06/10 a 13/12 - Festival da Canção Interuniversitário

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/09/2020 12h33, última modificação 11/09/2020 12h33 expirado
Estudantes e servidores do IFF, UFF e da Uenf podem realizar sua inscrição para participar do Festival até o dia 03 de outubro.
06/10/2020 19:00
13/12/2020 19:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.

Estão abertas as inscrições para o Festival da Canção Interuniversitário, promovido em parceria pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF Campos).

O evento será realizado online, de 06 de outubro a 13 de dezembro de 2020, e tem como objetivo incentivar a prática artística, revelar novos talentos, capacitar novos compositores, intérpretes e instrumentistas, além de valorizar o trabalho cultural desenvolvido pelas instituições de ensino organizadoras.

Inscrição - podem participar do Festival, os estudantes e servidores do IFF, Uenf e da UFF. As inscrições devem ser realizadas até o dia 03 de outubro de 2020, no site do evento, conforme as orientações do Edital N.º 82/2020. Cada participante poderá concorrer com apenas uma composição inédita.

Workshop – os inscritos participarão de workshops para composição de canção inédita, ministrados pelos músicos Augusto Ordine, Rômulo Gomes, Sheila Zagury e Flavio Mendes. A capacitação será realizada nos dias 06, 13, 20 e 27 de outubro de 2020, com transmissão pelo Youtube. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Após a realização dos workshops, os autores deverão submeter suas canções no formato MP3, acompanhadas da letra em PDF, no período de 01 a 15 de novembro, no site do evento. Cada candidato poderá apresentar apenas uma música, interpretada por, no máximo, quatro integrantes, sendo dois vocalistas e dois instrumentistas. Um júri técnico irá selecionar as 10 composições finalistas. Os candidatos selecionados deverão enviar um vídeo de suas canções, no período de 01 a 07 de dezembro.

Final – a cerimônia de exibição dos videoclipes dos finalistas e de escolha das melhores canções pela comissão julgadora, aberta à comunidade externa, será realizada no dia 13 de dezembro de 2020, às 19h, no canal oficial do Festival da Canção Interuniversitário, no YouTube. Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados.

Professora do IFF Campus Campos Guarus e uma das coordenadoras do Festival, Fernanda Morales ressalta a parceria já consolidada entre as instituições públicas de ensino e o caráter formativo do evento.

“O Festival da Canção Interuniversitário integra um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito da cultura pelo IFF, UFF e Uenf, promovendo um intercâmbio artístico-cultural que fortalece a produção musical local. Para além do objetivo de revelar novos talentos, o Festival se destaca por ser pioneiro em sua concepção no que tange ao seu caráter formativo, investindo na qualificação e aperfeiçoamento dos inscritos na elaboração da composição inédita”, pontua Fernanda.

A Comissão Organizadora do evento conta, ainda, com as professoras Elis de Araújo Miranda (LabCult/UFF Campos), Maria Priscila Pessanha de Castro, da Assessoria de Cultura da Uenf, e Elisabeth Soares da Rocha (IFF/Uenf).

UTC
Categorization