29.09.22 - Essentia Editora lança livro na UFF/Campos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/09/2022 17h23, última modificação 28/09/2022 13h54
A obra “A Questão Social no Norte Fluminense: expressões e enfrentamentos” é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores de Ciências Humanas e Sociais e leitores interessados.
29/09/2022 18:00
29/09/2022 22:00
Evento acontece durante o dia todo
This event is open ended.
sala 208, Bloco C, UFF Campos

A Essentia Editora do Instituto Federal Fluminense vai lançar oficialmente o livro “A Questão Social no Norte Fluminense: expressões e enfrentamentos”, em evento planejado juntamente com os organizadores da obra, os professores Carlos Moraes e Juliana Mendes.

O lançamento será realizado no dia 29 de setembro, às 18h, na sala 208, Bloco C, da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, integrando as atividades comemorativas do Jubileu de Diamante – 60 anos - do Curso de Serviço Social da UFF/Campos, o primeiro superior implantado na região Norte Fluminense.

"É uma grande alegria poder lançar a coletânea na Semana Acadêmica do Serviço Social, no momento em que se comemora os 60 anos deste importante curso para a região Norte e Noroeste Fluminense. Essa coletânea reflete o processo de maturação da pesquisa e da produção do conhecimento em um curso que se consolidou no diálogo com a região, os sujeitos sociais, os movimentos sociais e as instituições que planejam e operam políticas sociais", destacam Carlos Moraes e Juliana Mendes.

A obra foi publicada em julho deste ano pela editora e traz uma análise do tema no Brasil contemporâneo abordando sua origem e o aprofundamento de desigualdades sociais, a destruição de riquezas naturais na região e as formas de resistência, salientando particularidades do trabalho de assistentes sociais.

Dividido em três partes, o livro conta com abordagens desde a questão social no Brasil do século XXI e suas expressões no Norte Fluminense; passando por inundações como formas de expressão, territorialidades familiares, institucionalização da pobreza, acesso à saúde da mulher, entre outros; e fechando com o perfil profissional e áreas de atuação do assistente social e a precarização das condições de trabalho.

“O livro objetiva visibilizar análises dos processos contraditórios inerentes à questão social, contribuindo para a compreensão mais ampla de suas diferentes expressões na particularidade do Norte Fluminense, afirmando a necessidade de seu enfrentamento coletivo", afirmam os organizadores.

Direcionada a estudantes, professores, pesquisadores de Ciências Humanas e Sociais e leitores interessados nas questões sociais no Norte Fluminense, a obra está disponível para leitura em sua versão digital no site oficial da Essentia Editora.

Sobre os organizadores:

Carlos Antonio de Souza Moraes: doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2016); professor permanente do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social (UFF/Niterói); professor  adjunto  na Universidade Federal Fluminense, Departamento  de  Serviço Social de Campos.

Juliana Thimóteo Nazareno Mendes: possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Professora adjunta do  Departamento de Serviço Social de Campos - Universidade Federal Fluminense e professora permanente do Programa de Estudos Pós-Graduados em  Política  Social  (UFF/Niterói).

UTC
Categorization