Alunos realizam viagem de estudo

por admin publicado 09/10/2013 12h05, última modificação 14/12/2017 14h51
Alunos do Curso Técnico em Agroindústria do campus Bom Jesus visitaram propriedades voltadas para produção agroecológica e sustentável, no Espírito Santo.

A viagem de estudo, também chamada de vivência, foi realizada no último sábado, dia 05 de outubro. Os alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado de Agroindústria foram acompanhados pelo professor de Sociologia do campus Bom Jesus, Eduardo Moreira.

Os alunos visitaram uma propriedade rural na localidade de São Espiridião, que fica a 40 km do município de Alegre, no Espírito Santo. A propriedade é voltada para produção de leite e derivados, possui horta de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Sistemas Agroflorestais (SAFs), entre outros. Em seguida, o grupo visitou a comunidade de Feliz Lembrança, que possui uma agroindústria de polpa de fruta, entre outras atividades. A comunidade é formada por jovens, em sua maioria, e possui uma organização rural forte.

O grupo de agricultura ecológica Kapi`xawa, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA – UFES) também acompanhou os alunos na viagem de estudo. Com 25 anos de existência, o grupo formado por estudantes de Nutrição, Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária, sindicatos rurais, movimentos sociais e agricultores agroecológicos, é cadastrado como ONG e atua em diversas áreas, tendo como base o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, agroecologia e do movimento estudantil.

De acordo com o professor de Sociologia Eduardo Moreira, a agroecologia é tanto uma ciência quanto um conjunto de práticas, e busca uma inter-relação mais harmônica e sustentável entre seres humanos e natureza e entre os próprios seres humanos.

- A agroecologia foi criada pela convergência de duas disciplinas científicas: agronomia e ecologia. Como uma ciência, a agroecologia é a ‘aplicação da ciência ecológica ao estudo, projeto e gestão de agroecossistemas sustentáveis’. Como um conjunto de práticas agrícolas, a agroecologia busca maneiras de aperfeiçoar os sistemas agrícolas, imitando os processos naturais e criando, portanto, interações biológicas benéficas e sinergias entre os componentes do agroecossistema – explica Eduardo.

Viagem de Estudo propriedades ES

(Publicada em 09/10/13)