PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Manual de Configuração do eduroam no Linux

Introdução

Este documento visa auxiliar na instalação de certificado para acesso a rede Wi-Fi eduroam.

• Sistema Operacional Linux
  • Possuir idIFF (Identificação Unificada)

Procedimentos para instalação do certificado

Para instalar o certificado  e estar apto a se autenticar na rede sem fio eduroam, utilizando o sistema operacional Linux, siga as orientações abaixo.

1- Acesse a página do eduroam por meio do endereço https://cat.eduroam.org/?lang=pt# e clique em eduroam user para fazer download do instalador.

eduroam-linux-1

2- Na caixa que se abrirá, escolha IFF - Instituto Federal Fluminense como sua instituição de origem. Caso não encontre na listagem, digite o nome da instituição no campo de busca.

eduroam2

3- Neste momento será possível fazer download do instalador. Verifique se a versão do instalador é para o sistema operacional Linux e clique em Download your eduroam installer.

eduroam-linux-3

4- Aguarde o término do download. Ele será salvo em seu computador com o nome eduroam-linux-I-IFF.sh.

eduroam-linux-4

5- Altere as permissões do arquivo para que ele possa ser executado.

$ chmod +x eduroam-linux-I-FF.sh

6- Realize a instalação. Observe que ela deverá ser realizada utilizando o próprio login do usuário, para que o certificado seja instalado em seu perfil.

$ ./eduroam-linux-I-IFF.sh

7- Ao ser iniciada a instalação será exibida uma tela de boas-vindas. Clique em OK para continuar.

eduroam5

8- Uma tela de validação da sua instituição de origem será exibida. Caso realmente seja um usuário do Instituto Federal Fluminense, clique em OK para continuar.

eduroam6

9- Será solicitado o userid. Informe-o no formato <CPF>@iff.edu.br.

eduroam7

(ex.: 12345678900@iff.edu.br)

10- Será solicitada sua senha que deverá ser a mesma que você utiliza em seu idIFF.

eduroam8

11- Repita a senha para confirmá-la.

eduroam9

12- Ao finalizar a instalação será informada a mensagem: Instalação realizada com sucesso. Clique em OK  para finalizar. Tendo realizado a instalação do certficado você estará apto a se conectar na rede sem fio eduroam em qualquer instituição em que a mesma estiver disponível.

eduroam10