Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Programas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/11/2015 13h44, última modificação 18/03/2016 13h42
Informações sobre o Pibid.

 Pibid.

 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior.

 Dentre seus objetivos está a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.

 O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Provinha Brasil, Prova Brasil, SAEB, ENEM, entre outras. Incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores é outro objetivo do programa. Assim como, a valorização do magistério, por meio de incentivos aos estudantes que optam pela carreira docente.

 Acesse a página do programa AQUI.

registrado em: , ,