PORTAL DA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sistema de Eleições Eletrônicas On-line
Apresentação
Este é um guia para criação e gerenciamento de uma eleição utilizando o sistema institucional para realização de processos eleitorais on-line.
Passo a passo
1- Criando uma eleição
1.1- Acesse o endereço http://eleicoes.iff.edu.br e autentique-se utilizando o link Acesso Federado localizado no topo superior direito da página.
1.2- Quando solicitado, informe seu CPF (apenas números) e sua senha do idIFF.
1.3- Após a autenticação, clique no botão Criar uma eleição.
1.4- Preencha o formulário com as informações básicas sobre a eleição que você está criando.
- Nome abreviado: nome curto da eleição para geração da url. O mesmo não deve ter espaços, acentos ou caracteres especiais;
- Nome: título completo da eleição;
- Descrição: descrição detalhada sobre a eleição;
- Usar pseudônimos: orientamos não marcar esta opção;
- Usar auditoria de cédulas: orientamos manter esta opção marcada;
- Tornar ordem das questões aleatórias: faz com que a ordem dos candidatos na cédula apareça em ordem aleatória para cada eleitor;
- Endereço de e-mail para ajuda: endereço de e-mail que ficará disponível na tela da eleição para que os eleitores entrem em contato. Pode ser alterado para um e-mail setorial ou da comissão que está organizando a eleição;
1.5- A próxima tela exibida é uma espécie de homepage da eleição. Atente-se a esta tela, pois ela será acessada diversas vezes durante o processo. O cadastro da eleição está finalizado. Agora você irá cadastrar candidatos e eleitores.
2- Cadastrando candidatos
2.1- Na homepage da eleição, clique no botão questões.
2.2- Preencha o formulário exibido.
- Questão: Informe a pergunta a ser feita. Normalmente é um texto do tipo “Escolha seu candidato a …”;
- O eleitor deve selecionar no mínimo X e no máximo X alternativas: Manter as opções com os valores 1. Isso fará com que o eleitor escolha obrigatoriamente uma das opções e não mais que 1;
- Resposta #: Cada campo de resposta será um candidato ou chapa. O texto que for digitado neste campo será exibido para os eleitores. É recomendável mas não obrigatório incluir opções de voto em branco e nulo;
- Clique no botão adicionar questão para concluir o cadastro e depois no link voltar para a eleição para acessar novamente a homepage da eleição.
3- Cadastrando eleitores e cédulas
3.1- Retorne para a homepage da eleição e clique no botão eleitores e cédulas.
3.2- Para restringir os acessos a uma lista de eleitores específica, como por exemplo servidores de um campus, clique no botão carregar arquivo de eleitores.
3.3- Faça upload do arquivo com a lista de eleitores. Como o próprio sistema orienta, o arquivo deve ser do tipo .csv (comma separated values) onde cada linha contem informações sobre um eleitor.
Para cada eleitor deverá ser informado um login, sendo este obrigatoriamente o número de CPF da pessoa sem pontos e traço, seu e-mail institucional e seu nome completo.
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Exemplo do conteúdo do csv:
12345678900, nome1@iff.edu.br, Nome Sobrenome 1
09876543211, nome2@iff.edu.br, Nome Sobrenome 2
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A lista de eleitores deve ser atentamente revisada antes do upload no sistema. Caso seja informado o CPF incorreto o eleitor não conseguirá se autenticar no sistema para votar e caso seu e-mail esteja incorreto ele não receberá o link com a senha, o que também o impedirá de votar.
- Caso os eleitores não sejam exibidos, atualize a página;
- Se mesmo após atualizar a página e aguardar alguns minutos, os eleitores continuarem a não ser carregados, pode ter ocorrido algum problema interno no processamento das listas. Neste caso entre em contato com nossa Central de Serviços pelo endereço https://centraldeservicos.iff.edu.br/ ou enviando e-mail para suporte.ti@iff.edu.br informando o problema.
- Quando o problema for resolvido, você será informado e a lista de eleitores será processada normalmente. Não é necessário repetir o upload.
- Após terminar o cadastro dos eleitores, clique no link Voltar para a eleição.