PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Compartilhamento de Pastas na Rede

Introdução

O compartilhamento de pastas na rede do IFFluminense é um serviço que provê acesso a arquivos que ficam organizados em pastas de acordo com os nomes dos setores que utilizam este serviço. Estes arquivos estão acessíveis desde que você esteja conectado à rede institucional ou a uma VPN

O compartilhamento de pastas na rede está disponível a todos os servidores ativos do IFFluminense que possuam Identificação Unificada - idIFF. Caso ainda não possua ou tenha esquecido seu idIFFacesse aqui o manual para requisição ou alteração de senha.

Passo a passo

1. Mapeando unidade de rede no Windows 7

Para acessar uma pasta na rede institucional pela primeira vez, é necessário realizar um mapeamento em seu computador. Para isso, siga as instruções abaixo:

1.1 - Com o seu computador ligado acesse a pasta Meu Computador e clique na opção Mapear Unidade de Rede;

ARQ1

1.2 - Na janela que se abrir você deverá realizar a seguinte configuração:

• No campo Unidade: Escolha qualquer letra disponível
  • No campo Pasta: informe o endereço do serviço de compartilhamento de arquivos do seu campus. Se você for servidor da Reitoria utilize o endereço \\atlantis.iff.edu.br\SIGLA_SETOR (ex.: \atlantis.iff.edu.br\DGTI), caso contrário, entre em contato com a TI do seu campus.
  • Deixe a opção Reconectar-­se durante o logon selecionada;
  • Marque a opção Conectar usando credenciais diferentes;;
  • Em seguida clique em Concluir.
ARQ2

1.3 - Na próxima janela informe suas credenciais de acesso e configure no seguinte formato:

• Usuário: IFF\CPF (ex.: IFF\12345678900)
  • Senha: sua Identificação Unificada (idIFF)

Deixe a opção Lembrar minhas credenciais selecionada;

ARQ3

1.4 -  Após realizado o procedimento acima, o  mapeamento ficará disponível na pasta Meu Computador em Local de Rede, conforme imagem abaixo:

ARQ4

2. Mapeando unidade de rede no Windows 10

2.1 - Com o seu computador ligado abra o Explorador de Arquivos na barra de tarefas ou no menu Iniciar , ou ainda pressione a tecla do logotipo do Windows  + E.

2.2 - Selecione Este Computador no painel esquerdo. Em seguida, na guia Computador, selecione Mapear unidade de rede.

ARQ5

2.3 - Na janela que se abrir você deverá realizar a seguinte configuração:

• No campo Unidade: Escolha qualquer letra disponível
  • No campo Pasta: informe o endereço do serviço de compartilhamento de arquivos do seu campus. Se você for servidor da Reitoria utilize o endereço \\atlantis.iff.edu.br\SIGLA_SETOR (ex.: \atlantis.iff.edu.br\DGTI), caso contrário, entre em contato com a TI do seu campus.
  • Deixe a opção Reconectar-­se durante o logon selecionada;
  • Marque a opção Conectar usando credenciais diferentes;;
  • Em seguida clique em Concluir.

ARQ6

2.4 - Na próxima janela informe suas credenciais de acesso e configure no seguinte formato:

• Usuário: IFF\CPF (ex.: IFF\12345678900)
  • Senha: sua Identificação Unificada (idIFF)

Deixe a opção Lembrar minhas credenciais selecionada.

ARQ7

3.5 - Após realizado o procedimento acima, o mapeamento ficará disponível na pasta Este Computador em Local de Rede, conforme imagem abaixo:

ARQ8

registrado em: Guias e Tutoriais de TIC