PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Conferência Web da RNP

Introdução

O Conferência Web RNP (Mconf) é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

O IFFluminense aderiu ao Mconf/RNP, portanto seus usuários devem acessar o serviço de Conferência Web da RNP por meio da Federação CAFe, utilizando sua Identificação Unificada - idIFF e sem a necessidade de instalar ferramentas adicionais ou estar conectado à VPN institucional.

Caso ainda não possua ou tenha esquecido seu idIFFacesse aqui o manual para requisição ou alteração de senha.


Passo a passo

 

1. Acessando o serviço Conferência Web RNP

 

1.1 - Acesse o endereço https://conferenciaweb.rnp.br/ e clique em Entrar para se autenticar e acessar sua sala pessoal e as comunidades das quais você faz parte.

RNP1.png


1.2 - O IFFluminense aderiu ao serviço Mconf/RNP e deve acessar o serviço de conferência web da RNP por meio da Federação CAFe. Para isso, clique no botão Entrar  no contexto Já tenho uma conta

RNP2.png


1.3 - Selecione a instituição: IFF - Instituto Federal Fluminense

RNP3.png


1.4 - Informe suas credenciais de acesso do idIFF (CPF e Senha) e clique em Entrar.

RNP4.png

 

1.5 - Informe suas preferências para liberação de informações e clique em Aceitar.

RNP5.png 

 

 

2. Descrição básica da página inicial do serviço

 

Após autenticar-se, será exibida a página inicial do serviço, conforme imagem abaixo. Por meio dela é possível navegar entre as opções que serão explicadas neste tópico.

RNP7 

 2.1 - Perfil pessoal


Nesta área é possível personalizar alguns itens do seu perfil no serviço de Conferência Web RNP, como foto e nível de privacidade do seu perfil. Também é possível alterar informações da conta como fuso horário e também ver notificações.

RNP8

 

2.2 - Sala de reunião pessoal

 

Ao efetuar um login pela primeira vez, uma sala de reunião pessoal já é definida automaticamente para o seu usuário. Utilize-a para realizar pequenas reuniões, bastando apenas informar a URL da sua sala para seus convidados. 

Antes de iniciar uma reunião também é possível configurar a sala, clicando no ícone em destaque na imagem abaixo.

RNP9

 

 

3. Como utilizar a Conferência Web RNP

 

Ao iniciar uma reunião em sua sala pessoal, será exibida a interface da ferramenta Conferência Web RNP. A imagem abaixo apresenta uma visão geral sobre como a sala virtual funciona. 

RNP10

 

4 - Como preparar uma reunião apenas com ouvintes (Restringir usuários)

 

É possível que o moderador da sala crie uma reunião apenas com ouvintes. Neste caso, o moderador/apresentador deverá entrar antes do horário de início da  reunião para preparar o ambiente.Com a sala aberta clique no botão de gerenciamento de usuários e escolha a opção Restringir participantes .

RNP11

 

Será aberta uma janela, conforme imagem abaixo. Escolha quais recursos devem ficar desabilitados para todos os demais usuários que entrarem na conferência. 

RNP13


5. Como fazer live stream no Youtube

 

registrado em: Guias e Tutoriais de TIC