Notícias

Plenário

Conif vai ao Congresso Nacional defender o orçamento para 2017

por Juliana Lima Gomes Cardoso publicado 25/08/2016 18h04, última modificação 26/08/2016 10h14
Os reitores acompanharam parte da sessão que deu início à votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 e cumpriram agenda com o Ministro da Educação, em Brasília.

 A garantia de orçamento compatível com as atividades previstas para 2017 foi tema de reunião nessa terça-feira, 23 de agosto, no Senado. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) apresentou documento com propostas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para a preservação dos recursos destinados às instituições federais de ensino.

 O relator do projeto afirmou que analisaria as questões apresentadas para que fossem incluídas ao texto-base. As demandas do Conif foram contempladas na matéria aprovada pelo Congresso Nacional na madrugada desta quarta-feira, 24 de agosto.

 Para o presidente do Conselho, Marcelo Bender Machado, a previsão inicial do PLDO era insuficiente para garantir o funcionamento das 644 unidades da Rede Federal implantadas em todo o Brasil. “Pleiteamos, minimamente, executar o recurso de 2016 com o acréscimo da inflação, sem contingenciamento de verbas, e fomos ouvidos”, destaca.

 Ao mesmo tempo, os reitores iniciaram uma mobilização junto aos parlamentares, para garantir no orçamento as verbas necessárias para a sustentabilidade das ações educativas dos  institutos, com visitas aos gabinetes dos deputados e senadores, dando ciência do que é a rede federal, dos campi em consolidação e do risco que a rede corre com o orçamento proposto para ano que vem, comprometendo o funcionamento das instituições federais.

 Ainda em Brasília, o Conselho indicou uma comissão formada por cinco reitores, entre eles o reitor do IFFluminense, Jefferson Azevedo, para cumprirem uma agenda com o Ministro da Educação, nesta quinta-feira, 25 de agosto. "O Ministro está sensível a esse pleito, e temos certeza que nós vamos conseguir o orçamento e os profissionais necessários para a consolidação dos compromissos já assumidos pela nossa rede, como a conclusão dos campi e continuidade dos cursos em andamento", disse Jefferson. 

 "O MEC já liberou mais 100 milhões para o nosso orçamento, mas nós entendemos que isso ainda não é suficiente, precisamos, no mínimo, de 500 milhões para ter o funcionamento básico da Rede Federal garantido. Vamos continuar lutando para conseguir os recursos necessários para manter a qualidade da educação profissional em todas as regiões do Brasil", concluiu o reitor.

   

Assessoria de Comunicação do Conif com Comunicação Social da Reitoria.

registrado em: , ,