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Webconferência IFF

Introdução

 O Webconferência IFF é um serviço institucional de comunicação e colaboração que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. Por meio dele é possível compartilhar áudio, vídeo, texto, imagens, tela e realizar edição de documentos colaborativamente com pessoas em qualquer lugar, mesmo que estejam distantes geograficamente, utilizando um computador ou dispositivo móvel.

Para realizar reuniões remotas via web utilizando o Webconferência IFF não é necessário instalar ferramentas adicionais ou estar conectado à VPN institucional.

Veja abaixo como criar, acessar, compartilhar e utilizar demais recursos de uma sala.

Importante: Utilize preferencialmente o navegador Google Chrome para acessar o Webconferência IFF. 

 

Passo a passo

 

1. Acessando o serviço e configurando preferências

 

Para utilizar o serviço Webconferência IFF acesse o endereço https://webconf.iff.edu.br. Antes de iniciar uma conferência, você pode configurar suas opções de áudio, vídeo, perfil e idioma clicando no ícone destacado na imagem abaixo.

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1.1. Configuração de dispositivos


Nesta área é possível personalizar seus dispositivos de vídeo, microfone e áudio para uso durante a conferência.

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1.2. Configuração de perfil


Nesta área é possível personalizar itens do seu perfil como seu nome e e-mail para exibição durante a conferência

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1.3. Configuração de idioma

 

Nesta área é possível personalizar o idioma para uso da ferramenta.

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2. Criando e compartilhando uma sala de conferência

 

2.1 - Para criar uma sala e iniciar uma conferência acesse o endereço https://webconf.iff.edu.br, informe o nome desejado para a sala e clique em IR.

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2.2 - Caso seja solicitado permissão de acesso a câmera e ao microfone, clique em permitir.

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2.3 - Se você for o primeiro participante da conferência, será necessário clicar em Eu sou o moderador e então serão solicitadas suas credenciais do idIFF (CPF e Senha) para iniciar a sala.

Se você não for o moderador da sala, basta aguardar que o mesmo inicie a conferência para que a mensagem desapareça e você possa adentrar.


2.4 -  Após se autenticar, a sala de conferência estará ativa. Para convidar outros participantes basta enviar para os mesmos o endereço (URL) da conferência, conforme destacado na imagem abaixo. 

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3. Como utilizar a Webconferência IFF no comutador


Ao iniciar uma reunião em sua sala pessoal, será exibida a interface principal da ferramenta. A seguir serão descritos os três blocos de menu destacados na imagem. wconf8

 

3.1. Compartilhamento de tela

 

O primeiro ícone do menu permite iniciar ou parar o compartilhamento de tela. Esta opção está disponível nos navegadores Google Chrome* ou Mozilla Firefox a partir da versão 52.

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necessária a instalação do plugin disponível em: https://chrome.google.com/webstore/detail/iffluminense-webconf/mfnfgmppodmgbamglhcdpjepekmmclhe

 

No Google Chrome é possível selecionar entre compartilhar a tela inteira, a janela de determinado aplicativo ou ainda uma guia específica. Basta selecionar a opção desejada e clicar em Compartilhar.

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3.2. Erguer/baixar a mão


O segundo ícone do menu sinaliza ao moderador que um participante deseja falar, caso a opção Todos me seguem do moderador esteja ativa.

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3.3. Erguer/baixar a mão

 

O terceiro ícone permite acessar o recurso de bate-papo. Se o participante tiver definido seu nome no perfil anteriormente, irá acessar este recurso diretamente, caso contrário será necessário informar um nome para poder acessar iniciar o uso.

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3.4. Recursos de áudio e vídeo

 

Neste menu é possível ativar/silenciar o microfone, sair da sala de conferência e ativar/silenciar a câmera. Para uma melhor experiência, os recursos estão limitados para que apenas a última pessoa a falar tenha seu vídeo liberado. 

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3.5. Visualização em blocos

 

Neste ícone é possível alternar o modo de ver a disposição dos vídeos dos participantes na sala. 

