Notícias
Na estrada
Dirigentes visitam Centro de Referência do IFES.
A visita também contou com a presença da pró-reitora de Ensino e Aprendizagem, Christiane Menezes, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Paulo, o coordenador do Pronatec, Jonathan Velasco, a diretora de Políticas da Educação Superior, Ana Mary Barreto, e parte da equipe do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do IFFluminense.
A equipe foi recepcionada pela diretora do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor), Vanessa Battestin Nunes. Durante a reunião, os gestores discutiram as metodologias, estruturas, tecnologias e a dinâmica da modalidade de Educação a Distância.
Vanessa explicou que a modalidade EaD é, na realidade, híbrida, já que o aluno participa de atividades a distância, mas deve comparecer ao seu respectivo polo de ensino durante as aulas práticas e provas. “Devemos entender o que é a EaD. Na prática, não existe nenhum curso de graduação totalmente a distância. Eles são semipresenciais. É possível, sim, pegar um curso de engenharia, analisá-lo e definir que tipo de matérias podem ser presenciais e quais podem ser a distância. É uma educação híbrida, sem deixar a presença do aluno em sala de lado”, explicou.
De acordo com o coordenador da EaD e coordenador geral da e-Tec no IFFluminense, Eduardo Freire, o intercâmbio com outras instituições é importante para a construção de boas práticas. "O Ensino a Distancia tem uma metodologia diferenciada se comparada às tradicionais, por isso, os processos de gestão e de ensino aprendizagem dessa modalidade devem estar em constante atualização e aperfeiçoamento", frisou Eduardo.
Comunicação Social da Reitoria com Ifes.