PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

Descrição

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gerenciamento de identificação presente em diversas instituições de pesquisa e ensino brasileiras. Por meio dela, um usuário com a mesma conta que possui na sua instituição de origem pode acessar serviços oferecidos em sua própria instituição ou em outras organizações participantes da federação, o que elimina a necessidade de novos cadastros e múltiplas senhas de acesso.

Por meio da infraestruturas oferecidas por federações é possível obter acesso à serviços de ensino a distância, publicações científicas e atividades de colaboração.

 

Como e onde acessar?

Uma infraestrutura de autenticação e autorização federada é constituída por dois elementos principais: os provedores de identidade (IdP), responsáveis pela manutenção das informações sobre usuários e por sua autenticação; e os provedores de serviço (SP), que oferecem acesso a um recurso ou serviço específico. Desta forma, o IFFluminense funciona como IdP e repassa as credenciais dos usuários de sua comunidade para os SPs.

De forma geral, para acessar os serviços acadêmicos federados disponíveis, escolha o IFFluminense como sua instituição de origem no portal de autenticação do provedor do serviço e forneça as suas credenciais no seguinte formato:

  • Usuário: CPF (ex.: 12345678900)
  • Senha: sua Identificação Unificada (idIFF)

 

Instruções detalhadas

Para utilizar os serviços acadêmicos federados disponíveis, basta acessar a página do serviço desejado e clicar em um dos seguintes termos: "Acesso Federado", "Acesso CAFE", "Comunidade Acadêmica Federada".

Também é possível clicar no logotipo do projeto:

logotipo cafe


Caso seja servidor ou aluno do IFFluminense - Instituto Federal Fluminense, escolha-o como sua instituição de origem no portal de autenticação do provedor do serviço desejado e você será redirecionado para a página de autenticação institucional.

Informe suas credenciais de acesso e clique em "Entrar".

shibboleth

 

Serviços disponíveis para a comunidade federada

A CAFe é uma iniciativa patrocinada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e sua estrutura oferece acesso a serviços relevantes para a Comunidade Acadêmica Federada da qual fazem parte os servidores, pesquisadores e alunos do IFFluminense. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Serviços oferecidos para a Comunidade Acadêmica Federada
Portal de Periódicos da CAPES Biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Para saber mais sobre como fazer o acesso consulte o tutorial.
Videoaula@RNP Sistema integrado para elaboração, armazenamento e disponibilização de videoaulas produzidas pelas instituições clientes. Para saber mais sobre como fazer o acesso consulte o tutorial.
Sistema de Eleições Eletrônicas On-line Sitema que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público. O serviço é baseado na solução Helios Voting e é provido pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFFluminense.
Clique para ver a lista completa de serviços disponíveis

 

Precisa de ajuda?

Acesse o Catálogo de Serviços de TIC para conhecer detalhes sobre os serviços:

 


registrado em: Guias e Tutoriais de TIC