Alunos de Meio Ambiente realizam visita técnica

por admin publicado 03/06/2014 16h09, última modificação 14/12/2017 14h51
Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do campus Bom Jesus visitaram a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, em São Francisco do Itabapoana.

A visita, realizada no dia 27 de maio e acompanhada pelos professores do campus Bom Jesus, Laert Werneck e Túlio Teixeira, teve o objetivo de apresentar aos estudantes uma unidade de proteção ambiental integral. Os alunos do 2º ano integrado e do 3º módulo concomitante do Curso Técnico em Meio Ambiente foram recebidos pela diretora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, Vânia Coelho.

Vânia apresentou a Estação, falou sobre sua fauna e flora características, seus objetivos preservacionistas, os problemas enfrentados e as ações a implementar. Os alunos também conheceram o processo de construção da sede da Estação Ecológica, inaugurada em dezembro de 2013, pensada para ser sustentável, com tratamento de esgoto, coleta de água de chuva, painéis solares e gerador eólico.

Os estudantes tiveram acesso a uma exposição de artigos apreendidos, utilizados por caçadores e pescadores ilegais, e realizaram uma trilha de uma hora pela mata, guiada por guarda-parques da Estação. “A sensibilização dos alunos foi suficiente para que alguns pensassem até em seguir carreira de guarda-parque para trabalhar neste tipo de ambiente”, disse o professor Laert.

Os alunos aproveitaram a viagem para realizar uma visita complementar à formação geológica de barreiras costeiras da praia de Lagoa Doce, em São Francisco do Itabapoana.

(Publicada em 03/06/14)