PORTAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Sistema de Eleições Eletrônicas On-line

Apresentação

Este é um guia para criação e gerenciamento de uma eleição utilizando o sistema institucional para realização de processos eleitorais on-line.

Passo a passo

1- Criando uma eleição

1.1- Acesse o endereço http://eleicoes.iff.edu.br e autentique-se utilizando o link Acesso Federado localizado no topo superior direito da página.

1.2- Quando solicitado, informe seu CPF (apenas números) e sua senha do idIFF.

1.3- Após a autenticação, clique no botão Criar uma eleição.

1.4-  Preencha o formulário com as informações básicas sobre a eleição que você está criando.

• Nome abreviado: nome curto da eleição para geração da url. O mesmo não deve ter espaços, acentos ou caracteres especiais;
  • Nome: título completo da eleição;
  • Descrição: descrição detalhada sobre a eleição;
  • Usar pseudônimos: orientamos não marcar esta opção;
  • Usar auditoria de cédulas: orientamos manter esta opção marcada;
  • Tornar ordem das questões aleatórias: faz com que a ordem dos candidatos na cédula apareça em ordem aleatória para cada eleitor;
  • Endereço de e-mail para ajuda: endereço de e-mail que ficará disponível na tela da eleição para que os eleitores entrem em contato. Pode ser alterado para um e-mail setorial ou da comissão que está organizando a eleição;

1.5- A próxima tela exibida é uma espécie de homepage da eleição. Atente-se a esta tela, pois ela será acessada diversas vezes durante o processo. O cadastro da eleição está finalizado. Agora você irá cadastrar candidatos e eleitores.

2- Cadastrando candidatos

2.1- Na homepage da eleição, clique no botão questões.

2.2- Preencha o formulário exibido.

• Questão: Informe a pergunta a ser feita. Normalmente é um texto do tipo “Escolha seu candidato a …”;
  • O eleitor deve selecionar no mínimo X e no máximo X alternativas: Manter as opções com os valores 1. Isso fará com que o eleitor escolha obrigatoriamente uma das opções e não mais que 1;
  • Resposta #: Cada campo de resposta será um candidato ou chapa. O texto que for digitado neste campo será exibido para os eleitores. É recomendável mas não obrigatório incluir opções de voto em branco e nulo;
  • Clique no botão adicionar questão para concluir o cadastro e depois no link voltar para a eleição para acessar novamente a homepage da eleição.

3- Cadastrando eleitores e cédulas

3.1- Retorne para a homepage da eleição e clique no botão eleitores e cédulas.

3.2- Para restringir os acessos a uma lista de eleitores específica, como por exemplo servidores de um campus, clique no botão carregar arquivo de eleitores.

3.3- Faça upload do arquivo com a lista de eleitores. Como o próprio sistema orienta, o arquivo deve ser do tipo .csv (comma separated values) onde cada linha contem informações sobre um eleitor.

Para cada eleitor deverá ser informado um login, sendo este obrigatoriamente o número de CPF da pessoa sem pontos e traço, seu e-mail institucional e seu nome completo.

• Exemplo do conteúdo do csv:

12345678900, nome1@iff.edu.br, Nome Sobrenome 1

09876543211, nome2@iff.edu.br, Nome Sobrenome 2

• A lista de eleitores deve ser atentamente revisada antes do upload no sistema. Caso seja informado o CPF incorreto o eleitor não conseguirá se autenticar no sistema para votar e caso seu e-mail esteja incorreto ele não receberá o link com a senha, o que também o impedirá de votar.

3.4- Após carregar o arquivo, será exibida uma tela com a prévia dos candidatos cadastrados, caso esteja correto clique no botão Sim, carregar.

3.5- Após a confirmação, você será redirecionado para a primeira tela e poderá ver os eleitores sendo incluídos na eleição.

Observações importantes:

• Caso os eleitores não sejam exibidos, atualize a página;
  • Se mesmo após atualizar a página e aguardar alguns minutos, os eleitores continuarem a não ser carregados, pode ter ocorrido algum problema interno no processamento das listas. Neste caso entre em contato com nossa Central de Serviços pelo endereço https://centraldeservicos.iff.edu.br/ ou enviando e-mail para suporte.ti@iff.edu.br informando o problema.
  • Quando o problema for resolvido, você será informado e a lista de eleitores será processada normalmente. Não é necessário repetir o upload.
  • Após terminar o cadastro dos eleitores, clique no link Voltar para a eleição.

registrado em: Guias e Tutoriais de TIC