Alunos conquistam prêmios na Obap

por admin publicado 10/10/2011 19h00, última modificação 14/12/2017 14h51
Participantes da 1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária contam como foi a experiência em Pouso Alegre (MG) e a alegria de conquistar os prêmios

O campus Bom Jesus do Itabapoana voltou da 1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), disputada em Pouso Alegre (MG), com medalhas e muito orgulho. Para os alunos, além da premiação, a viagem proporcionou a satisfação de viver uma experiência nova. Após três fases de provas e a elaboração do estudo de caso, o esforço foi recompensado.

Dentre 352 equipes de todo o Brasil, apenas 50 participaram da fase final, realizada no IFSULDEMINAS. O campus Bom Jesus do Itabapoana chegou à última fase representado por seis grupos. Dois foram premiados. O time AGUIL, orientado pela professora Thaís Almeida e composto pelos alunos Amanda Polati, Uilla Pimentel, Lucas Montfort e Guilherme Lepre, recebeu medalha de ouro e um “netbook” institucional pela quarta colocação. A equipe AABCL, orientada pelo professor Cristiano Ferolla de Lima e formada pelos estudantes Alan Domecil, Aleff Canhaço, Lucas Bartolazzi e Bruno Amaral , levou a  medalha de prata por ter conquistado a nona posição. Na modalidade de Ensino Médio Integrado ou Concomitante, as 15 melhores equipes recebiam medalhas (cinco de bronze, cinco de prata e cinco de ouro).

A emoção de ter conseguido voltar com a medalha no peito foi lembrada pelos alunos, que consideraram a união das equipes e a participação dos professores fatores fundamentais para o sucesso.

“Gostamos de tudo, da palestra, da convivência com alunos de outras regiões do Brasil e da premiação. Achava que não conseguiríamos ganhar prêmios, mas quando recebemos as medalhas de prata e de ouro, comemoramos muito. Todos os professores envolvidos ajudaram e essas medalhas são de todos os alunos”, lembrou a aluna Uilla Pimentel, do 3º ano de Agropecuária A.

Para os alunos, o momento mais difícil foi a produção do estudo de caso, quando havia a necessidade de aplicar todo o conhecimento adquirido em aula.

“Foi muito bom para nosso aprendizado, conseguimos colocar em nosso projeto tudo que vimos nos últimos três anos. Apesar da dificuldade no estudo de caso, todos os elementos no nosso trabalho estavam relacionados ao que estudamos”, disse Bruno Amaral, aluno do 3º ano de Agropecuária A.

A viagem contou com a supervisão da professora Thais Almeida. Feliz com o trabalho apresentado por todas as equipes, ela fez questão de ressaltar o interesse dos alunos e orientadores.

“A integração das equipes foi o ponto marcante do evento. Os dias que ficamos por lá foram preenchidos com atividades culturais diversas, o que ajudou a relaxar frente à apreensão com as provas. O campus Bom Jesus foi o que participou com o maior número de equipes nesta última fase da Obap. Estou muito satisfeita com os resultados obtidos e com a dedicação de todos, ano que vem estaremos lá novamente”.

Confira aqui a classificação final.