13/03/17 - Palestra “Uso de Animais no Ensino e na Pesquisa”

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/01/2017 12h38, última modificação 09/02/2017 11h45
O evento será realizado no dia 13 de março, às 9h, no auditório do Centro de Referência, em Campos-RJ. Data da palestra foi alterada, a pedido do palestrante.
13/03/2017 09:00
13/03/2017 12:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.
Centro de Referência

A palestra, promovida pela Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) do IFF, será ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), José Mauro Granjeiro.

De acordo com o professor e coordenador da Ceua-IFFluminense, Will de Oliveira, o evento é voltado para gestores, pesquisadores, profissionais e pós-graduandos das ciências biológicas e da saúde (biólogos, médicos, farmacêuticos, psicólogos, profissionais de Educação Física, entre outros), interessados em pesquisa com animais de experimentação, bem-estar animal e ética em pesquisa animal.

O objetivo da palestra é apresentar aos participantes as questões legais da Lei n° 11.794/2008, que trata do uso de animais no ensino e pesquisa; o papel do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e das Comissões de ética no Uso de Animais no Ensino e na Pesquisa (Ceua); e informar sobre as responsabilidades das instituições de ensino, dos docentes e dos pesquisadores quanto ao uso de animais em aulas e/ou pesquisa”, ressalta Will.

Saiba mais: a Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal Fluminense (Ceua-IFFluminense) foi instituída pela Portaria nº 221, de 28 de maio de 2014. A criação da comissão atende ao cumprimento da Lei nº 11.794, de 08 de outubro de 2008, do Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009, e das Resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A Ceua é um órgão colegiado autônomo, multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem por finalidade analisar e qualificar, do ponto de vista ético, de acordo com a legislação vigente, todos os planos de ensino e projetos que envolvam o uso de animais, bem como fiscalizar a execução destes projetos, no Instituto Federal Fluminense e instituições conveniadas, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Cabe, ainda, à Ceua orientar, emitir parecer técnico e expedir certificados sobre os processos analisados.

Veja, abaixo, o cartaz do evento:

Comunicação Social da Reitoria

UTC