dos pontos. Logo, é possível constatar a situação de vulnerabilidade sanitária das localidades estudadas, sendo indispensável à oferta de saneamento básico, monitoramento da qualidade da água e educação ambiental para a população residente nessas comunidades rurais.
Palavras-chave: Recursos hídricos. Saneamento básico. Abastecimento de água. Área rural.

Water resources are indispensable for all forms of life, being indispensable for the survival of the human species, the interactions between living beings and the natural environments. With regard to the quality and quantity of water, several problems can be observed in rural areas, since access to water in these locations occurs mainly through alternative sources of supply. The distribution of water within potability standards and in adequate amounts to meet the needs of the population is an essential procedure of basic sanitation, so it is important to perform an adequate monitoring of the quality of water for human consumption, through physical-chemical and microbiological analysis. This study aimed to characterize and map the quality of groundwater consumed by rural communities in the municipality of Cardoso Moreira/RJ, in view of its significant importance as a source of local supply. During the bibliographical and documental research, the relevant subjects for the experimental research were approached. The monitoring of the water quality was conducted in thirteen rural locations, considering an average of three collection points. The analyses were carried out in the Laboratory of Water Analysis and Monitoring (LabFoz) of the Campos dos Goytacazes Innovation Hub of the Federal Institute of Education, Science and Technology Fluminense (PICG/IFF), and the analysis methods followed the technical standards established by the Standard Methods for the examination of water and wastewater 23rd; thematic maps were prepared with the representation of the analyses through the QGIS 3.6.0 software, by the Inverse Distance Weighted (IDW) technique. The research results were related to the recommended by the Consolidation Ordinance No. 5/2017, Annex XX, of the Ministry of Health, the CONAMA Resolution No. 396/2008 and some scientific papers. From the physical-chemical and microbiological analysis of the water samples, it was observed that most of the parameters studied did not comply with the legislation used as reference, since three of these parameters are not in the legislation used, and one of them was within the recommended in all points. The microbiological parameters, total coliforms and Escherichia coli, showed to be in nonconformity with the legislations in most of the points. Thus, it is possible to verify the situation of sanitary vulnerability of the studied locations, being indispensable the provision of basic sanitation, monitoring of water quality and environmental education for the population residing in rural communities.
Keywords: Water resources. Basic sanitation. Water supply. Rural area.

PDF document Dissertação - Kamila Rocha Bernardino.pdf — Documento PDF, 2.74 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.