Bom Jesus recebe visita de Sec. de Agricultura

por admin publicado 04/03/2011 21h25, última modificação 14/12/2017 14h52
O Secretário de Agricultura do RJ conheceu as novas instalações do campus e, por meio de fotos, a Fazenda Santo Antão, localizada em Cambuci, que agora faz parte do IFF.

O campus Bom Jesus do IF Fluminense recebeu nesta sexta-feira, dia 04, a visita do Subsecretário de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Alberto Mofati, e do Coordenador Operacional do Programa Rio Genética e ex-aluno da Instituição, Sr. Roney Costa Louvain.

Na ocasião, eles conheceram as novas instalações do campus e a Direção Geral apresentou-lhes a nova estrutura. Por meio de slides, os visitantes conheceram a Fazenda Santo Antão, localizada em Cambuci – RJ, que era do Ministério da Agricultura e agora faz parte do Instituto Federal Fluminense com a administração do campus Bom Jesus.

Nesse sentido, foi explicitado que um dos objetivos da criação dos Institutos Federais é ter uma capilaridade nas regiões nas quais estão instalados. O diretor geral do campus Bom Jesus, Prof. Fernando Ferrara, disse que a região noroeste é eminentemente agropecuária e por isso faz-se necessário o fortalecimento da agropecuária com outro pólo, como essa Fazenda.

É necessário que fortalecimento da agropecuária com outro pólo como essa fazenda, principalmente voltado para a fruticultura por já existir lá a infra-estrutura, abrindo novas possibilidades, tais como: reflorestamento, cafeicultura, plantas medicinais, produção de mudas frutíferas, nativas e exóticas, e agroindústria, podendo ainda ter atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, para contemplar o interior dessa região.” Comentou.

Assim como já foi estabelecida a parceria com a Pesagro-Rio e pelo fato do campus estar buscando interlocução com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o momento foi oportuno para propor a ampliação da parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, visando um melhor desenvolvimento dos arranjos produtivos locais.