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3.6. Compartilhar link e adicionar senha à sala

 

Neste ícone é possível ver informações sobre a sala como seu link de compartilhamento, bem como adicionar uma senha para acesso privado à sala. Caso tenha sido informada uma senha para tornar a sala privada, os participantes deverão digitá-la ao clicar no link compartilhado para acessar a conferência.

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3.7. Mais ações

 

Neste ícone é possível alterar diversas configurações da conferência, sendo elas:

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  1. Alterar seu nome e e-mail de perfil
  2. Configurar a qualidade do vídeo do participante, indo da qualidade HD (alta definição) até a baixa definilção (SD) ou, simplesmente, desativar o vídeo e participar da conferência somente com áudio.
  3. Ver a conferência em tela cheia.
  4. Compartilhar com os demais participantes um vídeo do youtube.
  5. Abrir um documento compartilhado, possibilitando que todos os participantes editem-no colaborativamente.
  6. Configurar suas opções de áudio e vídeo, perfil e idioma.
  7. Exibe estatísticas sobre o uso da ferramenta.
  8. Exibe atalhos do teclado que podem ser usados durante a conferência.

 

 

 

 

4. Como utilizar a Webconferência IFF no celular

 

4.1 - Acesse sua loja de aplicativos no celular, busque e instale o aplicativo Jitsi Meet

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4.2 - Ao iniciar o aplicativo, esta será sua tela principal. Você deve clicar no menu destacado na primeira imagem e depois em Settings para configurar suas informações de perfil e informar o endereço do servidor de Webconferência do IFF (https://webconf.iff.edu.br/), conforme destacado na última imagem.

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4.3 -  Após realizadas as configurações é possível iniciar uma conferência. Comece escolhendo se você deseja participar utilizando sua câmera (Vídeo) ou somente microfone (Voice).

Após isso, dê um nome para sua conferência (ex. reuniao1) e clique em Create/Join.

Não se esqueça de conceder as permissões solicitadas pelo aplicativo, clicando em Permitir.







4.4 - Se você for o primeiro participante da conferência, será necessário clicar em OK e então serão solicitadas suas credenciais do idIFF (CPF e Senha) para iniciar a sala.

 Se você não for o moderador da sala, basta aguardar que o mesmo inicie a conferência para que a mensagem desapareça e você possa adentrar.


4.5 - Após iniciada a reunião a tela principal da reunião é exibida conforme imagem ao lado. O menu destacado na imagem possui algumas funções sendo elas:

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1. Minimizar a tela da conferência

2. Enviar um convite para outros participantes

3. Acessar o recurso de bate-papo com os demais participantes

4. Ativar/silenciar microfone

5. Encerrar/sair da conferência

6. Ativar/desativar câmera

7. Mais ações 






4.6 -  Ao ser expandido, o menu Mais ações possibilita o acesso a outras ferramentas da conferência, sendo elas:JM13.jpg

 1. Selecionar o dispositivo em que o som é ouvido (fone ou vivavoz)

2. Convidar participantes para a conferência

3. Habilitar transmissão para baixa qualidade de conexão de rede (diminui a qualidade dos recursos, principalmente de vídeo)

4. Sinalizar ao moderador que um participante deseja falar

5. Mais opções



4.7 - Ao expandir o menu More options são exibidas as demais opções da ferramenta, sendo elas:

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1.  Alternar o modo de ver a disposição dos vídeos dos participantes na sala. 

2. Iniciar gravação da conferência (O servidor do Webconferência IFF ainda não possibilita esta ação, portanto a opção não funcionará corretamente).

3. Iniciar transmissão ao vivo da conferência

4. Adicionar uma senha para acesso privado à sala. Caso tenha sido informada uma senha para tornar a sala privada, os participantes deverão digitá-la ao clicar no link compartilhado para acessar a conferência.

5. Abrir um documento compartilhado, possibilitando que todos os participantes editem-no colaborativamente.




4.8 - Por fim, caso você tenha minimizado a tela de sua conferência, ela será exibida em uma janela na tela inicial do seu celular. Para expandi-la, clique no ícone destacado na imagem. 

Importante lembrar que para encerrar a conferência com a tela minimizada é preciso primeiro expandi-la para depois clicar no ícone de encerramento de chamada.

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